Como o desenvolvimento sustentável está no centro da estratégia da Verescence? Em Forbes.fr, o presidente e CEO da Verescence da Thomas Riou compartilha sua visão das questões da RSE e revisa os compromissos do grupo com a responsabilidade ecológica.
 
“Este ano lançaremos uma nova composição, Infinite Glass® 20. Até o final de 2021, nosso maior forno da França, nosso forno espanhol e nosso forno americano só farão essa composição. Como resultado, globalmente, 75% a 80% de nossas produções serão de vidro PCR.

A Verescence é líder mundial em garrafas de vidro para o mundo da Perfumaria e Cosméticos, trabalhando de Estée Lauder a LVMH a L’Oréal para as maiores marcas do setor. A empresa, que oferece aos seus clientes cobertura industrial internacional, coloca a responsabilidade ecológica no centro de sua estratégia. Conheça Thomas Riou, CEO da Verescence.

A Verescência foi pioneira em termos de responsabilidade ecológica numa época em que o tema era menos promissor do que é hoje. Por que você se posicionou tão cedo nesta área?

Thomas Riou: A sustentabilidade faz parte do DNA da empresa desde o início de 2008, e mesmo antes, começamos a trabalhar em torno do tema. Introduzimos fornos de combustão de oxi (onde o oxigênio substitui o ar da combustão) no início, permitindo níveis de emissão mais baixos do que os fornos tradicionais, na ordem de menos 30%. É claro que, no lado do design do produto, devemos mencionar o uso de vidro reciclado pós-consumo (PCR) para a fabricação de garrafas. E continuamos a ser precursores. Somos, por exemplo, o primeiro vidraçairo a receber a designação “Platinum” emitida pela agência de classificação EcoVadis para todos os nossos sites em todo o mundo e a primeira a se engajar na iniciativa Science Based Targets (SBTi).

 

Qual é o lugar do uso de vidro reciclado em toda a sua produção?

Thomas Riou: O vidro reciclado PCR que usamos hoje (Infinite Glass® 40) só é fabricado na França. Representa 10% das nossas vendas, mas 20% do nosso novo negócio. Então é um verdadeiro sucesso. Este ano lançaremos uma nova composição, The Infinite Glass® 20. Possui uma taxa menor de PCR para obter uma cor que corresponda mais de perto às expectativas dos nossos clientes perfumista e, assim, expandir a base daqueles que nos pedirão para usar vidro reciclado para a fabricação de garrafas. Até o final de 2021, nosso maior forno da França, nosso forno espanhol e nosso forno americano só farão essa composição. Como resultado, globalmente, 75% a 80% de nossas produções serão de vidro PCR.

 

©GuillaumeCrochez

 

Podemos imaginar o lançamento de garrafas de vidro em um formato “recarregável”?

Thomas Riou: O vidro PCR é apenas parte da nossa proposta. Nossa estratégia de pesquisa e desenvolvimento é baseada nos 4 Rs. Primeiro, “Reduzir”, o clareamento do vidro com peso reduzido de 20% para 60%, tendo um impacto considerável nas emissões de CO2. Em seguida, “Reutilização”, uma categoria na qual os produtos recarregáveis são incluídos e para o qual temos patentes registradas. Há também o “Reciclar”, então o vidro PCR que já falamos. E finalmente o “Substituir”. O objetivo é garantir que o vidro recupere um lugar importante para, por exemplo, substituir o plástico. Há oitenta anos, todas as tampas de perfume eram feitas de vidro. Agora são feitos de plástico. Na Verescência, acreditamos que há uma maneira de reposicionar inteligentemente o vidro, um material infinitamente reciclável, sem qualquer alteração de suas propriedades.

 

Suas unidades de produção estão presentes em todo o mundo. Você prefere curtos-circuitos?

Thomas Riou: Os três pilares da nossa estratégia de RSE são “Pessoas em primeiro lugar”, “Soluções ecológicas” e “Agir para a sociedade”. É o último que se relaciona com a sua pergunta. Verescence é um grupo internacional com fortes raízes locais. Atualmente, somos os únicos no mundo a ter como fabricante de vidro, líder em fabricação de garrafas, implantações o mais próximo possível de nossos clientes. Nossos locais estão localizados na costa leste dos Estados Unidos, França e Espanha. Essas três zonas representam 80% das embalagens de perfumes de luxo em todo o mundo. Estávamos perdendo a Ásia, a região que agora estamos cobertos, após a aquisição da vidraça sul-coreana Pacificglas. Como um todo, nossa estratégia é muito clara. Nós nos recusamos a implementar longas cadeias de suprimentos. Nossas localizações produzem para clientes locais. Da mesma forma, do lado do fornecedor, 96% de todas as nossas compras são compras locais. Criamos ecossistemas que nos permitem ser autossuficientes em cada uma de nossas áreas.

 

E os próprios processos produtivos?

Thomas Riou: Estamos constantemente trabalhando nisso para otimizar nosso desempenho em termos de emissões de CO2, consumo de água e geração de resíduos. Nossa abordagem é abrangente e trabalhamos diariamente com todas as equipes para incentivar investimentos menos emissores e menos intensivos em energia. Incentivamos a implantação de fluxos logísticos o mais simples possível. Equipamos todos os nossos locais industriais com ferramentas eletrônicas de medição equipadas com sistemas de alerta que permitem, a todo momento, saber o nível de consumo de água, consumo de energia. Além disso, estamos envolvidos em projetos mais impactantes, como o Forno para o futuro. Apoiado pela Comunidade Europeia, inclui 19 fabricantes de vidro europeus e espera-se que leve à criação de um forno operacional de última geração baseado em tecnologia disruptiva. Reduzirá as emissões de CO2 dos fornos em 60-80%.

Fonte:.

« Le développement durable est inscrit dans l’ADN de Verescence »

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