O setor de produção de vidro, carro-chefe da indústria francesa, enfrenta o desafio da neutralidade do carbono. A ADEME chegou a classificá-la entre os 9 setores industriais prioritários para descarbonização. É por isso que estamos lançando VERCANE, um ambicioso programa de P&D que visa reduzir suas emissões de CO2.

 

Vidro posto à prova da transição do carbono

1300 graus. Esta é a temperatura mínima de um forno que produz a matéria-prima para o vidro. Hoje, 47% da produção de vidro europeia é realizada na França. Isso representa mais de 80 fornos em todo o território! No entanto, 70 a 80% das emissões de CO2 do setor vêm do processo de fusão do vidro. Isso equivale na França a um terço do gás natural queimado em um forno industrial, ou 7 TWh / ano. Portanto, é imperativo que a indústria vidreira francesa inove para avançar rumo à neutralidade de carbono até 2050. Por meio de nosso ENGIE Lab CRIGEN e centro de pesquisa ENGIE Solutions, estamos enfrentando o desafio e apoiando a indústria em sua transição energética.

 

Qual energia de baixo carbono escolher?

Apoiado pela ADEME, o programa de I&D VERCANE pretende estudar as diferentes fontes de energia capazes de abastecer a produção de vidro de forma sustentável. Para levar a cabo este projecto, aliamo-nos a dois fabricantes de renome do sector, Saverglass e Verescence, bem como ao líder francês na construção de fornos industriais, Fives. Juntos, estudaremos três setores de energia neutros em carbono: hidrogênio, biorecursos e eletrificação de processo, bem como as modalidades de adaptação dos fornos existentes a essas três novas fontes de energia.

 

A contagem regressiva começa

A VERCANE deu-se 18 meses para concluir a fase de pesquisa que vai mobilizar cerca de dez pesquisadores e proceder à prototipagem das soluções. Recursos energéticos disponíveis, soluções de transporte in loco … O objetivo é ter uma visão 360 ° do assunto para podermos planejar a próxima etapa: a implantação de demonstradores em escala industrial.

 

Uma primeira fase de 18 meses de um programa ambicioso

O objetivo desta fase inicial de pesquisa é tornar os processos viáveis ​​ao longo do tempo, por tendo em conta no seu estudo os recursos territoriais disponíveis e a proximidade, bem como soluções de entrega para o local de produção.
O projeto incluirá a realização de estudos de casos concretos – em locais de produção de  Saverglass e Verescence para preparar a implantação de demonstradores industriais em grande escala.

 

Saiba mais: CP VERCANE_FR_DEF

 

Fonte:. https://www.engie.com/vercane-d%C3%A9carbonner-industrie-verre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *