Líder internacional de glassmaker para a indústria da beleza, a Verescence implanta a expertise adquirida a partir de mais de um século de experiência em três locais no Vale de Bresle, no norte da França, bem como na Espanha e nos EUA. Gerente Geral da Verescence França, Hélène Marchand discute com exclusividade a evolução da empresa e seus planos para o futuro.

Altamente conceituada no campo dos recipientes de vidro para a indústria de perfumaria e cosméticos de luxo, a Verescence desenvolve garrafas sob medida para os clientes, além de oferecer uma ampla gama de garrafas de estoque para personalização.

Fundada em 1896, a fábrica de vidro Mers-les-Bains, no Vale bresle, na França, opera 24 horas por dia, 365 dias por ano e tem capacidade de produção de 200 milhões de garrafas por ano – compreendendo quase metade da capacidade total do Grupo Verescência. As operações francesas representam 60% da atividade global dentro do grupo, com um volume de negócios de € 180 milhões (as operações espanholas representam 25% e as operações norte-americanas 15%).

Como Gerente Geral da Verescence França, Hélène Marchand é responsável pelas três fábricas da marca: Mers-les-Bains para vidro e Verescence Orne e Verescence Somme para decoração.

APELO INTERNACIONAL

Nossos clientes são os maiores grupos de beleza liderando o mercado internacional, como Estée Lauder, LVMH, L’Oréal, Shiseido, Revlon, MAST, PUIG, Hermès, Chanel, Interparfums e Clarins” revela Marchand. A oferta da Verescence inclui vidro Xtra Flint (valorizado por perfumistas por seu brilho e transparência), vidro PCR de alta qualidade (pós-consumo reciclado) e vidro colorido, incluindo Vidro Mineral e Vidro Vermelho, que são exclusivos da empresa.

A Verescence desenvolveu o sculpt’in glass, uma tecnologia patenteada para criar formas individuais dentro de uma garrafa com uma abertura padrão do pescoço, por exemplo a fragrância arizona de Proenza Schouler, que apresenta uma distribuição assimétrica de vidro para segurar o perfume em um ângulo dentro da garrafa. O Abeille Royale Cream de Guerlain emprega a técnica da Verescence para criar paredes de vidro muito finas – garantindo um produto leve para a portabilidade final, enquanto o perfume Terre d’Hermès apresenta um design luxuoso de peso pesado com uma base de vidro grossa. A empresa também faz miniaturas de fragrâncias.

Alguns dos principais líderes globais no mercado da beleza estão localizados na França e estamos muito orgulhosos de contribuir para o seu sucesso internacional” diz Marchand. “A proximidade durante a fase de desenvolvimento é um fator-chave de sucesso dada a alta complexidade dos novos lançamentos no mercado de beleza de luxo“, observa.

O knowhow francês da Verescence é então implantado (se necessário) na Espanha e nos EUA. “Internamente, fazer parte de um grupo cria sinergias compartilhando as melhores práticas, benchmarking entre departamentos e eficiência [usando] a mesma linguagem ‘One Verescence’ e [empregando] os mesmos padrões em certos processos-chave” Explica Marchand. “Ao mesmo tempo, a natureza específica do nosso grupo é dar uma dose de autonomia a cada local, a fim de incentivar iniciativas locais e agilidade.”

DEDICADO À DECORAÇÃO

Em 1968, a Verescence adquiriu seu primeiro local de decoração: Verescence Orne, em Ecouché, França, seguido por uma fábrica de Abbeville para a Verescence Somme em 1989.

Desde 1968, gradualmente integramos mais técnicas e desenvolvemos tecnologias inovadoras de decoração— diz Marchand. “Mais de 90% das nossas operações de acabamento são agora feitas internamente (em 2020). Ao ter essas técnicas internamente, podemos otimizar nosso atendimento ao cliente e manter um melhor controle da qualidade e dos custos. Além disso, somos capazes de inovar mais na decoração, por exemplo COLOR’in e METAL’in (uma cor interior ou revestimento metálico compatível com o conteúdo da garrafa).

Na França, a Verescence é responsável por mais de 300 milhões de passes de decoração por ano. “Hoje, quase metade do valor agregado da Verescência vem da decoração e essa tendência está crescendo” Explica Hélène Marchand.

Nos últimos anos, a Verescence fez investimentos significativos para ganhar flexibilidade e aumentaras capacidades de produção ” relata. Estes incluem uma máquina de gravura ácida, máquinas de colagem, linhas de estampagem quente, máquinas de triagem de seda de última geração, os equipamentos mais recentes para linhas de laca (para reduzir o consumo de laca em quase 30%) e impressão 3D para ferramentas de decoração.

A empresa está interessada em explorar a tecnologia progressiva de decoração digital para complementar suas técnicas de impressão de tela. “Estamos monitorando de perto técnicas inovadoras de impressão digital que podem corresponder aos requisitos estéticos das marcas de luxo, ao mesmo tempo em que agregam valor ao consumidor final”, observa Marchand. “Em 2019, fabricamos a edição limitada do perfume Bulgari Rose Goldea com tecnologia de jato de tinta com um de nossos parceiros do Vale bresle. Este ainda é um nicho de mercado hoje.

INVESTIMENTO FUTURO

Nós [vamos] concentrar nossos próximos investimentos em projetos estratégicos de modernização, como automação e robotização (novas máquinas de controle, robôs para melhorar as condições de trabalho e eficiência), digitalização (nova geração de sistemas de execução de manufatura) e investimentos para atender aos nossos compromissos de RSE (responsabilidade social corporativa) (consumo de energia em particular)” Continua Hélène Marchand.

Após um programa de renovação de 30 milhões de euros na Mers-Les-Bains, que incluiu a reconstrução de seu maior forno de derretimento de vidro, o projeto “Formando o Futuro” da Verescence em 2022 tem como objetivo tornar o grupo “a referência global na indústria da beleza sustentável“. Segundo a senhora deputada Marchand, o plano estratégico será apoiado por um gasto de € 122 milhões para melhorar o desempenho industrial, com investimento em automação e digitalização, aceleração da inovação e objetivos da RSE.

PESSOAL VALIOSO

Verescência emprega uma força de trabalho de 1400 pessoas na França; 800 em Mers-les-Bains, 250 em Verescence Orne e 350 em Verescence Somme. Além disso, a empresa trabalha com muitos fornecedores locais. “Nossos fornecedores são parceiros genuínos e trabalhamos com eles para o momento da inovação— explica Marchand. “Mais de 96% de nossas compras são feitas localmente. Essa proximidade com nossos fornecedores garante rapidez ao mercado e serviço superior.

O desempenho da empresa é possível pelo “compromisso do nosso povo” Hélène Marchand sublinha. “Nossas prioridades são: Saúde e segurança – um movimento para zero acidentes e melhoria das condições de trabalho, limitando os movimentos repetitivos; utilizando a Academia Verescência para fortalecer habilidades em novas tecnologias de equipamentos e em melhoria contínua; uso de novas ferramentas para melhorar a eficácia de nossos cursos de capacitação em vidro e decoração (programas de e-learning com vídeos etc); fortalecimento de nossas organizações com novos talentos para acelerar nossos projetos estratégicos (RSE, automação); e diversidade – aumentando a inteligência de nossas organizações através do recrutamento de funcionárias para as áreas de produção, engenharia e gestão e fortalecer a mobilidade internacional entre nossos sites.

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é uma força motriz no mercado da beleza, afirma a sra. Marchand. “Quando se trata de embalagem para beleza, o vidro é classificado como número um para a experiência do cliente (‘vidro significa luxo’); para a saúde (o vidro é um material não controverso) e para a sustentabilidade (o vidro é infinitamente reciclável).

Verescência defendeu lacas à base de água “10 anos atrás” Hélène Marchand lembra”,encorajamos nossos clientes a remover soluções baseadas em solventes. Também os encorajamos a usar decorações mais sustentáveis, por exemplo, substituindo o metal precioso por estampagem quente, esmaltes por tintas orgânicas.

A produção de vidro é uma atividade intensiva em energia, reconhece a Sra. Marchand. “Em nossa indústria, o impacto ambiental depende principalmente do consumo de energia dos fornos. A Verescência renovou maciçamente seus fornos nos últimos anos, com redução significativa das emissões de CO2 e consumo de energia (-15%). No entanto, queremos ir mais longe e nos preparar para o futuro, razão pela qual, juntamente com os parceiros europeus de vidro, estamos contribuindo ativamente para o financiamento e desenvolvimento de um forno piloto mais eficiente até 2023 (iniciativa “Forno do Futuro” da FEVE).

Tais projetos são essenciais diante da urgência das mudanças climáticas, afirma a senhora deputada Marchand. “É nosso dever comum responder aos desafios climáticos e avançar em conjunto em direção à embalagem de vidro clima neutro.”

Mostrando seu apoio a iniciativas semelhantes, a Verescence comprometeu-se a estabelecer uma meta de redução de emissões de gases de efeito estufa baseada na ciência, juntando-se à iniciativa Science Based Targets (SBTi). “Nossa adesão ao SBTi nos permite estruturar uma abordagem de longo prazo para reduzir nossas emissões e consumo de energia, tornando o trabalho de nossos especialistas técnicos ainda mais significativo nos próximos anos” diz Hélène Marchand. “Nosso objetivo é reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2030 e atualmente estamos considerando muitos projetos para atingir esse objetivo.”

A Verescence também fez parceria com a Engie, Fives e Saverglass no consórcio francês “VERCANE: fusion de VERre CArboNEutre”, que a Sra. Marchand descreve como “um ambicioso programa de P&D para apoiar o setor de vidro industrial em seus esforços para descarbonizar a produção de vidro”.

RECICLAGEM

A taxa de reciclagem de embalagens de vidro na França é de 85% e a Carta de Compromisso ‘Verre 100% Solutions’ na França estabelece uma meta de vidro 100% reciclado até 2030, ou seja, zero resíduos não recuperados.

No entanto, estudos mostram que as embalagens de beleza de vidro estão por trás de bebidas e alimentos e alguns consumidores ainda não sabem como classificar seus recipientes de vidro” A Sra. Marchand adverte. “Nossos clientes estão trabalhando duro para informar e educar o consumidor final para fazer a coisa certa, a fim de viabilizar a reciclagem de produtos de vidro, mesmo na beleza.”

Para apoiar esse esforço, a empresa classifica o impacto que as decorações têm na reciclagem do vidro e “torna um ponto de honra proibir o desenvolvimento de uma técnica de decoração que possa dificultar a reciclagem do vidro” afirma Hélène Marchand.

Pioneira em vidro PCR para fragrâncias de luxo e embalagens de vidro cosméticos, em 2021 a Verescence planeja dedicar seu maior forno em Mers-les-Bains à produção do Verre Infini 20 (contendo 20% de PCR) além do Verre Infini 40 existente (contendo 40% de PCR). Verre Infini 20 será implantado na Espanha e nos EUA até o final de 2021. Na Verescence Orne e Verescence Somme, há iniciativas para reduzir a lama de laca.

Globalmente, a Verescence reciclou impressionantes 82% de seus resíduos em 2019 e pretende elevar esse número para 97% até 2022.

CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL

Em 2018, a Verescence se tornou a primeira vidraça a ganhar a Medalha de Ouro EcoVadis por todos os seus sites e, em 2020, a empresa recebeu a Platinum por todas as suas plantas. A Verescence obteve 79/100, ficando entre as 1% mais comprometidas e mais avançadas da RSE.

Acreditamos que a RSE é fundamental para o nosso projeto da empresa, para nossos colaboradores, para nossos clientes e para os consumidores finais” diz Marchand. “Isso é fundamental para poder obter uma medida de todo o trabalho feito nesta direção e evitar absolutamente a lavagem verde. A EcoVadis é um referencial muito bom, compreensível e usado também por nossos clientes com mais de 60.000 empresas avaliadas em todo o mundo, todos os setores combinados.

A Verescence também foi pontuada como ‘B’ pelo CDP tanto para a divulgação da Segurança Hídrica quanto das Mudanças Climáticas 2020, reconhecendo nosso compromisso com a transparência e nosso trabalho para um futuro seguro para o clima e a água”, acrescenta. Em Mers-les-Bains, 97% da água da fábrica é atualmente coletada e tratada através de um sistema de armazenamento de água da chuva e planos estão em andamento para convertê-la em uma planta completamente “seca”.

LIDANDO COM O CORONAVÍRUS

Responsável por uma redução estimada de 30% no mercado de beleza, com pouca perspectiva de recuperação total antes de 2023, a crise do coronavírus é “uma situação altamente problemática para uma indústria com uma alta proporção de custos fixos como a indústria de vidro” sugere a Sra. Marchand. “A pandemia tem impactado significativamente o mercado da beleza, mas a demanda por produtos de skincare de prestígio tem sido mais resiliente do que a demanda por produtos de fragrância e maquiagem” observa.

Independentemente disso, “nossa prioridade tem e sempre será a saúde e segurança de nossos funcionários” ela afirma.

Durante a primeira onda da crise, em março e abril de 2020, a posição da Verescence era manter a atividade de suas três usinas. “Adaptamos a capacidade de nossas instalações para minimizar o impacto em nossas operações, mantendo atividade para apoiar os clientes ainda em operação, para quem era necessário garantir a continuidade do serviço, trabalhar em seus novos lançamentos e garantir suas linhas estratégicas” Explica Hélène Marchand. “Mantendo a atividade de nossas três usinas, conseguimos dar negócios aos nossos fornecedores, ao mesmo tempo em que ajudamos o pessoal de saúde de nossas comunidades (doações de máscaras, fornecimento de garrafas e embalagens de gel hidroalcoólico, empréstimo de veículos etc)“, acrescenta.

No geral, a crise mostrou a importância de uma forte pegada local, mantendo a cooperação nos territórios do grupo.

AÇÃO ACELERADA

Também tem sido um expedidor de mudança, acredita a senhora deputada Marchand, citando uma transformação do mercado de beleza: “Crescimento acelerado nas vendas de produtos para cuidados com a pele, aumento do peso da Ásia no consumo de produtos de beleza, diminuição das vendas no varejo de viagens (15% do mercado) e aumento da demanda por vidro (‘glassificação’) por embalagens de beleza, seja por razões estéticas, sanitárias ou ambientais.

Além disso, a transformação digital tem visto uma aceleração dos projetos da indústria 4.0 da Verescence (big data, óculos conectados, sistemas de informação e novas tecnologias de controle) e a empresa se voltou para novos métodos de trabalho e comunicação; implementação de ferramentas digitais para permitir que os colaboradores realizem atividades de teletrabalho ou troquem informações sem viajar internamente ou com clientes.

Em meio a crescentes preocupações dos consumidores com o meio ambiente, a Verescence tem acelerado projetos para reduzir o impacto ambiental de seus negócios e descarbonização da indústria de embalagens de vidro. “A pandemia acelerou os desafios para a indústria de embalagens de vidro relacionadas à RSE” Mantém a Sra. Marchand. “Hoje, mais do que nunca, precisamos ser capazes de apresentar as vantagens do vidro versus plástico, responder ao desejo dos consumidores de ‘des plasticizar’ suas embalagens de beleza e defender nosso ecossistema local.”

Em setembro de 2020, Agnès Pannier-Runacher, ministra francesa da Indústria, visitou a fábrica de Mers-Les-Bains como parte do plano de recuperação econômica, social e ecológica da França para os próximos 10 anos. “A Verescência se beneficiará do apoio do governo francês para buscar investimentos industriais relacionados à eficiência energética e à indústria 4.0 no contexto da crise do Covid-19“, diz Hélène Marchand. “Também ficamos muito orgulhosos em deixar (a Sra. Pannier-Runacher) descobrir nosso knowhow único e compartilhar com ela nossa estratégia para os próximos anos.”

ENFRENTANDO O FUTURO

Estamos determinados a permanecer no curso do nosso projeto Verescence 2022, apesar de uma tempestade muito forte (Covid-19) e, ao mesmo tempo, queremos acelerar alguns tópicos-chave; impacto estrutural da crise sobre a demanda, indústria 4.0 e RSE – um desafio muito grande” reconhece a senhora deputada Marchand.

Sabemos que a recuperação do mercado de beleza pode levar tempo com altos e baixos, mas esperamos que essa crise seja benéfica para o mercado, fortalecendo nosso ecossistema com laços mais fortes com nossos fornecedores e clientes e acelerando as principais mudanças na forma como trabalhamos e nas ferramentas que usamos. No longo prazo, buscamos fortalecer a liderança da nossa empresa, mas também manter seu espírito pioneiro, o que lhe dá agilidade, bem como a capacidade de antecipar e se adaptar às mudanças de mercado. Além disso, queremos poder oferecer alternativas ao plástico em todas as categorias de beleza e ser coletivamente, com todos os vidraçairos, os melhores da classe em termos de sustentabilidade.

Um dos valores fundamentais do nosso grupo é a paixão” Hélène Marchand conclui: ” Paixão pela beleza dos produtos queproduzimos todos os dias; paixão pelo nosso material: infinitamente reciclável e que pode durar para sempre; paixão por inovação, excelência e progresso; e paixão que unifique os funcionários da Verescence e possibilite passar por essa crise histórica e enfrentar novos desafios.”

Verre Infini é uma marca registrada da Verescence.

 

Fonte:. https://www.glassworldwide.co.uk/Articles/exclusive-verescence-interview

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