Um projeto realizado pela fabricante de vidros de contêineres Encirc e pela organização de P&D Glass Futures provou que novas garrafas são capazes de ser feitas a partir de vidro 100% reciclado, usando apenas a energia da queima de biocombustíveis de ultra-baixo carbono.
Feitos de resíduos orgânicos, os biocombustíveis são uma fonte de combustível renovável e muito mais sustentável do que os tradicionalmente utilizados pelo setor de vidro, e podem reduzir a pegada de carbono de cada garrafa em até 90%.
Ao usar vidros até 100% reciclados para criar as novas garrafas, o teste foi capaz de minimizar ainda mais o impacto ao longo da vida desses produtos.
A Encirc recebeu o biocombustível em dezembro do ano passado e espera-se que os resultados abram caminho para uma redução das emissões de carbono em toda a indústria, à medida que o setor de vidro se afasta dos combustíveis fósseis e em direção a alternativas de baixo carbono.
Resultados mais aprofundados do estudo, que ocorre em uma das fábricas da Encirc na Irlanda do Norte de Derrylin, devem chegar nas próximas semanas e alimentarão a política do governo britânico em torno da descarbonização.
O projeto faz parte do Programa de Inovação energética do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS), no qual a Glass Futures está liderando um projeto de 7,1 milhões de libras para ajudar a determinar a rota mais eficaz para mudar o setor de vidro para combustíveis de baixo carbono.
Fiacre O’Donnell, diretor de sustentabilidade da Vidrala, que é a empresa-mãe da Encirc, disse: “Os resultados que estamos vendo a partir deste teste de biocombustível são verdadeiramente notáveis, e pintam um futuro muito brilhante e sustentável para nossa indústria.
“Também estamos analisando o desenvolvimento do hidrogênio e os avanços no derretimento elétrico para realmente descobrir o futuro da produção de vidro.
“Esses contêineres de CO2 ultra-baixos que estamos fazendo estão sendo produzidos para alguns dos maiores nomes da indústria de bebidas, mostrando o quão unidos estamos em nossa busca pela sustentabilidade total.”
Adrian Curry, diretor administrativo da Encirc, acrescentou: “Esta é uma ocasião verdadeiramente importante para o vidro.
“Estabelecemos o padrão globalmente com este teste e agora a indústria de vidro precisa trabalhar para perceber que o que provamos ser possível.
“Agora sabemos que o vidro pode ser o mais sustentável de todos os tipos de embalagens e todos devem trabalhar juntos para garantir que isso aconteça.”
Fonte:. https://www.glass-international.com/news/glass-futures-and-encirc-hail-biofuel-success
Deixe um comentário