A Hrastnik1860 , membro do Vaider Group, lançou oficialmente a fase de entrada em operação de seu projeto de forno híbrido em seu recente evento de sustentabilidade na Eslovênia.

Como parte da Semana Sustentável do Vaider Group , a Hrastnik1860 organizou um evento de dois dias na Eslovênia para comemorar o início da fase de entrada em operação de seu projeto de forno regenerativo híbrido de queima final (BEAR).

O forno híbrido ajudará a reduzir as emissões de carbono, mantendo a alta qualidade do vidro.

A tecnologia reduz o consumo de gás natural em até 50% no processo de fusão em comparação com as melhores tecnologias disponíveis.

O forno também usará uma proporção maior de eletricidade para operação, até 40%, o que supera a norma atual da indústria de 5-10%.

Na próxima década, o forno ajudará a evitar mais de 100.000 toneladas de emissões de CO 2 equivalente.

Essa redução é suficiente para compensar o total de emissões anuais de gases de efeito estufa de 20.000 famílias na região de Zasavje, onde Hrastnik1860 reside.

Peter Čas, CEO do Vaider Group, disse: “O Vaider Group, com Hrastnik1860 no comando, quer criar um legado de fabricação de vidro excepcional que coloque a inovação sustentável em prática, garanta a mais alta qualidade e proteja nosso planeta para o futuro.

“Nossa visão é combinar séculos de artesanato com o poder das tecnologias sustentáveis ​​de última geração para redefinir o futuro da fabricação de vidro.”

O projeto BEAR tem um valor de investimento de € 3.730.000, 60% dos quais são financiados pelo Fundo de Inovação da UE.

O forno híbrido foi projetado para alinhar a produção com a disponibilidade de fontes de energia renováveis, tornando-o adaptável às demandas de um futuro energético sustentável.

Ele será integrado a um sistema híbrido de armazenamento de energia, acoplando-o a usinas de energia fotovoltaica (FV) disponíveis localmente.

Esta colaboração, parte do projeto Horizon Europe i-Stentore, permitirá que fontes de energia renováveis ​​e a produção de vidro contribuam ainda mais para atingir as metas da transição verde.

Gorazd Krese, coordenador do projeto BEAR, disse: “Dentro do projeto Horizon Europe Citadel, já estamos trabalhando para aumentar a participação de reforço do forno híbrido, o que permitirá uma descarbonização ainda maior em 2027.”

Nos últimos três anos, a Hrastnik1860 expandiu sua própria capacidade fotovoltaica em 1,5 MWp e fez a transição para um fornecimento de eletricidade 100% limpo, reduzindo as emissões indiretas de GEE.

No futuro, o fabricante está comprometido em obter mais energia renovável localmente e incentivar a construção de comunidades de energia que promovam a independência energética e a resiliência.
 

Fonte: https://www.glass-international.com/news/hrastnik1860-provides-update-on-hybrid-glass-furnace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *