A Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A., fabricante brasileira de vidros, é uma das empresas que interrompeu seu pedido de IPO (Oferta Pública Inicial) na Bolsa de Valores.
A companhia possui uma história de mais de 100 anos. O pilar da primeira fase de crescimento foi o pioneirismo. A história da Nadir começa como uma oficina mecânica em 1912 e nos anos 30 começa a trabalhar com produtos de vidro.
Mercado de atuação
A Nadir Figueiredo possui foco em utilidades domésticas, produto voltado ao consumidor final. Com foco na satisfação do cliente e a gestão de marca, a empresa faz a ativação constante em ações de marketing, bem como foco em embalagens para o setor de alimentos, no qual o produto também vai para a casa do consumidor.
Os segmentos de Garrafaria e de Vidro Plano, geralmente operam com margens menores, onde o foco é na gestão de recursos e competitividade de custos, com dinâmicas de mercado completamente distintas.
A Nadir Figueiredo diz que inovação está no seu DNA. Entre 2013 e 2019, em média, 15% de da receita foi proveniente de produtos lançados nos últimos 24 meses de cada ano.
Um exemplo, e que serve como case, é o ‘Copo Americano’, um produto icônico, com mais de 70 anos de história, e que tem uma relação afetiva com o povo brasileiro. O Copo Americano teve seu registro como ‘marca’ perante o INPI em 2013, e desde então, passou por um processo de branding e ampliação do portfólio de produtos e hoje se destaca em muitos mercados com produtos de valor agregado.
Entre outras inovações, a empresa destaca também a taça Barone. Ela trouxe a percepção ao consumidor de valor agregado com um preço bastante atrativo, revolucionando o mercado de taça de cristais, em contrapartida à grande oferta de produtos importados, com preços elevados.
Uma tendência relevante é o crescimento de produtos para cervejas especiais. A empresa criou uma meta interna de lançar um produto para cada tipo de cerveja e tem sido capaz de executar essa estratégia ao longo dos últimos anos. Hoje, tanto para mercados profissionais como para consumidores finais, é possível se ter um copo para cada tipo de cerveja melhorando a experiência de consumo da bebida e gerando valor.
As marcas da Nadir Figueiredo
A empresa possui um portfólio holístico de marcas, cada uma atendendo diferentes grupos de consumidores com estratégias próprias e únicas.
Copo americano: esta é a marca que mais trouxe rejuvenescimento e reconhecimento para a companhia. Partiu de um simples copo, e hoje tem uma expansão de linha muito grande desde que virou marca em 2013, hoje com mais de 170 SKUs. Há mais de 70 anos no mercado, o Copo Americano já possui mais de 6 bilhões de unidades vendidas.
Marinex: marca de refratários de vidro está presente em todo Brasil, com market share expressivo de 4/8% em refratários, de acordo com estimativas internas da companhia. A marca é tão forte que se tornou sinônimo de categoria, cujos produtos são recorrentemente referenciados pelos consumidores por “um Marinex” ou “meu Marinex”. “Acreditamos que há uma relação muito interessante entre marca e o consumidor final que traz benefícios à companhia, tal como a propaganda espontânea da marca via boca a boca, fruto da satisfação dos clientes Nadir Figueiredo”, diz a empresa.
Duralex: a marca representa cerca de metade dos pratos vendidos no Brasil, de acordo com estimativas internas da companhia e, assim como a marca Marinex, passou a integrar o portfólio da Nadir após a aquisição da Santa Marina. Duralex era uma marca popular por seus pratos âmbar e, com a aquisição da Nadir, passou a incluir um portfólio amplo de pratos brancos.
Nadir: a marca é o segmento focado em coparia, envolvendo todos os copos e taças. Engloba desde o copo popular até taças um pouco mais sofisticadas. A marca possui um vasto portfólio de produtos que atrai as diversas classes sociais.
Aproximadamente 70% dos produtos são destinados para lares e residências do Brasil, e o restante, aproximadamente 30%, para serviços de alimentação, como bares, restaurantes e hotéis.
Exportação e fábrica
A Nadir Figueiredo exporta desde o começo da década de 1980 para diversos países, sendo hoje mais de 100 países.
O mercado da exportação traz margens atrativas, permite crescer, valoriza a marca globalmente, e faz com que a empresa esteja sempre bem-antenada sobre inovação, acompanhando tendências e criando produtos com base nos padrões mais exigentes de qualidade.
A companhia está presentes desde 1984 na maior feira anual de bens de consumo para o lar, a Ambiente Messe em Frankfurt na Alemanha. No ano de 2020, aproximadamente 8,5% das receitas foram provenientes de exportação.
Para suportar nossa distribuição, a Nadir conta com instalações industriais de ponta.
A fábrica, localizada em Suzano, São Paulo, teve um aumento de 375 toneladas diárias em média em 2000 para 525 toneladas diárias em média em 2020.
A planta conta com 2 fornos alcalinos e 2 fornos opalinos, em um sistema de 24 linhas de produção com flexibilidade para produzir utensílios de mesa e embalagens de vidro.
A capacidade instalada será de 670 toneladas diárias ao fim de 2021, com aumento previsto para 820 toneladas diárias a partir da expansão do Forno 1 e com a construção do novo Forno Alcalino.
A empresa opera a uma taxa de utilização de aproximadamente 100%, com eficiência de produção de mais de 80%. A planta conta ainda com 72.000 m2 de área de estoque, para armazenagem de produtos, e há uma capacidade de expedição de 1.150 toneladas diárias de produtos.
Pontos fortes e vantagens
- Marcas altamente reconhecidas com tradição no mercado de atuação.
- Produtos de qualidade e inovadores que posiciona a Nadir de forma diferenciada em comparação com a concorrência e entre nossos clientes.
- Líder em market share de venda e produção no mercado brasileiro.
- Liderança no Brasil e na América Latina.
Fatores de risco
- A extensão da pandemia, assim como seus possíveis desdobramentos e consequências, e podem afetar material e adversamente os negócios, condição financeira, resultados de operações e fluxos de caixa e, finalmente, a capacidade de continuar a operar os negócios.
- A impossibilidade de implementar com sucesso a estratégia de crescimento orgânico e inorgânico poderá afetar a Nadir adversamente.
- Decisões desfavoráveis ou a impossibilidade de se realizarem depósitos judiciais ou de se prestarem ou oferecerem garantias em atuais e futuros processos, judiciais, administrativos ou arbitrais envolvendo a companhia e/ou administradores podem afetar adversamente.
- A perda de pessoas chave da administração ou a inabilidade de atrair ou reter pessoas chave qualificadas poderá ter efeito adverso nas operações.
- Futuros e eventuais recalls (recolhimento de produtos) ou problemas relacionados ao consumo e segurança dos produtos poderão afetar negativamente os negócios da Nadir.
Sobre o IPO da Nadir Figueiredo
A Nadir Figueiredo protocolou seu pedido de IPO na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em fevereiro deste ano. Mas em maio a empresa interrompeu o processo de alistamento no Novo Mercado. Até mesmo ticker já havia sido definido: NADR3.
A oferta seria primária (quando os recursos vão para o caixa) e secundária (quando parte dos recursos vão para acionistas controladores).
A empresa iria usar os recursos da venda de ações novas para investir em crescimento orgânico e para aquisições.
Na oferta secundária, o FIP Kilauea venderia uma participação no negócio.
O IPO da Nadir era coordenado por BTG Pactual, Bank of America, Itaú BBA e Bradesco BBI.
Fonte:.
https://www.euqueroinvestir.com/nadir-figueiredo-conheca-a-fabricante-brasileira-de-vidros/
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