Quando você vê a tecnologia de ponta que o O-I usa para fazer embalagens de vidro sustentáveis, é impressionante, e até mesmo um pouco alucinante. Por outro lado, seu trabalho na economia circular como consumidor é tão de baixa tecnologia e sem problemas quanto vem: é tão fácil quanto jogar sua garrafa de vidro vazia na lixeira.
Nenhum tipo por números. Sem separar cores. Nada de esmagamento. Basta terminar seus alimentos e bebidas favoritos e colocar seu recipiente de vidro vazio em sua lixeira. Assim, você fez a diferença. Você economizou energia, reduziu as emissões, e conserva os recursos naturais. Muito bem!
E enquanto seu dia como herói da reciclagem pode estar acabando, o trabalho da garrafa de vidro reciclado como uma superestrela sustentável acabou de começar.
Triagem de vidro na instalação de recuperação de materiais
Seu vidro, juntamente com outros materiais reciclados, é transportado de sua lixeira para uma instalação de recuperação de materiais — também conhecida como MRF. O MRF é uma instalação de triagem gigante usada para dividir recicláveis em seus respectivos córregos. Felizmente, garrafas de vidro e frascos são fáceis de separar dos outros recicláveis.
O vidro é tipicamente o primeiro a ser processado, pois está entre os mais fáceis de separar. O vidro é esmagado e separado através de correias ranhuiras, ou agitadores, para garantir que não seja misturado com latas, papéis de escritório ou outros não recicláveis que inadvertidamente acabaram no fluxo de reciclagem de embalagens de vidro.
Ao contrário do único passo de separação do vidro, uma ampla gama de técnicas mecânicas e manuais de triagem são necessárias para identificar e organizar outros materiais. Por exemplo, existem dezenas de tipos de plásticos, incluindo as notas como sacos plásticos e embalagens de lanches que não são recicláveis. Estes vários tipos de plásticos requerem classificação manual ou varredura óptica avançada para separar.
Como os plásticos, os separadores manuais são necessários para separar o papel do papelão, juntamente com o uso de tambores grandes e rotativos. A energia é usada para executar ímãs que separam materiais ferrosos, bem como correntes de eddy usadas para separar o alumínio.
Independentemente do destino, o vidro da sua lixeira ajuda a compensar os recursos naturais usados para fazer vidro novo.
Mais vidro reciclado, mais economia de energia
Quando o vidro reciclado chega aos fabricantes, como nós na O-I, é aqui que a garrafa que você reciclou começa a fazer a diferença. A embalagem de vidro reciclada que você coloca na lixeira, agora esmagada em forma de cullet, é usada durante o processo de fabricação de vidro para compensar a demanda pelos ingredientes naturais usados para fazer vidro. O vidro é puro e natural. É feito de areia, cinzas de refrigerante, calcário e seu copo reciclado. E você está conservando. Para cada tonelada de vidro reciclado, mais de uma tonelada de ingredientes naturais é economizada, incluindo 1.300 quilos de areia, 410 quilos de cinzas de refrigerante e 380 quilos de calcário. Isto não é uma vez só. Sua garrafa de vidro pode ser reciclada uma e outra vez, o que significa que suas economias continuarão a somar toda vez que você reciclar vidro. Bravo companheiro reciclador!
Lembra daquela energia que você levou crédito por conservar reciclando sua garrafa? Aqui está ele. A reciclagem de vidro requer 34% menos energia do que a produção de materiais naturais de forma de vidro. Essa economia soma-se à quantidade de vidro reciclado usado para fazer vidro novo. Isso é chamado de conteúdo reciclado. Como regra geral, para cada 10% do conteúdo reciclado usado na fabricação de vidro novo, uma economia de energia de cerca de 3% pode ser alcançada. Olhe para você economizando energia!
Você pode respirar mais fácil sabendo que reduziu as emissões lançando aquela embalagem de vidro na lixeira. Para cada seis toneladas de vidro reciclado utilizado, uma tonelada do dióxido de carbono do gás do efeito estufa é reduzida. Você e seus companheiros recicladores limparam nosso ar. Obrigado!
Embalagem de Vidro e economia circular
Se você quer começar a impressionar seus amigos verdes com sua proeza ambiental, você pode dizer-lhes como você contribuiu para a economia circular. O quê?! A economia circular visa manter os recursos em um ciclo utilizado para a fabricação de novos produtos. Minimiza a necessidade de recursos externos para a origem de novos produtos.
Sorte sua! Você escolheu o vidro que é muito “circular”, pois pode ser reciclado uma e outra vez sem perda de qualidade. Então, quando seu amigo está se gabando de suas contribuições para a economia circular, você pode confiantemente dizer-lhes que a garrafa de vidro que você reciclou pode ir de sua lixeira de volta para uma garrafa nova em apenas 30 dias. O conhecimento caiu!
Segure-se! Nenhum programa de reciclagem na sua área? Vidro erroneamente excluído do seu programa local de reciclagem? A esperança não está perdida. Sabemos que você já está fazendo a coisa certa e levando seus recicláveis para uma instalação local de entrega. Ótimas notícias! Você pode levar seu copo para a entrega também e liberar sua garrafa para fazer o trabalho de sua vida. E você, meu amigo, pode se gabar da milha extra que foi fazer sua parte pelo meio ambiente. Sem autógrafos, por favor!
Se você está procurando pad seu currículo ambiental, continue comprando seus ingredientes embalados em vidro. Quando você compra produtos embalados em vidro da O-I, você pode dizer aos seus amigos que você está comprando reciclados enquanto garante a demanda pela próxima garrafa que você vai reciclar.
Deixe um comentário