A gigante de private equity Blackstone concordou em adquirir a Piramal Glass , o negócio de embalagens de vidro do diversificado Piramal Group, por um valor empresarial de US $ 1 bilhão, disseram três pessoas com conhecimento direto do negócio.
A Blackstone executará o negócio em forma dividida, como parte do acordo assinado entre as duas partes na noite de quinta-feira, disse uma das três pessoas mencionadas acima. A firma de PE sediada em Nova York primeiro pagará US $ 850 milhões e assumirá a propriedade e o controle administrativo da Piramal Glass. Os $ 150 milhões restantes serão pagos depois que a Piramal Glass atingir certos marcos de negócios.
“A atual equipe de gestão liderada por Vijay Shah (CEO e presidente, Piramal Glass), é excelente. A Blackstone apoiará a equipe com vários especialistas internos e do setor, incluindo Uwe Roehrhoff (ex-CEO da Gerresheimer, um parceiro global líder para os setores farmacêutico e de saúde), que está familiarizado com a empresa há 20 anos, e Harish Manwani, anteriormente da Unilever, que é cliente da Piramal Glass há mais de duas décadas “, disse essa pessoa.
Um porta-voz da Blackstone optou por não comentar o negócio, enquanto um e-mail enviado ao Piramal Group permaneceu sem resposta.
A Piramal Glass, parte do Grupo Piramal de US $ 10 bilhões, é uma fabricante global de vidros especializados para cosméticos, perfumaria, alimentos especiais, bebidas e indústrias farmacêuticas, operando em 65 países.
A empresa é um dos quatro participantes globalmente a ter recursos de fabricação de vidro farmacêutico tipo 1, usados para produtos farmacêuticos complexos, como drogas injetáveis líquidas, que tiveram alta demanda durante a pandemia que está devastando o mundo.
A indústria do vidro foi vista como resiliente à turbulência causada pela pandemia por causa da demanda da indústria farmacêutica, embora segmentos como cosméticos e perfumes tenham sido impactados.
O acordo permitirá que a Blackstone ganhe com a mudança global de garrafas de plástico para garrafas de vidro recicláveis. Além disso, as instalações de fabricação de vidro estão sendo transferidas de locais de alto custo na Europa e nos EUA para mercados emergentes como a Índia.
A Blackstone terá acesso à grande clientela da Piramal Glass, composta por empresas como Coty, L’Oreal, Diageo, Pernod Ricard e Sanofi. A empresa afirma ter uma participação majoritária de mercado na Índia e no Sri Lanka e está expandindo sua presença nos Estados Unidos e na Europa.
O mercado global de vidro visado pela Piramal Glass é estimado em US $ 10 bilhões com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3%. Durante o FY20, a Piramal Glass registrou receita de US $ 293 milhões. Entre FY2017 e FY2020, sua receita cresceu a um CAGR de 5,3%, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou a um CAGR de 9,7%.
A compra da Piramal Glass pela Blackstone segue-se à venda da participação de 23% da empresa de PE em outra empresa de embalagens, a Essel Propack, no início deste ano.
A gigante de PE é uma das principais administradoras de ativos da Índia, com investimentos totais de cerca de US $ 16 bilhões, excluindo o negócio da Piramal Glass. No EF20, a Blackstone investiu cerca de US $ 2,5 bilhões como capital privado na Índia, enquanto executava a maior aquisição da Índia em serviços financeiros da Aadhar Housing Finance por cerca de US $ 470 milhões.
Em seu portfólio atual, a Blackstone investiu mais US $ 70 milhões na Mphasis em abril, elevando sua participação na empresa de serviços de TI para 56,21%. Também investiu US $ 75 milhões adicionais no Aadhar Housing Finance em junho.
Este ano, a Blackstone vendeu uma participação de 23% na Essel Propack por $ 252 milhões, bem como uma participação de $ 300 milhões na Embassy Office Parks Reit, e uma pequena participação na Mindspace Business Parks Reit durante sua venda inicial de ações em julho. A Blackstone está em negociações ativas para comprar o negócio de gestão de ativos da L&T Mutual Fund, de acordo com a primeira pessoa. Se as negociações frutificarem, a Blackstone poderá exaurir todo o corpus de seu primeiro fundo para a Ásia de US $ 2,5 bilhões.
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