Após vários anos de declínio e uma negociação de aquisição fracassada com a PSB Industries no início deste ano, a subsidiária deficitária de embalagens de metal e plástico do Groupe Pochet, Qualipac, está demitindo mais de 130 funcionários na França. A reorganização de sua pegada de produção resultará no fechamento de uma fábrica em Aurillac.
A Qualipac traçou um plano de reorganização industrial que pode causar cortes de até 134 empregos no país, em proposta apresentada aos representantes dos empregados no dia 16 de novembro. Com cinco unidades industriais na França (Aurillac, Saint Saturnin du Limet, Chartres, Château Thierry), a Qualipac fechará uma de suas duas instalações de produção em Aurillac, resultando em 40 perdas de empregos. Em Chartres, até 85 podem ser dispensados como resultado da reorientação da produção na montagem, enquanto a atividade de injeção e metalização do local será realocada para Château Thierry. Reorganizar sua cadeia de suprimentos pode acarretar nove perdas de empregos adicionais.
A Qualipac tem enfrentado inúmeras dificuldades nos últimos anos, em parte devido ao aumento da concorrência e sua forte dependência do lento mercado europeu de fragrâncias. Sua lucratividade vem diminuindo rapidamente desde 2018, e a empresa tem apresentado prejuízo desde o final de 2019. Em fevereiro deste ano, o Groupe Pochet anunciou que estava em negociações para vender a divisão para a PSB Industries, dona da Texen. No final de abril, o negócio fracassou.
“Esta é uma medida difícil, mas necessária para garantir a longevidade da Qualipac”, comentou o diretor administrativo da Qualipac, Thierry Rabu.
Internacionalmente, a empresa busca desenvolver parcerias comerciais na China e no Brasil. A criação de um departamento central de atendimento ao cliente na França deve resultar em 10 empregos criados.
A Qualipac registrou vendas de € 239 milhões em 2019.
Fonte: https://www.luxepackaginginsight.com/article/qualipac-s-restructuring-plan-to-cut-over-130-jobs.57564
Deixe um comentário