Com o mercado de fragrâncias premium fortemente atingido como seu principal negócio, o Groupe Pochet deve ter uma queda de cerca de 30% nas vendas em 2020 como resultado da crise de saúde.

O retorno à lucratividade e o aumento da agilidade são dois grandes objetivos da vidreira familiar francesa. O grupo também está promovendo sua ferramenta de modelagem aumentada Morphoz, projetada para facilitar e acelerar o processo de desenvolvimento de fragrâncias. “A crise do coronavírus teve um grande impacto econômico no grupo que será sentido por um bom tempo e não prevemos um retorno aos níveis de 2019 até 2022-2023”, disse Tristan Farabet, CEO do Groupe Pochet, à imprensa conferência esta manhã em Paris. Pochet delineou várias prioridades para responder à sua situação atual.

Primeiro, um retorno à lucratividade. O Groupe Pochet implementou um plano de reorganização industrial em sua subsidiária de embalagens de metal e plástico Qualipac, que vem perdendo negócios desde 2018. Farabet confirmou que a empresa não está mais à venda após negociações fracassadas para alienar o negócio para a PSB Industries no início deste ano . “Neste tempo de crise, estamos optando por capitalizar nas múltiplas áreas de especialização do grupo”, observou Farabet. Um dos dois locais de produção da Qualipac em Aurillac será fechado e mais de 130 empregos serão cortados. Acordos coletivos de desempenho (uma forma de evitar cortes de empregos, onde os funcionários podem, por exemplo, concordar em trabalhar em tempo parcial ou por um salário mais baixo) foram implementados na Pochet du Courval e Solev, a divisão de decoração do grupo.

Uma segunda prioridade é aumentar a agilidade. Nesta frente, a Pochet continua a desenvolver sua ferramenta de modelagem aumentada Morphoz, uma solução lançada no ano passado para reduzir os tempos de desenvolvimento, dando aos clientes uma “visão estética e econômica” de seu produto. “Esta ferramenta responde ao ritmo acelerado de desenvolvimento de produtos e permitirá economia de custos em várias áreas, incluindo a produção de amostras.” Com o Morphoz, os clientes podem visualizar parâmetros como a distribuição do vidro, o impacto da leveza e diferentes técnicas e cores de decoração, o que reduz a necessidade de amostras e ensaios. “A cocriação upstream é um fator chave para nossos clientes, e os prazos não devem levar a uma simplificação do processo criativo”, explica o grupo. Em março de 2021, a Pochet lançará uma plataforma para Morphoz permitindo trocas com seus clientes nas fases de desenvolvimento e validação. Também está publicando “livros de tendências” de Morphoz duas vezes por ano. O grupo também está criando um departamento central de atendimento ao cliente na França para a Qualipac e está lançando o Pochet 4.0, um sistema de TI que permite ser mais eficiente no gerenciamento da produção e mais reativo. A Pochet também destacou sua coleção de garrafas padrão – em setembro, ela lançou um site dedicado para sua oferta Standards by Maison Pochet; garrafas e potes que atendem às preocupações de desenvolvimento sustentável das marcas por meio de formatos leves, vidro reciclado (SEVA da Pochet) e formatos recarregáveis. O site também destaca as opções de decoração oferecidas.

Uma terceira prioridade para o grupo é avançar ainda mais em suas iniciativas de RSC. Com a crise a aumentar as expectativas dos clientes em termos de sustentabilidade, o grupo aposta fortemente nesta área. Afirma que cerca de 80% das compras nas suas instalações francesas são feitas através de fornecedores franceses, por exemplo, e este ano a Pochet du Courval e a Solev receberam os rótulos Gold da EcoVadis (que avalia o desempenho de RSE), enquanto a Qualipac atingiu o estatuto de Platina. O grupo também destacou a oferta do vidro de malha fechada SEVA1, afirmando que em três meses de 2019, o uso de 530 toneladas de matéria-prima foi evitado graças ao SEVA1. Quando se trata de plásticos, o Pochet Groupe adicionou 15 novos plásticos por meio de seu Programa de Plásticos Virtuosos, variando de RPET a PP parcialmente feito de resíduos agro-florestais. Ela se comprometeu a usar pelo menos 10% de plástico reciclado em seus produtos até 2025.

Parte de seu investimento de € 200 milhões para modernizar suas instalações de produção entre 2015 e 2019, o grupo investiu em uma linha de galvanização na Qualipac em Aurillac que reduziria o impacto ambiental do processo em 40% em comparação com a galvanização clássica. Já na Solev, o Groupe Pochet investiu em uma unidade de tratamento que captura e processa as emissões poluentes. O grupo também tem como objetivo aumentar seus negócios internacionais – possui duas unidades de produção na China (Qualipac China e Qualimetal) e uma no Brasil – e está buscando parcerias comerciais para se desenvolver nessas regiões. Sua atividade no Brasil tem sido especialmente atingida, segundo o grupo. E embora as fragrâncias continuem sendo seu negócio principal, aumentar sua pegada nos cuidados com a pele também é um foco.

 

Fonte:. https://www.luxepackaginginsight.com/article/groupe-pochet-sets-out-roadmap-to-return-to-profitability.57659

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