O Forno para o Futuro (F4F) foi selecionado entre 311 projetos para avançar para a segunda fase do Fundo de Inovação da UE, um dos maiores programas de financiamento do mundo para a demonstração de tecnologias de baixo carbono.
O projeto F4F é uma tecnologia inovadora, que permitirá que a indústria mude para eletricidade renovável e reduza as emissões de CO2 em até 60% no forno (50% para toda a fábrica).
Atualmente, a produção de vidro de contêiner utiliza uma mistura de cerca de 80% de gás e 20% de eletricidade.
Ao inverter isso para ter uma mistura de cerca de 20% de gás e 80% de eletricidade renovável, a pegada de carbono das embalagens de vidro será drasticamente reduzida.
Michel Giannuzzi , presidente da FEVE, disse: “Estamos honrados por estar entre os 70 projetos considerados pela Comissão Europeia como estratégicos para uma Economia Circular neutra em termos climáticos.
“O Forno para o Futuro representa um passo fundamental para um futuro sustentável para as embalagens de vidro. Com este projeto vamos abordar as prioridades de nossos clientes e fortalecer nosso relacionamento com eles.”
O derretimento elétrico já existe, mas está limitado a fornos de pequena escala para vidro claro com teor de vidro reciclado limitado. O F4F fará o derretimento elétrico em um forno híbrido de oxicombudo híbrido em larga escala, funcionando com eletricidade 80% renovável, para todas as cores de vidro, usando altas quantidades de vidro reciclado.
O projeto F4F é apoiado técnica e financeiramente por 19 empresas de vidro que assinaram um acordo vinculativo e que, juntas, representam mais de 90% da produção na Europa.
O Grupo Ardagh foi selecionado para construir o forno em seu local de Obernkirchen, na Alemanha, e fará a solicitação como beneficiário, apoiado pelo consórcio de todo o setor.
Cada um dos parceiros do setor co-financiará o projeto e, em troca, terá acesso à tecnologia e ao know-how. Trabalhar como setor tem muitas vantagens para o subsequente lançamento e escalabilidade da tecnologia.
Adeline Farrelly, secretária-geral da FEVE, disse: “Estamos fortemente comprometidos em fazer a transição da nossa indústria para uma economia eficiente em recursos e de baixo carbono.
“Saudamos o apoio das instituições públicas e de nossos parceiros, o que nos ajudará a fazer essa transição.”
Saiba sobre o projeto no link abaixo:
https://feve.org/about-glass/furnace-for-the-future/
Deixe um comentário