Simone Baratta, Diretora da Unidade de Negócios de Beleza da vidreira italiana Bormioli Luigi, falou com a Luxe Packaging Insight na preparação para a edição de 2021 da LUXE PACK Mônaco. Ele aborda o impacto da crise e como o show de Mônaco é parte integrante da estratégia da empresa para se recuperar.
Nos últimos 18 meses, nosso setor enfrentou uma crise sem precedentes. O que você fez para se adaptar? Como outras empresas, a Bormioli Luigi, é claro, foi afetada pela pandemia. Nossa receita caiu mais de 20% no ano passado. É importante lembrar que, mesmo antes da crise da saúde, nosso setor estava passando por dificuldades e lutando com uma lucratividade geral menor. Dito isso, estamos em uma posição forte o suficiente para sermos capazes de agir. Começamos fazendo o que era necessário para manter nossas equipes seguras. Em seguida, desligamos um de nossos fornos por cerca de 10 meses para nos preparar para uma redução drástica na demanda e uma total falta de visibilidade.
Em vez de impedir a nossa visão estratégica, a crise confirmou a relevância das prioridades e objetivos que nos propusemos antes da pandemia: a nossa experiência dos últimos meses reafirmou a nossa convicção de que devíamos mudar de marcha, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade. , que é inegavelmente um impulsionador no setor de beleza de hoje. E foi exatamente isso que fizemos: 2020, finalmente, tornou-se um período de espera que nos permitiu finalizar vários eco-projetos em andamento relacionados à inovação de processos e produtos.
O que você pode nos contar sobre essas inovações?
Em relação ao processo, além da opção pela soldagem por fusão elétrica, nossos esforços para gerar menos resíduos, bem como reduzir a quantidade de água e energia que utilizamos, valeram a pena: Bormioli Luigi foi premiado com o status Platinum EcoVadis. Com uma pontuação de 75/100, as fábricas de nossa divisão de beleza em Parma e Abbiategrasso estão entre as unidades de fabricação 1% mais sustentáveis do mundo.
Em termos de inovação de produto, optamos por quatro abordagens: redução (fortalecendo nossa coleção ecoLine), recargas, alternativas de vidro ao plástico e integração de PCR. Agora oferecemos 15% de PCR para perfumaria de alta qualidade e até 40% para masstige cosméticos e perfumaria. E em 2022, pretendemos dedicar um forno especificamente para a segunda opção. As marcas, é claro, serão capazes de combinar opções para aumentar o valor agregado “sustentável” de seus contêineres.
Para simplificar, continuaremos a expandir nossas linhas de produtos com design ecológico, melhorando seu desempenho ecológico. Por exemplo, na Luxe Pack Monaco, além das nossas novas ofertas em decoração reciclável com verniz à base de água isento de metais pesados, apresentaremos o Bormioli Recarregável, um frasco de vidro com copo de vidro removível e recarregável de 50ml equipado com um patenteado sistema de inserção, projetado internamente. Também apresentaremos três novas referências para maquiagem, incluindo um rímel direto para o mercado e brilho labial com tubos de vidro, bem como um tubo de batom recarregável. Sem falar no nosso vidro anti-UV, que incorpora agentes filtrantes no próprio corpo do vidro. Desenvolvemos a solução em resposta à necessidade de fornecer proteção específica para fórmulas limpas sem conservantes que estão crescendo em popularidade.
Qual será o papel da Luxe Pack Monaco este ano em sua estratégia de recuperação?
Estou com o Bormioli Luigi há 20 anos e acho que nunca senti falta do Luxe Pack Monaco. A feira sempre foi um acontecimento importante, mas este ano é particularmente significativo: à medida que emergimos deste período extremamente difícil, que tem exigido uma nova abordagem ao relacionamento com o cliente, será a primeira ocasião que teremos de nos reconectar com nossos parceiros cara a cara. E claro que finalmente teremos a possibilidade de apresentar nossas inovações que, por causa da pandemia, não tiveram muita visibilidade.
Vou repetir: apesar das dificuldades pelas quais passamos, somos fortes, otimistas em relação ao futuro e determinados a participar do que esperamos que seja uma recuperação robusta. Embora a visibilidade continue limitada, está claro que o mercado está se recuperando, com cosméticos e cuidados com a pele liderando o ataque. Não sabemos em que grau a demanda está sendo impulsionada pela reposição de estoque e quanto reflete a demanda do consumidor final. Também não sabemos quando a demanda voltará aos níveis pré-pandêmicos, mas está claro que a recuperação terá que atender às expectativas de sustentabilidade. E, a partir dessa perspectiva, estamos convencidos de que produtos com design ecológico provarão ter o melhor desempenho. Nesse sentido, temos um papel fundamental a desempenhar no apoio à recuperação – um papel proativo.
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