Os resultados do primeiro trimestre do Sisecam mostram que 33% da receita foi gerada em vidro plano, 24% em embalagens de vidro, 22% em produtos químicos, 16% em artigos de vidro (domésticos) e os 6% restantes em outras operações. A receita total aumentou 18% em comparação com o mesmo período em 2019 para TRY4,6 bilhões, enquanto o lucro bruto aumentou 16% em TRY 1,5 bilhões, com uma margem de 32%.
A receita total de vidro plano caiu 1%, devido principalmente a menores volumes de vendas e preços, embora as operações na Turquia tenham permanecido relativamente fortes. Em comparação, a receita e a lucratividade na Europa caíram devido a uma contínua tendência de queda nos preços de vidro plano, redução dos volumes de vendas de vidro arquitetônico e diminuição da receita de encapsulamento.
Maiores volumes de vendas foram registrados na Rússia, enquanto a contribuição da operação principal da Sisecam na Índia foi a mesma do primeiro trimestre de 2019. As atividades de fabricação da unidade de vidro arquitetônico foram adaptadas como resultado da atual crise do Covid-19 e os ajustes necessários foram feitos.
A divisão de embalagens de vidro da Sisecam registrou uma melhoria de 43% na receita, para TRY 1,1 bilhão, com as vendas turcas aumentando em 36%, graças à maior produção e ao melhor desempenho das exportações.
As vendas de artigos de vidro para uso doméstico aumentaram 8%, para TRY 721 milhões ano a ano, graças em grande parte aos maiores volumes de vendas e preços no mercado doméstico turco, juntos com um desempenho positivo de vendas internacionais em 65% do total. Preços mais baixos do gás no búlgaro na planta da Sisecam, um melhor mix de produtos na Rússia e na Turquia e a depreciação da lira turca foram favoráveis durante o primeiro trimestre. Os planos de utilização de capacidade e otimização de estoque foram iniciados devido às mudanças nas condições de mercado devido ao Covid-19 e algumas linhas foram interrompidas, especialmente na Europa.
Deixe um comentário