A vidraça eslovena Steklarna Hrastnik, uma empresa com mais de 160 anos de tradição, está agora se posicionando nos mercados de perfumes e bebidas alcoólicas de luxo. A empresa, de propriedade do grupo suíço GlobalGlass, é conhecida pela pureza e qualidade de seu vidro que é amplamente reconhecido por brilhar como cristal, e por sua capacidade de produzir as formas de vidro mais exigentes tecnicamente. Há três anos, lançaram uma estratégia de investimento e inovação para sustentabilidade e embalagens de vidro inteligente. O CEO Peter Cas revelou os projetos deste novo player para o Premium Beauty News.

Premium Beauty News – Como você conseguiu sua transição para o mercado de luxo, em particular para perfumes?

Peter Cas- Nossa decisão de entrar no mercado de perfumes de luxo foi baseada no valor agregado que podemos oferecer aos nossos clientes e às nossas principais vantagens competitivas: pureza de vidro, flexibilidade excepcional no que diz respeito à quantidade e nossa capacidade de produzir as formas mais tecnicamente exigentes. Nos últimos três anos, todos os nossos investimentos foram focados em melhorar nossas atividades de produção e gestão para consolidar e aumentar nossa posição no segmento de luxo. Por exemplo, há cinco anos, criamos um roteiro de cinco anos para a nossa transformação da Indústria 4.0: isso nos ajuda a reduzir significativamente o tempo de mercado. Também nos guiou em nosso processo de transição de um produtor geral de louças para especialista em vidro de embalagem. Hoje, nossas capacidades de produção atingem 285 toneladas de vidro por dia. Ao todo, nosso investimento nesse processo foi de 40 milhões de euros, ao longo de três anos.

Premium Beauty News – É também uma transição para uma produção mais ecológica?

Peter Cas – Definitivamente! Em 2020, investimos 26,2 milhões de euros em nossas capacidades de produção. No centro desse investimento está nosso novo forno G, que se baseia na tecnologia mais limpa disponível hoje – a tecnologia de oxigênio, que garante menos consumo de energia, mas melhor produtividade. Embora as capacidades de produção tenham aumentado, evitamos qualquer impacto ambiental adicional.

Em 2021, também terminaremos nossa nova planta de oxigênio criogênico no local, que fornecerá oxigênio puro e sustentável para nosso novo forno. A sustentabilidade tem um papel fundamental em nossas escolhas em relação às tecnologias de produção. Por isso conseguimos reduzir nossas emissões de CO2 e consumo de energia em 8% e 12%, respectivamente, em 2019, em relação a 2015, ao mesmo tempo em que aumentamos nossas capacidades de produção.

Além disso, há três anos, começamos a desenvolver a tecnologia de hidrogênio como parte de um projeto piloto. No ano passado, nos tornamos os primeiros da nossa região a confirmar experimentalmente a descarbonização do derretimento de vidro com hidrogênio obtido com fontes renováveis. A nova fornalha G está pronta para esta tecnologia inovadora.

Na segunda unidade de produção, o forno B será convertido em um forno de regeneração híbrida, que utilizará 60% de eletricidade verde. Ele ajudará a substituir nosso consumo de combustíveis fósseis por um terço da energia verde, aumentar a eficiência energética do forno em 10%, e reduzir nossa pegada de carbono em um quinto até 2025.

Premium Beauty News – Você também aplica essa abordagem sustentável aos seus produtos?

Peter Cas- Absolutamente. Em 2019, também lançamos um projeto piloto focado em decoração inteligente e funcionalização de produtos de vidro. Um aspecto importante do projeto envolve o design ecológico. No que diz respeito à decoração, pretendemos utilizar apenas cores que não contenham metais pesados e introduzir aditivos orgânicos para cores padrão, a fim de torná-los mais sustentáveis. Graças à IA e à realidade aumentada, que serão implementadas, poderemos acompanhar de perto todo o processo para otimizar o consumo de matérias-primas, como cores e solventes, bem como o consumo de energia. Este projeto será concluído dentro de dois anos.

Premium Beauty News – Além do ecodesign, em que seus esforços de inovação estão focados?

Peter Cas- Desenvolvemos embalagens inteligentes que criam contato direto entre o comprador e a marca. Nossas embalagens inteligentes fornecem informações adicionais que a marca opta por revelar aos seus consumidores, como onde foi feita a fragrância específica, que a planta extrai contém, etc. Além disso, a embalagem inteligente também reduz o tempo de processo de compra, possibilitando que os compradores acessem o site da marca quando querem a recompra de um produto. Vários recursos como sons e cores podem ser adicionados à embalagem durante o período de promoção para que ela possa pulsar de acordo com a música ou mudar de cor. Claro, a utilidade de funcionalidades adicionais depende da fragrância em si. Apesar do fato de que a embalagem inteligente está carregando a etiqueta eletrônica, ela pode ser facilmente reciclada. Sim, mesmo aqui, nosso foco em sustentabilidade permanece presente.

Premium Beauty News – Quais são as suas expectativas para 2021?

Peter Cas- As previsões são muito fortes, pois o mercado permanece imprevisível devido à atual situação de saúde. No que diz respeito à demanda do mercado, prevemos um primeiro semestre difícil, mas deve ser seguido com um forte aumento, uma vez que as campanhas de vacinação terão levado os governos a aliviar as medidas de precaução sanitária. No entanto, graças à nossa capacidade de atender clientes direcionados com serviços adaptados e os melhores produtos em sua categoria, acreditamos que nosso crescimento e participação no mercado continuarão subindo.

Agora, quanto à distribuição de produtos padrão e personalizados, pretendemos continuar aumentando a participação no mercado. As novas formas de diferentes tamanhos e os novos volumes para as formas existentes nos ajudarão significativamente a cumprir esse objetivo.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/steklarna-hrastnik-taps-into-the,17900,en

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