Entrevista exclusiva de Peter Čas para a Glass Worldwide

No início deste ano, a eslovena Steklarna Hrastnik parou de fabricar louças de vidro para se concentrar exclusivamente em satisfazer as necessidades de embalagens de vidro de alta qualidade dos setores internacionais de bebidas alcoólicas e perfumaria. Como explica o diretor-executivo Peter Čas, a decisão de se concentrar novamente nesses mercados premium estimulou uma série de projetos de investimento de alto perfil nos últimos anos, incluindo o comissionamento do novo forno a oxigênio da empresa em novembro. A versão completa deste artigo aparece na edição de novembro/dezembro da Glass Worldwide que foi enviada globalmente e também agora está disponível gratuitamente em seu arquivo digital.

 


 

A decisão da Steklarna Hrastnik de reorientar suas atividades inteiramente em bebidas alcoólicas de qualidade premium e fabricação de embalagens de vidro de perfumaria não foi tomada de ânimo leve. É o ápice de um detalhado programa de investimento de três anos que ajuda a empresa a focar em seus principais pontos fortes de excelência operacional e responsabilidade ambiental. Nosso objetivo estratégico é que estejamos posicionados no segmento de qualidade premium de espíritos e perfumaria e capitalizarmos nossos principais pontos fortes, ou seja, a qualidade excepcional do nosso copo, o knowhow de nossos colaboradores para produzir os produtos tecnicamente mais exigentes, juntamente com nossa flexibilidade e agilidade” Peter Čas, ceo confirma.

Čas assumiu a gestão da Steklarna Hrastnik em 2017, baseando-se em sua experiência anterior de liderar outras empresas baseadas na produção, onde um dos principais objetivos estratégicos era alcançar a excelência operacional e melhorias na margem EBITDA.

Uma subsidiária da holding GlobalGlass, com sede na Suíça, Steklarna Hrastnik, exige uma rica tradição de experiência em fabricação de vidros, datando de 160 anos atrás. Esse knowhow, combinado com a altamente experiente força de trabalho de 550 pessoas da empresa, criou uma plataforma essencial para a entrega consistente de inovação nas áreas de desenvolvimento de produtos e expertise em fabricação. Uma estrutura de gestão plana é operada nas vidraças Hrastnik, envolvendo apenas oito gerentes mais gerentes de linha, abrangendo todas as principais áreas de produção. Essa abordagem proporciona maior flexibilidade e agilidade entre os processos.

A transição do fabricante de vidro para longe da louça e sua concentração na fabricação de embalagens premium criou condições para a implementação de uma produção ainda mais capaz e eficiente. A longo prazo, isso posiciona o negócio a ser altamente competitivo nos setores globais de perfumaria e espíritos. Os mercados francês, italiano, britânico e norte-americano são alvos estratégicos importantes, onde os clientes mais importantes são proprietários de marcas high-end e distribuidores de embalagens de vidro.

 

Steklarna Hrastnik chama uma rica tradição de experiência em fazer vidros, datando de 160 anos atrás.

 

ÚLTIMA LOJA DE PRODUÇÃO

Em agosto deste ano, a Steklarna Hrastnik iniciou seu maior investimento relacionado à produção em mais de uma década, especificamente o investimento de € 18,5 milhões em um novo forno a vapor e tecnologias associadas para a produção de embalagens de vidro premium. Além da criação do forno G, o projeto pedia a compra de novas máquinas is e a automação de processos de produção complementar.

Este último inclui a criação da própria produção de oxigênio da fábrica, a atualização da planta de lote, a automação de transporte de lote e cullet etc. O projeto está previsto para começar em novembro de 2020.

É claro que esse investimento desempenha um papel fundamental no alcance do nosso objetivo estratégico em relação ao aumento da participação de mercado no segmento high-end, tanto nos mercados de bebidas alcoólicas quanto de perfumes”,diz Peter Čas. “Isso nos permitirá incorporar as mais recentes e mais limpas tecnologias e abordagens inovadoras em nossa produção. Por exemplo, o novo forno G é um bom exemplo de tecnologia limpa, pois funcionará com o uso conjunto de oxigênio, eletricidade e gás natural. Além disso, nos permitirá produzir recipientes de vidro ainda mais complexos e ganhar os projetos mais prestigiados.”

De acordo com o Sr. Čas, em comparação com o forno existente do local, o novo forno G também será mais eficaz, pois o uso da melhor tecnologia disponível e atualizações futuras permitirá capacidades ainda maiores. O investimento foi planejado com uma visão estratégica do futuro em mente. O forno será preparado para a implementação de tecnologias inovadoras que também permitem o uso do hidrogênio como fonte de combustível.

Também fornece uma instalação de produção adicional e separada que será usada exclusivamente para a produção de embalagens de vidro, trazendo segurança adicional para os clientes.

Mais eficiente do que o forno existente da fábrica, o forno G entregará 120 toneladas/dia. Isso eleva a capacidade total de produção do local para 285 toneladas/dia. O principal fornecedor para tecnologia e engenharia de fornos é a SORG, enquanto o fornecedor nomeado pela empresa de máquinas IS é Bucher Emhart Glass. Os sistemas de lote e cullet foram originados da EME e os lehrs de annealing foram adquiridos de Antonini.

Outros fornecedores envolvidos no projeto se estendem desde empresas europeias conhecidas na indústria de vidro até fornecedores locais em instalações, serviços e engenharia. Uma usina de oxigênio criogênico no local será instalada em 2020/2021 que fornecerá oxigênio puro e sustentável. Esta tecnologia será entregue pela Messer Engineering.

 

AUTOMAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO

Uma série de projetos-chave também serão realizados nas áreas de digitalização, automação e robotização nos próximos meses. Esses investimentos incluirão a compra de linhas de inspeção avançadas com máquinas de inspeção, paletizadores automáticos e automação em logística (AGV), além de outras soluções e tecnologias logísticas. A equipe de investimentos da Steklarna Hrastnik já está engajada no desenvolvimento intensivo desses projetos.

Juntamente com a Siemens, a glassmaker já havia desenvolvido um roteiro de digitalização personalizado para os cinco anos até 2023, que inclui recomendações de tecnologia programadas e dados de retorno sobre o investimento. Segundo Peter Čas, este documento é extremamente importante para a transformação da empresa na Indústria 4.0. Com a transformação inteligente, poderemos melhorar adicionalmente nossa capacidade de produzir as formas mais tecnicamente complexas e alcançar ainda mais precisão em nossa produção. Isso nos permitirá aumentar ainda mais a qualidade, a produtividade e a eficiência, o que reduzirá radicalmente o tempo de comercialização.”

 

Uma série de projetos-chave também serão realizados nas áreas de digitalização, automação e robotização nos próximos meses.

 

DECORAÇÃO INTELIGENTE

Outro importante projeto de investimento está ligado à decoração. No ano passado, Steklarna Hrastnik iniciou o projeto de demonstração piloto da DEKOR para decoração inteligente e funcionalização de produtos de vidro. Um aspecto importante do projeto envolve o design ecológico.

Nosso objetivo é usar apenas cores que não contenham metais pesados, bem como introduzir os chamados bio-aditivos em cores clássicas, tornando-os ainda mais sustentáveis Peter Čas explica. “Vamosmonitorar esse aspecto através da plataforma.”

O projeto incluirá a instalação de uma nova decoração automatizada e linha de acabamento. Utilizando IA e realidade aumentada, será possível monitorar todos os processos com mais precisão, otimizando assim o consumo de matérias-primas como cores e solventes, bem como energia. Ambos contribuirão para o aumento do uso de processos ecológicos. Este projeto será concluído nos próximos dois anos.

 

TECNOLOGIA DE HIDROGÊNIO

Outro projeto envolve levar a tecnologia de derretimento de vidro à base de hidrogênio a um nível industrial e representa um dos maiores projetos voltados para a sustentabilidade da indústria de vidro. Tendo concluído recentemente a etapa piloto desta tecnologia inovadora, este projeto permite a substituição de uma parte da energia de combustível fóssil (gás natural) por hidrogênio, reduzindo assim a pegada de carbono. Potencialmente, seu principal benefício está na opção de implementar o sistema com tecnologias de forno existentes que são alimentadas pelo gás natural, bem como a flexibilidade do sistema, pois permite a descarbonização usando hidrogênio em qualquer estágio, sujeito a fontes de energia renováveis disponíveis. Isso significa que podemos definir, durante o próprio processo (meio processo) quanto hidrogênio e quanto gás natural usaremos”, diz Peter Čas.

Como mencionado anteriormente, o forno G incluirá tudo o que for necessário para a implementação desta inovadora tecnologia de hidrogênio. O projeto se concentra em um procedimento tecnológico alternativo para a produção de hidrogênio. No âmbito do projeto piloto, o hidrogênio verde é extraído da água usando eletrólise e energia de fontes renováveis (usina solar). “Vamosextrair hidrogênio sem uma pegada de carbono em escala industrial usando eletrólise de água e eletricidade verde como fonte de energia.” Planeja-se reduzir a emissão de CO2 em escala industrial em 20% nos próximos cinco anos.

Nessas e em outras áreas do processo produtivo, os fornecedores do setor são amplamente incentivados a alcançar e implantar novas tecnologias e soluções. Somos um produtor de vidro único por ter os mais altos requisitos em termos de qualidade do produto, um nível muito alto de versatilidade (gama de portfólio), formas muito exigentes no portfólio e altas demandas por sustentabilidade O Sr. Čas confirma. Como resultado, exigimos fornecedores flexíveis com soluções, e muitas vezes na Steklarna Hrastnik, uma oportunidade é oferecida para testar a tecnologia, pois muitas vezes somos um ‘pioneiro’ em tecnologias avançadas. Juntos, podemos, portanto, explorar esse potencial como uma situação em que todos ganham.”

 

O projeto se concentra em um procedimento tecnológico alternativo para a produção de hidrogênio.

 

SUCESSO DE RECRUTAMENTO

Os investimentos também trazem mudanças nos perfis e números de funcionários e nos últimos três anos, Steklarna Hrastnik vem reduzindo gradualmente, mas simpaticamente, esses números, especialmente em posições que foram substituídas por máquinas. Ao mesmo tempo, o vidraçairo está atraindo funcionários altamente educados e de alta qualidade para Hrastnik. Esse desafio foi enfrentado internamente e externamente pela construção da ‘Marca empregadora’, que é responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e tem um papel estratégico dentro da empresa.

Internamente, dedicamos atenção especial ao novo procedimento de onboarding associado, que também foi revisto Peter Čas explica. Todos os novos funcionários recebem um pacote de boas-vindas e um mentor e treinadores internos garantem que os recém-chegados se acostumem com seu novo ambiente o mais fácil e rápido possível.”

Os treinadores desempenham um papel mais informal. Eles têm a tarefa de garantir que o primeiro dia de trabalho seja agradável e bem estruturado, mas também com a instilação da confiança do candidato na organização. Circulação, onboarding e educação, um mentor acessível e profissional e feedback abrangente do gerente ou gerente de linha garantem que o onboarding seja eficaz e agradável. O feedback é positivo e as novas contratações, consequentemente, recomendam Steklarna Hrastnik como um excelente empregador O Sr. Čas confirma. Também designamos embaixadores internos de diversas áreas profissionais que representam Steklarna Hrastnik em eventos e redes sociais e atuam como o rosto da empresa.”

A colaboração do vidraça com centros de ensino médio foi intensificada, além de se engajar em diversos projetos de RH que visam servir de ponto de encontro com potenciais novos colaboradores. O objetivo é comunicar uma imagem abrangente de um empregador atraente através da mídia e das redes sociais. Tudo isso nos ajuda a atrair pessoas com conhecimentos específicos que são necessários para nossa transformação. São engenheiros elétricos e mecânicos, engenheiros de mecatrônica, especialistas em TI e profissionais de banco de dados. Prêmios na área de HRM também contribuem para esse objetivo. Este ano, nosso Diretor de RH recebeu o prêmio de melhor gerente de RH na Eslovênia.

 

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Há muitos desafios a serem enfrentados, incluindo um ambiente econômico volátil. No entanto, o Sr. Čas enfatiza o objetivo da Steklarna Hrastnik de se posicionar no nicho premium de qualidade de bebidas e perfumaria e se tornar líder no campo das tendências e abordagens pioneiras para reduzir a pegada de carbono na indústria de vidro. Estamos aqui para ficar, para estarmos posicionados entre os melhores do mundo, e nossos processos, investimentos e decisões são dedicados a esses objetivos.”

 

Fonte:. https://hrastnik1860.com/exclusive-peter-cas-interview-for-glass-worldwide-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *