A Piramal Glass se descreve como pioneira no uso da tecnologia digital na fabricação de vidro. Trabalhando com marcas globais como a Microsoft, transformou seus procedimentos operacionais para incluir a tecnologia digital no processo de fabricação. Greg Morris conversou com seu CDO e CIO, Poorav Sheth.
Quando o CEO da Microsoft deu um documento de conferência sobre a transformação digital na Piramal Glass, foi um dos momentos de maior orgulho da época de Poorav Sheth na empresa.
A fabricante de vidro para contêineres indiana trabalhava com a maior empresa de software de computadores do mundo em sua jornada digital. A parceria teve tanto sucesso que a líder da Microsoft, Satya Nadella, discutiu a transformação digital da empresa para vários CEOs globais em uma conferência global.
Para o diretor digital e o diretor de informações da Piramal Glass (foto abaixo), o momento representou a validação do que a empresa havia conseguido nos últimos anos.
Visão
Embora terminologias como Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Big Data e Manufatura Inteligente parecessem algo de um filme de ficção científica, há alguns anos, elas fazem parte do vocabulário de Piramal Glass hoje.
Isso ocorreu em parte graças ao seu vice-presidente, Vijay Shah, que previu que essa tecnologia poderia atrapalhar a indústria e trazer maior eficiência ao processo de fabricação de vidro.
Sheth ingressou na empresa há quase quatro anos, depois de uma carreira anteriormente trabalhando com um provedor de serviços de TI, ajudando os clientes com sua transformação digital. Depois de conhecer o Sr. Vijay Shah, vice-presidente da Piramal Glass, ele ficou empolgado com sua visão.
Sheth disse: “Quando entrei, era uma abordagem limpa. O papel era como alavancar algumas dessas tecnologias emergentes ou da nova era para transformar os negócios, de modo que esse era o estatuto geral. ”
Embora o Sr. Sheth fosse um novato na indústria do vidro, ele estava familiarizado com a fabricação graças ao seu histórico familiar. Ele começou a ganhar o máximo de conhecimento possível sobre vidro.
“A indústria do vidro tem poucos pontos de referência; portanto, não era como ingressar na indústria automobilística e conversar com as pessoas para descobrir como é a indústria. O vidro é uma indústria de nicho e muitas coisas que encontrei por conta própria. Os primeiros três meses foram de descoberta, compreensão dos negócios e do processo, foi muito interessante. ”
A Piramal Glass criou uma estratégia digital e trabalhou com parceiros para identificar alguns dos processos em que a tecnologia digital poderia ser aplicada.
Sheth visitou fábricas e escritórios em outros setores para ter uma idéia de como o digital poderia ser usado na fabricação de vidro. Uma série de workshops foi organizado com as equipes de negócios da empresa para identificar onde o digital poderia ser implementado.
Um total de 60 casos em toda a empresa foram identificados, onde o digital poderia ser aproveitado para melhorar os negócios. Estes foram priorizados e a empresa começou a implementar. Ele se concentrou em quatro temas: fabricação inteligente, cadeia de suprimentos inteligente, um local de trabalho digital e a experiência do cliente.
Sheth disse: “Nossa visão geral é como tornar a Piramal Glass uma organização orientada a insights, transformar a experiência do cliente, aprimorar a experiência de operação e gerar novos modelos de receita, alavancando a tecnologia digital”.
Como muitas fábricas de vidro, seus locais costumavam usar muito papel e processos manuais.
Em 2017, a equipe digital pilotou três linhas de produção em sua planta de Kosamba, Gujarat, na Índia, integrou-as com equipamentos digitais e as conectou à nuvem. Ele usou as plataformas IoT do Microsoft Azure para obter visibilidade em tempo real de suas operações de fabricação e analisar os defeitos em vários estágios.
Para facilitar a transformação, a Websym, parceira da Microsoft, trouxe seu sistema de monitoramento de fábrica hospedado no Microsoft Azure.
Usando o Hub IoT do Azure, os dados dos equipamentos e dos sensores de linha de produção de alta velocidade foram enviados para a nuvem para análises adicionais.
Com seus parceiros de tecnologia, a Piramal Glass desenvolveu uma solução Real Time Manufacturing Insights (RTMI), para fornecer perdas, relatórios de produção e fluxos de trabalho de controle de qualidade, além de KPIs nos computadores pessoais e smartphones do pessoal da fábrica.
Os alertas são enviados por SMS, email e notificações push sempre que houver uma anomalia detectada ou uma queda na eficiência da produção.
Esse foi o sucesso da RTMI que foi aumentado para 60 linhas de produção nas fábricas da Piramal Glass na Índia, Sri Lanka e EUA, dentro de seis meses.
A empresa está empurrando os dados para uma plataforma maior e construindo modelos de IA que podem prever certas coisas, como falhas de qualidade e quais são os melhores parâmetros para determinadas tarefas. Da mesma forma, os dados podem ser integrados a um forno – conhecido como twin digital do forno – para mais análises, como correção da temperatura e redução do consumo de energia.
A tecnologia trouxe muitos benefícios, com o mais notável sua eficiência de produção.
“Dependendo de qual produto ou linha de produção, isso foi de 1 a 2% no primeiro ano, o que na indústria do vidro é um grande negócio.”
Embora a empresa tenha feito um grande progresso em sua jornada digital, ainda há um caminho a percorrer antes de chegar ao seu destino.
“Somos os pioneiros, porque tomamos muitas decisões precoces ao avançar nessa direção.
“Mas ainda estamos longe, em termos do estado ideal. Recentemente, começamos a adquirir os dados e a construir os modelos, mas implementá-los, operacionalizá-los e alcançá-los é algo que levará um período de tempo. ”
Ele quer enfatizar que os humanos ainda têm um papel vital a desempenhar no processo de fabricação de vidro. O treinamento foi realizado para aprimorar os funcionários e familiarizá-los com os novos processos.
Ele organizou um programa de treinamento de campeões digitais que ajudou a treinar pessoas do processo de produção sobre maneiras de trabalhar com a nova tecnologia.
“Queremos que algumas das principais equipes de operações sejam capacitadas o suficiente para assumir algumas dessas principais iniciativas de ciência de dados.
“Queremos aumentar a tomada de decisões para os funcionários e ajudá-los a tomar a decisão certa no momento certo. A tecnologia e os dados os ajudarão a tomar a decisão correta.
“A fabricação de vidro é uma arte e o que estamos fazendo é misturar a ciência com a arte.”
Também modificou outras áreas da organização. Usando a telemática, um produto pode ser rastreado a partir do momento em que sai de uma fábrica de vidro até atingir um cliente.
Portanto, mesmo que esteja em um navio no meio do oceano, Piramal pode dizer com confiança a um cliente onde está um recipiente de vidro e quando ele deve recebê-lo.
Da mesma forma, seus armazéns possuem sistemas completos de rastreamento, permitindo rastreabilidade completa dos produtos.
A empresa possui um centro de inovação onde os funcionários são convidados a enviar idéias por meio de seus smartphones ou desktop. Está em funcionamento há três anos e até agora gerou 16.000 ideias, das quais 250 foram convertidas em projetos.
Também formou uma sala de aula digital, que foi particularmente benéfica para o treinamento de replicação difícil, como a manutenção do forno. Também construiu uma plataforma de realidade virtual que permite que as pessoas visitem a fábrica e interajam com seu funcionamento.
O vidro é considerado um setor Business to Business, mas a Piramal introduziu elementos Business to Consumer em sua experiência do cliente, incluindo um aplicativo da sua gama de produtos.
Também construiu um aplicativo de fone de ouvido de realidade virtual inteiro, onde os clientes podem fazer um tour de 360 graus na fábrica.
Um grande foco como resultado da implementação cibernética tem sido sua segurança cibernética. Ele trabalhou com a Microsoft e outros fornecedores para garantir que não seja vulnerável a ataques de hackers. Possui um diretor de segurança da informação e uma equipe de arquitetura de tecnologia que valida sua tecnologia da informação e sua tecnologia operacional. Embora sua base de clientes esteja às vezes a milhares de quilômetros de distância em lugares como a França, as novas tecnologias permitiram que ela se aproximasse mais de seus clientes.
Avanços gigantes foram feitos pela Piramal Glass em um espaço relativamente curto de tempo. Mas mais avanços – como o aumento do uso da robótica – serão comuns nos futuros estados Sheth.
“Se você pode combinar humanos, robótica e IA para trabalhar sem problemas, acho que esse é o objetivo final.”
Piramal Glass, Mumbai, Índia
Deixe um comentário