A bandeira Camiño é um dos pilares do forte crescimento que o Grupo Mateus vem registrando no mercado brasileiro, com cada vez mais protagonismo. Com 34 lojas em operação, sendo 24 no Maranhão e 10 no Pará, o Camiño é um modelo pensado para cidades pequenas, com lojas de 1 mil m², serviços de um supermercado tradicional e um mix entre 7 mil e 9 mil SKUs. “Nós estamos nos transformando em referência de consumo nessas localidades, que muitas vezes não têm acesso ao nível de sortimento que nós oferecemos. São lugares que às vezes não têm nem loja refrigerada, com abastecimento diário, produto fresco, entre outras coisas que são normais em centros maiores”, explica Marcelo Korber, Head de Relação com Investidores do Grupo Mateus, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News.

Logística no Centro da Estratégia
  O Camiño é solução para algumas oportunidades identificadas pelo Mateus. Ele começou como um modelo de proximidade, porém, hoje é pensado como uma loja para cidades a partir de 30 mil habitantes, onde o nível de competição é muito pequeno. Além disso, utiliza a estrutura logística atual para abastecimento dessas lojas de uma maneira funcional e otimizada. “O Camiño tem este nome justamente porque são lojas que estão no caminho dos pontos focais da nossa logística. Ou seja, hoje nossos caminhões saem para abastecer uma loja maior, sobretudo um cash & carry, que é o ponto focal da rota. E no caminho dessas lojas maiores, temos várias cidades com esse potencial. As lojas Camiño estão nessa rota. E as que serão abertas entram nesse mesmo conceito”, explica Marcelo.    

Franca Expansão
  A frente de varejo do grupo, junto ao cash & carry, vem puxando o crescimento do Mateus nos últimos anos. Em 2021, foram 44 novas lojas, no total. Para este ano, mais 45 inaugurações estão programadas. “Nossa expansão vai ser focada em Norte e Nordeste. Mas, principalmente no Nordeste, após completar a entrada em 6 novos estados – Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. E, por ora, não há intenção de sairmos dessas regiões. Nós vemos pela frente, no mínimo, mais 10 ou 15 anos de muito trabalho e desenvolvimento para acontecer no Norte e Nordeste”, afirma Marcelo Korber. O cash & carry hoje já representa cerca 50% do faturamento do grupo, enquanto o varejo, pouco mais de 30%. Os formatos de eletro e atacado tradicional complementam o faturamento total da empresa.

Destaque Nacional
  O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte e Nordeste e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Foi destaque na análise que o Jornal Giro News fez do ranking da ABRAS, sobre as redes que mais cresceram em faturamento em 2021. Ficou na segunda posição desta análise, com alta de 25%. Atualmente, o grupo possui 218 lojas em operação, sendo 68 de varejo, 48 de atacarejo e 102 de eletro. Por estado, são 125 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 13 no Piauí, 3 no Ceará, 2 na Bahia e 1 em Pernambuco.

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/a-inteligencia-e-o-caminho-68482/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *