A China fechou parcialmente o terceiro porto de contêineres mais movimentado do mundo devido à infecção de um trabalhador por Covid-19, o que pode causar mais perdas às cadeias de suprimentos e ao comércio global já sob tensão antes da temporada de compras de fim de ano.

Todos os serviços de entrada e saída de contêineres no terminal de Meishan, no porto de Ningbo-Zhoushan, foram interrompidos na quarta-feira até novo aviso devido a uma “interrupção do sistema”, segundo comunicado do porto. Um funcionário testou positivo para o coronavírus, disse o governo da cidade do leste da China.

O terminal fechado responde por cerca de 25% das cargas de contêineres que passam pelo porto, com base em cálculos da consultoria de segurança GardaWorld, segundo a qual “a suspensão pode impactar gravemente a movimentação e o transporte de cargas”. A alemã Hapag-Lloyd disse que haverá atraso nas viagens.

Este é o segundo fechamento recente de um porto chinês devido ao coronavírus. No final de maio, o porto de Yantian, em Shenzhen, ficou fechado por cerca de um mês. Com a interrupção, os produtos foram devolvidos à fábricas e pátios de armazenamento com possível aumento das taxas de frete, que estão em níveis recordes e são fonte de inflação.

O receio é que essa nova paralisação prejudique ainda mais o transporte e o fornecimento de mercadorias, o que reduziria o crescimento e elevaria os preços. Um fechamento prolongado em Ningbo pode ser especialmente negativo para a economia mundial, porque o comércio marítimo geralmente aumenta no fim do ano, quando empresas embarcam produtos para a temporada de festas.

“Pode haver consequências de longo alcance na Black Friday e na temporada de compras de fim de ano” e as próximas 24 horas determinarão se há um grande surto ou não, disse Josh Brazil, vice-presidente de marketing da project44, uma empresa de inteligência da cadeia de suprimentos. “Uma das poucas certezas em 2021 são os atrasos endêmicos e o fato de que as condições podem mudar quase de um dia para o outro.”

Além do terminal fechado, os contêineres para embarque nos demais terminais do porto devem diminuir. O porto agora só aceitará contêineres dentro de dois dias da hora estimada de chegada do navio, segundo documento da empresa de transporte e logística CMA CGM.

As maiores exportações por meio de Ningbo no primeiro semestre foram de produtos eletrônicos, têxteis e manufaturados básicos e de ponta, segundo a alfândega da cidade. As principais importações incluíram petróleo, eletrônicos, químicos brutos e produtos agrícolas.

Falando sobre o surto, Hugo De Stoop, CEO da transportadora de petróleo Euronav, disse que “haverá impacto sobre a demanda por petróleo na China, mas a duração do impacto não está clara.”

Para surtos nos portos, “as autoridades chinesas são muito rígidas. Quando descobrem um caso, são muito rápidos em fechar, isolar trabalhadores, isolar os colegas de trabalho que tiveram contato com aquele trabalhador específico e, em seguida, reabrir o mais rápido possível”, disse Stoop à Bloomberg Television na quinta-feira, acrescentando que esse rigor para combater surtos de Covid-19 podem afetar os mercados.

Todos os contatos próximos do trabalhador infectado foram identificados e estão em quarentena, de acordo com comunicado da cidade de Ningbo. Um porta-voz do porto que não quis ser identificado disse que não havia novas informações quando contatado na quinta-feira.

Fonte:. https://br.financas.yahoo.com/noticias/china-fecha-parcialmente-3-porto-105523794.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS5ici8&guce_referrer_sig=AQAAAAuRpEBI2VKdWGCup6oVpeAQtirv4a2tuwDaUY0bHCCAYs46nGvYWcpVpABk4RyQj5uW9gcbyZEF3DaQa7xP7aRI0Ep7gGjnPD6m5Ul6ummo6VYwk5VF5JvOrFajkTvPCkcO-dij8TjiQZ6n4GNvdEG4xR3fCUwMpc0P0DswfWxS

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