A líder mundial de vendas diretas está investindo US$ 150 milhões para transformar a operação brasileira em umas das 10 maiores de sua rede.

Rossana Sadir, presidente das operações da Amway do Brasil
Rossana Sadir, presidente das operações da Amway do Brasil

Com quase 60 anos de história, a norte-americana Amway é a maior companhia de vendas diretas e marketing multinível do mundo, com faturamento global de US$ 8,6 bilhões no último ano. Presente em mais de 100 países, a empresa de produtos para a casa, beleza e bem-estar chegou ao Brasil no início dos anos 1990, mas só recentemente a multinacional passou a voltar sua atenção para o país.

“Apesar de representar aproximadamente apenas 1% da operação mundial, o Brasil foi eleito pela matriz como o país foco em investimentos”, afirma Rossana Sadir, presidente das operações da Amway do Brasil. A filial brasileira é a que tem crescido mais rápido em todo mundo, com uma média de faturamento 40% maior a cada ano. Em 2017, a receita estimada foi de US$ 300 milhões.

Para a diretora da operação brasileira, a explicação para os bons resultados está no potencial de empreendedorismo do país. “De acordo com o mais recente Relatório Global de Empreendedorismo da Amway, 66% dos brasileiros desejam empreender, o que demonstra a relevância do país para o nosso negócio”, diz.

O Brasil é o sexto maior mercado em vendas diretas, ficando atrás dos EUA, China, Coreia do Sul, Alemanha e Japão. Com mais de 4 milhões de empreendedores no segmento, gerou R$ 45 bilhões em volume de negócios no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. Atualmente, a Amway conta com 200 mil distribuidores – ou “empresários”, como são chamados pela empresa –, no Brasil. Além de vender os produtos da marca, eles podem recrutar outros parceiros e receber uma porcentagem sobre as vendas de sua equipe.

Para seguir crescendo no país e atingir a meta de tornar a filial umas das dez maiores de sua rede em um prazo máximo de dez anos, a Amway está investindo US$ 150 milhões em infraestrutura e no treinamento de seus representantes no Brasil. “Desde 2013, inauguramos lojas em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Cuiabá (para difundir a marca e ampliar o contato com o consumidor). Reformulamos nossas lojas de Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e acabamos de inaugurar mais dois centros de distribuição, em Jundiaí e Cuiabá. Também criamos mais treinamentos para que nossos empresários sejam capacitados e investimos na reformulação dos programas de incentivo, oferecendo mais prêmios, viagens e experiências diferenciadas”, aponta Sadir.

Nacionalizar a produção de seus artigos é outra investida da Amway para ganhar mercado no Brasil. “Certamente a fabricação local de produtos está entre as estratégias para o crescimento. Já começamos a executá-la com a fabricação no Brasil do LOC Multiuso, que é o produto mais vendido na nossa linha de cuidados com a casa. Serão produzidos aproximadamente 600 mil litros por ano”, revela a diretora.

Do seu portfólio, os itens voltados para o lar são os que têm mais saída no Brasil no momento. No último mês de abril, representaram 36% das vendas. Eles foram seguidos pelo segmento de cuidados pessoais, com 33% do volume comercializado. A linha de higiene oral Glister é o destaque na categoria, que também conta com produtos para pele, cabelo, corpo e fragrâncias, além de maquiagem.

A Amway tem ainda outro importante fator de interesse no Brasil. Líder mundial na venda de vitaminas e suplementos para diabéticos, a multinacional tem no município de Ubajara, noroeste do Ceará, a maior fazenda de acerola do mundo. “Além da acerola, que é a principal fonte de vitamina C, a fazenda também possui picão-preto, agrião e eclipta alba. Em mais de 16,5 milhões m², são cultivadas matérias-primas para os produtos da linha Nutrilite que são consumidos no mundo todo”, conclui Sadir.

Fonte: http://www.brazilbeautynews.com/brasil-e-pais-foco-de-investimentos-da-amway,2512

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