Campinas – Flavio Pesiguelo, Head de Recursos Humanos da Natura compartilhou principais insights de gestão da empresa com participantes do programa “Face the Change”.
A Natura, empresa cem por cento brasileira, foi a casa do encontro de encerramento do programa de gestão “Face the Change”, realizado no último dia 24 de julho.
Reconhecida por trabalhar a fundo questões como sustentabilidade e diversidade, a empresa, que hoje conta com um time de mais de 1 milhão de consultoras no Brasil e na América Latina, tem objetivos audaciosos em relação aos temas, que foram compartilhados por Flávio Pesiguelo, Head de Recursos Humanos da Natura. “Traçamos um objetivo como empresa de, até 2020, termos 50% de mulheres em cargos de liderança e 5% de pessoas com deficiência”.
Apesar de já estarem no caminho, com 6% dos colaboradores totais – entram na soma Brasil, América Latina e Europa- se enquadrando em pessoas com deficiências e 64% sendo mulheres, a estruturação para o trabalho de aumento dos números ainda é um desafio.
“O desafio é não realizar a meta pela meta ou cotas, queremos oferecer um crescimento sustentável tanto para esses colaboradores quanto para os números, desenvolvê-los corretamente e oferecermos as melhores oportunidades”, afirmou Flávio.
Ainda sobre os valores de sustentabilidade e diversidade, Flávio afirmou que são os trabalhos desenvolvidos pela Natura nessas importâncias que fortalecem outro pilar importante, o engajamento dos funcionários. “Nós nos mantemos fiéis aos nossos valores, trabalhamos ativamente sob eles, e isso é refletido no engajamento dos nossos colaboradores que acreditam em nossas propostas e se identificam com nosso propósito”.
O propósito da Natura é bem claro, gerar impacto na sociedade deixando o mundo melhor do que encontraram através de um plano de negócios sustentável, tarefa essa diariamente trabalhada por Flávio.
“É muito difícil uma empresa se manter fiel aos seus propósitos enquanto vê o concorrente ganhar Market share, por exemplo, mas nós realizamos isso, não percorremos o caminho fácil de fazer o mesmo que todos, e isso se refletem em números de crescimento e ganho de mercado, porque o consumidor reconhece a verdade em nosso trabalho”, explica Flávio
Centro de Distribuição mais tecnológico da América Latina.
O prédio da Natura visitado pelos participantes do encontro “Face the Change” é um show a parte.
Considerado o CD mais tecnológico da América Latina, as tecnologias aplicadas na Natura permitem que todos os pedidos das revendedoras sejam atendidos com rapidez e excelência, além de possibilitar atividades e interações ainda maiores com as pessoas com deficiência que trabalham no local.
“Se na natura temos um total de 6% de PCD’s apenas aqui nesse centro eles representam 16% dos colaboradores e queremos chegar em 30%”, finalizou Flávio.
Deixe um comentário