Com 120 unidades no Brasil, a empresa baiana de perfumaria e cosméticos inaugurou sua loja-conceito na rua Oscar Freire no início do ano e acaba de instalar um escritório comercial em São Paulo, visando novos negócios e a consolidação da marca.

Mônica Burgos, fundadora da Avatim
Mônica Burgos, fundadora da Avatim

Mônica Burgos era advogada em uma cidade de cerca de 200 mil habitantes no sul da Bahia quando decidiu largar a carreira para estudar moda no Rio de Janeiro. Um professor do curso de Produção e Figurino desenvolvia um trabalho de marketing olfativo para alguns lojistas e assim teve início sua história como empreendedora no ramo dos aromas.

De volta à Bahia, depois de uma bem-sucedida temporada como revendedora de aromatizantes de ambientes artesanais, ela foi convidada por um amigo, César Favero, para abrirem juntos uma empresa. Fundada em Ilhéus, há mais de 15 anos, a Avatim (“cheiros da terra”, em tupi-guarani) começou sua produção com foco em aromatizantes, mas logo depois passou a desenvolver fragrâncias para clientes empresariais, como as marcas como Ellus, Colcci e Arezzo, além de instituições, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A terceira fase veio a partir de 2007, com a criação de uma linha de produtos de perfumaria e cosméticos corporais e a abertura de lojas pelo país: hoje são 120 unidades (entre lojas próprias e franqueadas), distribuídas em 24 estados brasileiros. “Certamente não tínhamos ideia de onde chegaríamos e nem tampouco nesse período de tempo”, diz Mônica Burgos, relembrando o ínicio da Avatim.

A primeira unidade aberta em 2018 não foi uma loja comum, começando pelo endereço: a Rua Oscar Freire, em São Paulo, conhecida como uma das ruas de comércio mais luxuosas do mundo. Chamada de loja-conceito, ela apresenta um layout contemporâneo – diferente das outras unidades da Avatim, que têm um aspecto mais vintage – e dá destaque a artigos premium e de perfumaria fina.

“Ter uma loja-conceito na Oscar Freire nos ajuda a consolidar nossa marca e entregar aos consumidores a mais completa experiência Avatim”, afirma a sócia-fundadora da empresa, que também acaba de instalar um escritório comercial em São Paulo. “Acreditamos que, desta forma, alcançaremos mais agilidade na prospecção de novos negócios”.

Para este ano, a Avatim projeta crescimento de 30% com a inauguração de 40 lojas no país, apostando em um portfólio que combina artigos para ambiente, como difusores, incensos e velas, e de uso pessoal, como sabonetes, óleos corporais e cremes hidratantes. “Atualmente, os produtos de ambiência se equiparam aos produtos corporais em termos de faturamento”, declara Burgos.

Desde 2016, a empresa opera na Espanha por meio de vendas diretas. Um distribuidor importa os produtos da marca, que são comercializados no sistema porta a porta. “Iniciamos nosso processo de internacionalização pela Espanha, mas como o mercado europeu é único, apesar das particularidades de cada região, isso facilita a expansão de nossas vendas”, diz a empresária, que anuncia que a meta não é parar por aí. “Estamos planejando a abertura de uma loja-conceito na Europa até 2019”.

Paralelamente à expansão, a Avatim, como boa baiana que é, não perde um Carnaval. Nos últimos anos, a empresa tem garantido sua presença na festa mais popular do Brasil na forma de fragrâncias exclusivas, que desenvolve para camarotes do Carnaval de Salvador e até para trios elétricos.

Neste ano, o bloco comandado pela cantora Daniela Mercury desfilou pelas ruas da cidade borrifando a fragrância “Cheiro de Banzeiro”, da Avatim, nos foliões. “Começamos nosso trabalho com o marketing olfativo e isso continua em nosso DNA. Cheirar faz parte do dia a dia. Amamos cheiro, vivemos de cheiro e tudo pode ter cheiro”, afirma Mônica Burgos.

Fonte: http://www.brazilbeautynews.com/avatim-projeta-crescimento-de-30-neste-ano-e,2411

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