Presidente da empresa afirmou que a aquisição da The Body Shop deve ser concluída nos próximos dias
A Natura inaugurou nesta quinta-feira (31/08) uma nova sede e centro de distribuição em São Paulo. Apelidado de Nasp (Natura São Paulo), o prédio vai abrigar 1,6 mil funcionários dos setores administrativos da empresa – terá desde a área de tecnologia até um berçário. O novo centro de distribuição é o maior da empresa no mundo, e já está em funcionamento. O centro, segundo João Paulo Ferreira, presidente da companhia, está alinhado à estratégia da Natura de ter “a mais alta tecnologia para obter produtividade, eficiência, e inclusão”.
“A inauguração coincide com um momento muito impotrante para a Natura, e grandes transformações, com avanços na internacionalização por causa da compra da Body Shop”, disse Ferreira. Segundo ele, a aquisição da empresa britânica deve ser concluída ainda em setembro.
O novo centro de distribuição servirá também para a The Body Shop. Nele, 16% dos funcionários têm algum tipo de deficiência física ou cognitiva. A meta da companhia é alcançar 30%, afirmou Josie Romero, vice-presidente de operações e logística. “A gente tem aprendido demais com eles.”
“A empresa se tornou a maior multinacional de cosméticos do Brasil e, daqui a alguns dias, com a Body Shop, irá se tornar a décima maior empresa de cosméticos do mundo”, disse Ferreira. Ele ressaltou que com a aquisição a Natura terá presença em 70 países do mundo. Segundo o executivo, a Natura conta com 100 milhões de consumidores no mundo, número que passará à casa do bilhão após a conclusão da aquisição.
Segundo Ferreira, a venda direta segue no centro da estratégia da Natura, apesar da queda do número de consultoras no ano passado. “As consultoras estão no centro de todas as decisões, estamos em um esforço muito grande de qualificação da nossa rede”, afirma. “Se por um lado houve uma pequena redução no número absoluto, também tivemos um avanço muito rápido da qualificação, e elas têm conseguido ter maiores lucros e atingir um número maior de clientes.”
Por outro lado, Ferreira disse que o canal de varejo e de vendas online começam a crescer em importância para a empresa. “Acreditamos que há uma sinergia entre os canais para atender nossa consumidora, que tem ocasiões de compra diferentes e preza por certas experiências.” O executivo afirmou que a empresa realizou testes que mostraram que esse é melhor modelo “para todo mundo, inclusive para nossa consultora”.
Sobre a aquisição da Body Shop, Ferreira afirmou que a Natura tem uma pequena equipe trabalhando ao lado de um grupo da empresa britânica e da L\’Oreal, atual controladora para garantir. “Essa equipe está focada em garantir que os primeiros dias serão suaves.”
Depois disso, o foco, segundo ele, é “revigorar o negócio, resgatar a tradição da The Body Shop, da Anita Roddick, que tem muito a ver com as raízes da Natura, mas progressivamente vamos criar esse espírito de grupo que vai nos permitir trocar experiências e ter a potência de três marcas com forte identidade [a Natura também tem a marca australiana Aesop], em três canais de compra — online, varejo e venda direta — em 70 geografias”.
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que “a Natura é um ativo para o país. É importante para o Brasil ter boas empresas, e agora uma empresa global”. Ele ressaltou que a companhia une inovação, arquitetura e sustentabilidade à ética empresarial e social, lembrando que a Natura tem uma base de 1,8 milhão de consultoras e consultores.
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