A marca participou de dois painéis no SXSW, além de levar artistas para o festival de música do evento de inovação; empresa foi convidada por agência de marketing, ao lado de Ambev e Embraer.
Enquanto buscar tornar a marca mais conhecida para o público internacional após a aquisição da The Body Shop, a Natura estreou ao lado de outras grandes empresas brasileirasno South by Southwest (SXSW), festival de inovação que acontece em Austin, nos Estados Unidos.
Falando sobre sustentabilidade, a empresa promoveu uma palestra na segunda-feira (12) para uma plateia com brasileiros e estrangeiros, além de shows dos cantores Filipe Catto e Liniker.
A participação da Natura no festival faz parte de uma iniciativa de uma agência de marketing, a Lynx, que também levou para o evento a Ambev, para falar sobre um projeto de água mineral com lucro revertido para o combate à escassez do recurso, e a Embraer, que reuniu uma plateia bastante numerosa para discutir o projeto de transporte urbano aéreo em parceria com a Uber.
“A presença das empresas aqui tem uma curadoria muito grande. O trabalho da Lynx foi esse, entender o que o festival espera […] e como as marcas e empresas brasileiras podem se inserir nisso”, conta Bettina Grajcer, sócia da agência.
Consultora e o ‘blockchain da Amazônia’
Além de Andrea Alvares, chefe de marketing, inovação e sustentabilidade da empresa, a apresentação da Natura no Festival contou ainda com a participação de uma consultora da marca, Maria Ivoneide do Vale, que criou um banco comunitário em sua comunidade na Amazônia, em Belém, ampliado com um prêmio que ela ganhou da Natura pela iniciativa.
Após Ivoneide contar a história do Banco Tupinambá, que inseriu uma moeda local na Baía do Sol e passou a organizar a tomada de crédito, um expectador que estava na plateia a parabenizou, em inglês, por ter criado “o blockchain da Amazônia”.
Já Andrea falou sobre a preservação ambiental nos locais onde é produzida a matéria-prima para diversos produtos da marca. O objetivo, segundo ela, foi “criar maior curiosidade e interesse na própria marca”, e por isso o SXSW foi escolhido para “pavimentar o caminho” de tornar a empresa conhecida em outros mercados.
Mas, enquanto no Brasil a empresa já consegue se posicionar com mais facilidade no assunto da sustentabilidade, em outros mercados isso ainda é um desafio. “A reação das pessoas aqui foi de surpresa. De fato, é uma forma de negócios nova, diferente, e acho que o fato de ser do Brasil também surpreende”, diz Andrea.
“A gente precisa traduzir como valor para o consumidor que entende que você não quer comprar mais insumo do que a natureza está disposta a te dar naquele momento, e que tudo bem”, complementa.
Além do painel corporativo, a Natura também participou da parte musical do SXSW e levou os cantores Filipe Catto e Liniker para se apresentar.
Para Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da empresa, a importância dessa participação foi ajudar a quebrar “uma percepção no mundo ainda muito limitada a alguns estereótipos do brasileiro”.
Ela estava entre os palestrantes de outro painel no evento, sobre design de experiência, e dividiu o palco com o diretor global de eventos da Louis Vuitton, Campbell Wynne Bromberg, e o diretor de propaganda e marketing da HBO, Steven Cardwell. Fernanda falou sobre o projeto Natura Musical.
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