Em momento delicados, a empresária acredita que é essencial manter a franqueza sobre a situação com todos os envolvidos – funcionários, clientes e fornecedores: “Desde o início nós explicamos a situação para os fornecedores e clientes, para que eles compreendessem e confiassem que a mudança de gestão só traria bons resultados. Isso cria solidariedade com o momento do negócio”, afirma.

Luane Lohn fundou a Ciclo Cosméticos a partir da reestruturação de um negócio familiar
Luane Lohn fundou a Ciclo Cosméticos a partir da reestruturação de um negócio familiar

Além disso, Luane considera essencial se cercar de pessoas competentes, que conheçam a área, sobretudo em situações como a dela, que tinha experiência em gestão, mas não no mercado de beleza.

Como empresária, ela também foi buscar mais capacitação na área: fez um MBA em gestão empresarial, começou a ler e visitar os negócios voltados ao setor de cosméticos, ler revistas especializadas e conversar com pessoas relacionadas à àrea.

Atualmente, a empresa atende de Norte a Sul do Brasil, distribuindo para grandes varejistas, farmácias e outros comércios. “Eu estou constantemente viajando para descobrir tendências do mercado de outros países, mas principalmente do meu consumidor. Eu costumo visitar os lojistas parceiros, porque são eles que estão em contato direto com o cliente, para saber o que ele quer”, conta ela, que muitas vezes se surpreendeu com pedidos que não imaginava que seriam tendência.

“É preciso ter muita humildade para ouvir os clientes. Deixar a vaidade de lado, aquele sentimento de ‘eu sei o que o mercado quer’”, complementa ela.

Com o aumento da produção, outra estratégia foi terceirizar parte da produção. “Atualmente nós produzimos 20% aqui. O restante, 80%, são produzidos por empresas terceirizadas. Nós focamos em pesquisa e desenvolvimento, que é o nosso forte, e deixamos outras empresas especializadas em produção fabricarem os produtos”, explica.

Conforme a empresária, no ano passado a Ciclo Cosméticos cresceu 30%, e este ano a expectativa é de um crescimento ainda maior. Entre as apostas estão o lançamento de uma linha infantil, também planejada após ouvir os varejistas e entender o que os consumidores estavam sentindo falta no mercado: “o desafio é continuar desenvolvendo novidades e crescendo”, finaliza ela.

O que acha essencial para o sucesso de um negócio?

“Do empresário: dedicação, persistência e humildade para ouvir o mercado, aprender com o erro do outro ou dos próprios erros e também para buscar pessoas qualificadas. Enquanto empresa, é importante questionar: ‘quem somos?, quais as virtudes e fragilidades?, para quem você vende? Saber isso é essencial para enfrentar os desafios e saber onde é preciso colocar o foco.

Além disso, para qualquer negócio é preciso equilíbrio entre cautela e coragem. Saber a hora de segurar de ousar. Meu pai sugere um questionamento: ‘essa decisão que eu vou tomar, se der errado, vai me quebrar?’ Se a resposta for afirmativa, avalia um pouco mais. Caso contrário, vai com tudo. Porque se não tiver coragem, não faz o chão”.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/04/19/catarinense-troca-medicina-veterinaria-por-negocio-de-cosmeticos-e-amplia-em-10-vezes-faturamento-da-empresa/

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