Reportagem do jornal Valor Econômico destaca que, três anos após perder a liderança no mercado de cosméticos e produtos para cuidado pessoal no país para a Unilever, a Natura recuperou o posto em 2017, graças ao desempenho nas categorias de perfumaria e cuidados com a pele. De acordo com dados da Euromonitor, o setor movimentou R$ 106,3 bilhões no ano passado, uma alta de 3,2% sobre 2016.
A Natura & Co, marca corporativa que congrega Natura, Aesop e The Body Shop, encerrou o período com participação de mercado de 11,7%, aumento de 0,9 ponto percentual em relação a 2016. A Unilever ficou com uma fatia de 11,1%, perda de 1,5 ponto percentual. O Grupo Boticário continuou na terceira posição, com 10,8% das vendas totais, um pequeno aumento de 0,2 ponto percentual.
A L’Oréal manteve a fatia de mercado ante 2016, com 7,3%, seguida por Colgate-Palmolive (6,6%), Avon (5,6%), P&G (5%), Johnson & Johnson (4,1%), Coty (3,9%) e Beiersdorf, que detém a marca Nivea, com 3,1%, fechando a lista das dez maiores empresas. Segundo a Euromonitor, uma análise geral revela que, em 2017, o destaque foi a categoria de fragrâncias, impulsionada pelas promoções. A Hinode, que não está entre as dez maiores do setor de beleza, ficou em terceiro lugar em perfumaria, com 7,1% de participação. Em primeiro lugar está o Grupo Boticário (29,7%) e, em segundo, a Natura (22,5%). O segmento movimentou R$ 23 bilhões em 2017.
O Brasil continuou como quarto maior mercado de beleza no mundo, com faturamento de US$ 32,1 bilhões. Os maiores consumidores de cosméticos e produtos de higiene pessoal são os americanos, que movimentaram US$ 86 bilhões no ano passado. Em seguida vem a China, com US$ 53,5 bilhões. O Japão ficou em terceiro lugar, com receita de US$ 36,1 bilhões.
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