Pensando em aumentar o alcance de uma marca dentro do mercado que atua, o que vem à mente? Estratégia de Marketing Share? Fusão ou aquisição de outras marcas? Ganhar know how? Novas tecnologias? Agregar valor? Subir de posição no ranking perante seus concorrentes? Mix de produtos?

No decorrer desse artigo vamos ver como o trabalho de visão holística do negócio, Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) aliados, conseguem resultados extraordinários e ainda manter a essência de ser da marca. Porque afinal, “criamos oportunidades para a beleza transformar a vida de cada um e assim transformar o mundo ao nosso redor” (Boticário). Sim, vou falar sobre a empresa que é sonho de muitas pessoas para se trabalhar, incluindo eu nesse grupo também. (Risos).

Em 1977 na Rua Saldanha Marinho no Centro de Curitiba/PR é inaugurada a primeira farmácia de manipulação O Boticário. Onde tinha-se a junção de dois sonhos. De um laboratório para produzir produtos de qualidade e o outro sonho de ter algumas lojinhas pela cidade.

No começo os registros eram de 10 a 12 receitas por dia, surgiu então a demanda de se especializar em cosmética. Com isso entra na história uma batedeira caseira para ajudar na mistura dos cremes e a loucura misturada com medo de adquirir um lote com quase 65 mil frascos Ânfora, o clássico Acqua Fresca.

1979 é inaugurada a loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). Onde o Boticário tornou-se conhecido nacionalmente. As atividades referentes a primeira franquia em Brasília/DF surgiram em 1980. Sendo que seis anos depois em 1986 é aberto a primeira loja em Portugal. Como o avanço da tecnologia, em 2008 é criado o Laboratório de Biologia Molecular (Labim), o atual Núcleo de Estudos Biológicos e Métodos Alternativos (NEBMA).

A Criação do Grupo Boticário e inauguração do Centro de Distribuição de Registro/SP foi no ano de 2010. A primeira unidade de Negócio, a Eudora, é lançada em 2011. Com isso o Boticário não para mais de crescer. Em 2012 surgem mais duas novas unidades de negócio: Quem disse, Berenice? E The Beauty Box.

Em 2013 Junto ao complexo industrial é inaugurado o centro de Pesquisa e Desenvolvimento em São José dos Pinhais/PR, e de “quebra” ganha uma nova fábrica de maquiagem e um novo armazém.

Como uma das estratégias do grupo é construir hoje um futuro mais sustentável, é inaugurada a planta industrial de Camaçari (2014) a fábrica com conceito verde. Ou seja, é a primeira fábrica de cosméticos do Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Essa certificação é a mais importante com relação a sustentabilidade no mundo. E nesse mesmo ano teve o início das operações no centro de distribuição de São Gonçalo dos Campos também na Bahia.

Chegando em 2015 foi concluído o primeiro triênio da estratégia de sustentabilidade, onde tem ações previstas até 2024.

Ah, e não podemos esquecer que em 1990 nasceu A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Que no ano de 2015 completou 25 anos. Onde tem investido em estratégias inovadoras de conservação, disseminar conhecimento e a sensibilização da sociedade para a causa de proteção ao meio ambiente.

Uau, que história mais inspiradora, não é? Tem como não querer fazer parte dessa organização? Onde a criatividade, excelência em produtos, processos e relacionamentos fazem parte dos seus valores? (Meus olhos até brilham de pensar nessa possibilidade).

Então, o que temos para 2018?

“Leve, delicada e moderna. Traduz a tranquilidade de uma conversa na Varanda sentindo o cheiro do campo ao entardecer” (site Boticário – New Acqua Fresca)

Com visão empresarial onde o respeito, transparência, comprometimento, participação e trabalho em equipe são muito bem trabalhados, em março/18 é anunciada a compra da empresa Vult Cosmética pelo Boticário.

A estratégia foi muito bem assertiva com relação a essa aquisição. Isso vai além de market share, envolve novos canais de vendas, mix de produtos e claro público-alvo. Vejamos alguns pontos que a Vult tem que vão agregar para o Boticário, segundo o site da Revista Exame:

• “Vult é líder no mercado de cosméticos para jovens das classes C e D. Os produtos são bons e acessíveis gerando aceitação entre as jovens brasileiras. (Custo e benefício).
• Consumidoras da Vult compram os produtos para se maquiar em casa, e não nos salões.
• A Vult possui um posicionamento de dar aulas de tendências e técnicas de maquiagem por meio da internet.
• Canais de vendas: 35 mil pontos de venda, sendo que 70% do faturamento vêm das farmácias.
• Tem estandes em lojas de departamento (como Renner e Riachuelo) e lojas multimarcas de cosméticos, quiosques em locais como aeroportos e estações de metrô.
• Novas estratégias de atuação.
• Diversificar o mix de produtos (Vult possui mais de 500 produtos em seu catálogo). Exemplo os esmaltes, entrada para itens com maior valor agregado levando em consideração ticket médio no setor.
• Com a aquisição, o Boticário passa a ser a segunda maior companhia do segmento de maquiagem do Brasil, superando a Natura e ficando atrás apenas da Avon, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International”.

Sabe o que eu vejo por trás de tudo isso? Pessoas que são éticas, que valorizam suas relações, tem paixão por desafios e são comprometidas com resultados. Posso complementar que percebo o trabalho por um proposito, deixando um legado por onde passam e belos sorrisos. Onde compartilhar, interagir faz parte do seu cotidiano. Pessoas que sabem que não se pode fazer nada sozinhas, que espalham leveza, bom humor contagiando e iluminando tudo ao seu redor.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/07/13/como-o-boticario-chegou-onde-esta-e-qual-o-segredo-para-ser-tao-admirado/

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