Depois de quatro anos focada principalmente na venda direta, a marca Eudora, projeto pioneiro de diversificação de marcas do Grupo Boticário, vai voltar a aumentar a aposta no varejo. Hoje presente em shopping centers apenas em pequenos quiosques, a Eudora voltará a ter lojas pelo Brasil. Segundo Daniel Knopfholz, diretor executivo da Eudora, serão entre cinco e seis lojas até dezembro – a primeira delas já foi inaugurada em Belo Horizonte. O investimento da marca neste ano será de cerca de R$ 100 milhões, diz o executivo. A Eudora foi o projeto pioneiro de transformar o Grupo Boticário em uma companhia multimarcas. Criada em 2011 para bater de frente com a Natura no setor de vendas diretas, a marca inicialmente tinha um posicionamento semelhante ao da americana Victorias Secret, com produtos e comunicação carregando no apelo sexy. Desde então, a estratégia de marketing foi totalmente revisada, assim como parte do portfólio ofertado.
A Eudora chegou a ter cerca de 15 lojas no início da década – o projeto original de varejo primeiro foi reformulado e, posteriormente, encerrado. Segundo Knopfholz, à frente do negócio desde 2014, a marca está pronta para se estabelecer em uma orientação multicanal – o porta a porta continuará a ser o foco principal, mas e-commerce, lojas físicas e venda em farmácias também estarão contemplados.
Apesar de ter enfrentado percalços desde sua criação, a Eudora tem um papel fundamental dentro do Grupo Boticário, afirma o especialista em varejo Alberto Serrentino, da consultoria Varese. O especialista ressalta que a empresa foi, por exemplo, um grande laboratório para que o grupo aprendesse a atuar em vendas diretas – um segmento que sempre foi dominado no Brasil pelas rivais Natura e Avon. Embora a Eudora não tenha se tornando a gigante que se esperava em seu lançamento, os aprendizados que ela trouxe, diz Serrentino, foram úteis para a estratégia da marca O Boticário, que hoje tem fatia relevante de sua receita concentrada no setor – cerca de um terço do total, segundo uma fonte do mercado de cosméticos.
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