A Lacqua di Fiori conquista espaço junto aos empreendedores do canal com o seu DNA olfativo sofisticado e único
Na construção da moderna perfumaria brasileira, existe uma empresa que ocupa um lugar especial na história e no coração dos apaixonados por fragrâncias: a Lacqua di Fiori.
Do alto dos seus 38 anos de mercado, a empresa da família Mesquita, com base em Belo Horizonte, se notabilizou, desde sempre, por desenvolver e oferecer aos consumidores brasileiros perfumes únicos e especiais, com a assinatura olfativa e a inovação que sempre marcaram as criações da empresa. A Lacqua nunca se preocupou em seguir os modismos do mercado, o “cheirinho” do momento. “As ondas passam rápido. A intenção da Lacqua sempre é a de apresentar produtos consistentes, que vão sustentar um bom volume de vendas no mercado por longos períodos”, explica Antônio Mesquita, presidente da empresa.
Foi com esse espírito que a Lacqua di Fiori construiu grandes clássicos da perfumaria brasileira, vários deles vencedores das mais importantes premiações do mercado de beleza do País. São sete troféus conquistados no Prêmio Atualidade Cosmética, a mais importante premiação do mercado de beleza na América Latina, além de premiações nacionais e internacionais de embalagens. O fundador da Lacqua, Leopoldo Mesquita, também é membro do Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética, ao lado de outros ícones da indústria brasileira de cosméticos. Coincidentemente, muitos desses clássicos premiados figuram até hoje entre os perfumes de maior sucesso da marca.
Pioneirismo e inovação
A Lacqua foi a primeira das grandes marcas de perfumaria brasileira a buscar os grandes designers internacionais para desenhar as embalagens de seus perfumes, caso do Atelier Dinand, um dos mais tradicionais e renomados escritórios de design da França que tem entre suas criações, frascos para perfumes de marcas como Giorgio Armani, Paco Rabbane, Calvin Klein e Yves Saint Laureant e que desenhou para a Lacqua do Fiori frascos emblemáticos como os de Ototemo, Inizzio, H2O4XY, Vòlgere e Evolution. Com suas criações internacionais, a empresa ajudou a alçar a perfumaria brasileira a novos patamares de qualidade e sofisticação visual e olfativa.
Dona de uma das maiores redes de franquias do mercado de beleza brasileiro, a Lacqua viu com a expansão para a venda direta multinível a possibilidade de levar a experiência gerada pelos seus perfumes para um número bem mais amplo de pessoas que, até então, não tinham contato com a marca e numa velocidade surpreendente.
Por meio desse novo modelo, a Lacqua di Fiori conquistou novos fãs. E graças ao empreendedorismo inerente ao multinível, um número cada vez maior de pessoas tem escolhido a Lacqua como uma grande oportunidade, um caminho para mudar de vida ao oferecer os produtos premiados e de reconhecida qualidade da empresa. “Nós estudamos e analisamos por muito tempo o multinível. Nesse processo, enxergamos a oportunidade de levar um pouco do DNA da Lacqua para este canal, e não simplesmente incorporar o modelo multinível ao nosso negócio”, pontua Antônio Mesquita.
A grande virada
Já rodando sob um modelo com diferentes opções de canais para os seus consumidores, a Lacqua di Fiori deu início a um novo ciclo na sua história. E nada mais especial para marcar essa nova fase do que voltar a encantar o mercado com um novo grande perfume. A fragrância masculina VET 312 é um novo ícone na vida da empresa. “Precisávamos de algum produto que marcasse essa nossa virada. Que significasse o ressurgimento como uma marca de lançamentos inovadores”, conta Mesquita. Foi um trabalho minucioso conduzido pela Lacqua em parceria com a IFF, uma das mais renomadas criadoras globais de fragrância e que traz a assinatura de Verônica Casanova, uma das mais renomadas do Brasil e criadora de grandes sucessos da perfumaria.
E a inovação está presente em VET312 desde a sua concepção olfativa.
A perfumista conta que, pela primeira vez, construiu uma fragrância do fundo para o topo. “O ponto de partida e grande inspiração foi o Vetiver, raiz de fragrância amadeirada masculina e sofisticada, uma matéria-prima extremamente nobre do laboratório de ingredientes naturais da IFF, o Laboratoire Monique Remy, localizado em Grasse, no sul da França”, conta a perfumista. Brasileira e muito intuitiva, Verônica se colocou no lugar dos consumidores para compor um perfume ideal para o homem brasileiro. “Combinei notas cítricas e ingredientes frescos naturais, como Sálvia e Pimenta Preta, e escolhi flores que têm grande sinergia com o Vetiver: o Gerânio, um floral tipicamente masculino; e a Íris, raiz que traz força e elegância para a composição. O musk e as moléculas exclusivas da IFF ao fundo conferem potência e exclusividade à fragrância”, reforça Verônica Casanova.
“O VET 312 é uma criação maravilhosa. A partir desse lançamento as coisas passaram a funcionar de maneira diferente”, comemora o presidente da empresa. Tão diferente que VET 312 marcou o retorno da Lacqua às premiações e já com vitória. Foi eleito o melhor perfume masculino de 2017 pelo Prêmio Atualidade Cosmética.
Fazendo o futuro hoje
Apesar do portfólio repleto de grandes produtos, nessa nova fase, a L?acqua quer avançar rapidamente no mercado com novos lançamentos exclusivos. No final de 2017, duas novas fragrâncias chegaram ao mercado, a feminina Fleur de Vie e a masculina Chiaro VIP. “Cada novo lançamento tem sido uma oportunidade para mostrar aos empreendedores do multinível que estão se associando à empresa, um pouco mais sobre como trabalhamos, como funciona o nosso processo de criação e desenvolvimento dos nossos produtos, a nossa parceria histórica com os grandes perfumistas do mercado”, diz Antônio Mesquita. Ele reforça que a receptividade da fragrância Fleur de Vie foi enorme. “Estamos explorando esse nosso DNA nas várias frentes de contato. Explicando a qualidade, o diferencial dos nossos produtos em relação ao que o mercado oferece hoje”, reforça.
Tendo assinado várias criações para a marca, Verônica corrobora a visão de Mesquita. “A Lacqua sempre valorizou a perfumaria de qualidade, investindo em fragrâncias robustas, mirando a premiunizacão e traduzindo para o Brasil os códigos da perfumaria internacional. Por isso podemos usar ingredientes naturais, combinados com especialidades da IFF que entregam qualidade e sofisticação”, emenda a perfumista.
E mais novidades vêm por aí. Ainda no primeiro trimestre, a Lacqua vai apresentar lançamentos numa categoria inédita para a empresa. E no segundo semestre, mais dois grandes lançamentos de perfumaria. No total, devem ser apresentados cerca de 40 novos itens, sempre pensando em trazer algo novo, diferente e inovador para o mercado brasileiro.
CLÁSSICOS DA PERFUMARIA BRASILEIRA
O estilo único da perfumaria da Lacqua di Fiori faz com que as criações da empresa ocupem espaço especial na memória olfativa dos consumidores. Quem experimenta um perfume da Lacqua vira fã da marca. Isso explica o fato de que ela é uma das que conta com o maior número de clássicos (vários deles premiados) em seu portfólio. Fragrâncias que, com o decorrer dos anos, se consolidaram entre as mais vendidas da empresa e, apesar do tempo de mercado, se mantêm modernas e atuais.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2018/04/24/a-perfumaria-mais-premiada-do-multinivel-brasileiro/
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