A Natura &Co, grupo que reúne Natura, Aesop e The Body Shop, divulga, pela primeira vez, seu relatório anual de desempenho. O arquivo traz uma visão integrada das três empresas e pode ser acessado em https://naturaeco.com/investors-pt-br.html. Em setembro de 2017, a Natura concluiu a aquisição da The Body Shop. Em conjunto com a Aesop, as três marcas formam um grupo de cosméticos global, multicanal e multimarcas, “movido por propósitos”, ressalta a empresa.
Presente em 72 países, a Natura &Co atua em todos os continentes por meio de venda direta, lojas próprias e de departamento, franquias, distribuidores de atacado e comércio eletrônico. Ao todo, são mais de 18 mil colaboradores empenhados no desenvolvimento dos três negócios. Em 2017, a Natura &Co registrou receita líquida de R$ 9,9 bilhões.
Comprometidas em gerar impacto ambiental, econômico e social positivos, Natura e The Body Shop contribuíram para a conservação de 261 mil hectares de floresta em pé em comunidades da Amazônia e no projeto Bio-Pontes, na Ásia. Em 2017, a Natura renovou sua certificação como Empresa B, passando a incluir também os indicadores da Aesop, com crescimento de 11% da pontuação final. Outro destaque está na causa pelo fim do teste em animais, um comprometimento das três empresas. No ano passado, a The Body Shop lançou a campanha “Para Sempre Contra Testes em Animais”, que já conta com mais de 5 milhões de assinaturas.
Em 2017, a empresa revitalizou o modelo de venda direta, que passou a ser chamada de Venda por Relações. O novo formato permite que as consultoras se tornem “Empresárias de Beleza” e assinem o contrato para abrir o modelo de franquia “Aqui tem Natura”. No final do ano passado, a Natura reconquistou a liderança de market share de perfumaria no Brasil, segundo a Kantar Worldpanel. Outro marco importante foi o alcance de um dos compromissos registrados na Visão de Sustentabilidade da empresa, que era o de movimentar R$ 1 bilhão de negócios na região amazônica até 2020. A Natura fechou 2017 com R$ 1,22 bilhão em volume de negócios na região, 20% acima de meta inicial, graças ao Programa Amazônia, lançado em 2011, que orienta investimentos em pesquisa, inovação e formação de cadeias produtivas sustentáveis.
A The Body Shop passou por uma transformação digital na Europa, com investimentos em merchandising e marketing de performance. As vendas online cresceram 18% no continente. Já a The Body Shop At Home, canal de venda direta da marca, presente na Austrália e Reino Unido, cresceu 32%. A Aesop, que completou 30 anos em 2017, encerrou o ano com 33 novas lojas exclusivas e a chegada em dois novos países: Áustria e Emirados Árabes Unidos. A equipe de embalagens da Aesop também implementou diferentes medidas para reduzir a quantidade de resíduos pós-consumo. Os frascos de 200ml, por exemplo, tiveram 14% de redução de peso. As compras realizadas pelo e-commerce contam com embalagens 100% recicláveis.
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