A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, especulações de mercado e ações das principais companhias.

Sérgio Sampaio, diretor de operações do Grupo Boticário
Sérgio Sampaio, diretor de operações do Grupo Boticário

Este mês, apresentamos Sérgio Sampaio, diretor de Operações do Grupo Boticário. O Grupo é formado pelas marcas O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, e The Beauty Box. Com quase quatro mil pontos de venda pelo Brasil, em 1750 cidades, e alcance em oito países, é considerada a maior rede de franquias de beleza do mundo. A primeira fábrica da empresa fica em São José dos Pinhais (PR). Neste mesmo local, está um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com tecnologia de ponta. O Grupo Boticário ainda possui dois centros de distribuição, em Registro (SP) e em São Gonçalo dos Campos (BA), e escritórios em São Paulo, Curitiba, Colômbia e em Portugal.

Sérgio Sampaio é diretor de Operações do Grupo Boticário. Está à frente de uma área que vai desde a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos até a entrega dos itens nas lojas do Grupo Boticário, que incluem O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, e The Beauty Box. Há quase três anos no Grupo Boticário, o executivo atuou anteriormente em posições de liderança grandes empresas nacionais e multinacionais, como Ferrous Resources do Brasil, Locamerica, Namisa e Brenco. Ele é graduado em Administração pela Universidade de Brasília e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Varejo e Logística pela COPPEAD – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

1. Como está o mercado cosmético? Como foi o ano de 2017 para o Grupo Boticário?
O mercado cosmético como um todo também foi impactado pela crise dos últimos anos. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 2017, depois de dois anos consecutivos de queda, o setor deve ter um crescimento entre 1,5% e 2,5%. Para o Grupo Boticário, pela estratégia executada nos últimos anos, vislumbramos oportunidades de crescimento, mesmo em períodos mais difíceis da economia. Tivemos um 2017 produtivo para a companhia e a nossa projeção é de crescermos o dobro do previsto pelo mercado como um todo.

2. Quais foram as dificuldades e os acertos em 2017?
A recessão econômica e a crise política são fatores que afetam o consumo e impactam as empresas. O mercado de higiene pessoal também está inserido neste contexto bastante desafiador. Podemos destacar o aumento da carga tributária e o processo regulatório, que deveriam considerar os nossos produtos como essenciais, e não supérfluos, pois não podemos chamar de supérfluo um setor que está inserido em 90% dos lares brasileiros. Essa é uma questão que impõe dificuldades para todos os players desse setor.
Tivemos muitos acertos em 2017 e demos continuidade à nossa estratégia omnichannel, com o consumidor no centro de todo o nosso negócio. Na área de operações, estamos implantando todo conceito de indústria 4.0 com automação, inteligência cognitiva, etc. Seguimos investindo no desenvolvimento de nossas marcas, canais e experiências com base nessas estratégias. O mercado de perfumaria e cosméticos é bastante dinâmico e sempre apresenta oportunidades de desenvolvimento, tanto em expansão, como em inovação de portfólio.

3. O que vocês esperam do ano de 2018? Crescimento, de quanto (%)?
Para este ano, a perspectiva é manter o ritmo de crescimento, mas ainda não temos esse percentual definido. Estamos analisando todos os cenários com muita cautela, pois o resultado das eleições ainda é uma variável que requer cuidado, pois pode impactar as projeções. A Abihpec divulgou recentemente que o mercado de beleza como um todo deve registrar um crescimento nominal de 7,5% em 2018 sobre este ano, impulsionado pela recuperação econômica.

4. Qual das marcas teve melhor desempenho? Como o grupo enxerga este dado?
Por uma questão estratégica, não abrimos o desempenho de cada marca. O Grupo Boticário, que reúne cinco unidades de negócios – O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice?, The Beauty Box e Multi B – deve crescer o dobro do projetado pelo mercado de higiene pessoal e cosméticos, que é de cerca de 3%.

5. Como o Grupo Boticário está se preparando para o mercado crescente de cosméticos masculinos?
De acordo com a Euromonitor International, o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens é um segmento em expansão. Entre 2012 e 2016, o setor de beleza masculina no Brasil dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões em vendas. Os Estados Unidos, atual maior mercado no segmento de beleza masculina, deverá movimentar US$ 6,4 bilhões em vendas em 2019, caindo para a segunda posição. Os homens estão mais preocupados com a aparência e sem preconceitos cuidando cada vez mais de si mesmo e isso, claro, tem um impacto no negócio. Eles investem em produtos de beleza e valorizam esse cuidado. Por isso, o Grupo Boticário se preocupa com todos os seus públicos e desenvolve produtos com tecnologias cada vez mais avançadas. Como em 2017, com o perfume Malbec Gold de O Boticário, que mantém o DNA consagrado de Malbec (perfume mais vendido do Brasil), mas que conta com um toque amadeirado e quente, somado à exclusiva tecnologia Goldsense, que proporciona aumento da autoestima e do poder de atração no homem.

6. E as demandas de produtos orgânicos/naturais?
No Grupo Boticario, não estamos focados a trabalhar na área especifica de produtos orgânicos e veganos. Utilizamos a essência de vários desses produtos para composição das nossas fragrâncias, por exemplo. Em relação a este tema, gostaria de destacar também que seguimos rigorosamente os padrões de qualidade para desenvolvimento de produtos e entendemos que a sustentabilidade deve permear todo o nosso processo. Não realizamos teste em animais e não adquirimos ingredientes e produtos de fornecedores que tenham testado em animais ou de origem duvidosa que ameacem o meio ambiente.

7. Quais são os produtos que vocês pretendem lançar em 2018? (Pode falar das 4 marcas)
Anualmente, desenvolvemos 3 mil produtos e lançamos cerca de 1500 em nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Estamos em constante prospecção de novos conceitos e tecnologias. No mundo da Perfumaria, seguiremos com novidades que exploram emoções e sentidos, convidando o consumidor a novas experiências, aliando nossa tradição ao que há de mais moderno em tecnologia.
Para a categoria de Maquiagem, investiremos em lançamentos com novas tecnologias para cores e efeitos diferenciados em produtos. Também teremos novidades com foco em inovação através de texturas, tema que tem grande atenção do nosso time de P&D. Estamos sempre atentos em oferecer produtos que tenham aderência aos anseios dos nossos consumidores, que são o centro do nosso negócio. Além das novidades em produtos, buscamos oferecer soluções para o futuro da maquiagem, que envolvem temas como experimentação, customização, novos formatos e formas de aplicação, novos modelos de uso, realidade aumentada, espelhos virtuais, aplicativos e softwares, entre outros.

8. Quais são as novas tecnologias que o Grupo está investindo nos produtos? Por exemplo: Nanotecnologia para melhor absorção do produto na pele?
O Grupo Boticário investe pesado na pesquisa de métodos alternativos, que são testes para entregar produtos seguros e eficazes ao consumidor, sem o uso de testes em animais. Fazemos parte de um grupo de discussão internacional para fomentar essas tecnologias mundialmente. Um exemplo é a pele 3D, tecnologia inovadora desenvolvida de forma pioneira no Brasil, que reproduz a pele humana em laboratório para a realização de testes de produtos cosméticos. Além disso, trabalhamos com organs on a chip, tecnologia que simula um órgão humano em um chip. O objetivo é sanar um dos maiores problemas da indústria cosmética: comunicar a pele com o sistema imune do corpo humanos nos testes. Ou seja, identificar possíveis reações alérgicas causadas por produtos cosméticos a partir da pele.
Outro pilar de investimento em pesquisa é a sustentabilidade em produtos, que busca sempre embalagens e formulações que causem menor impacto no meio ambiente. Um exemplo foi o lançamento das novas embalagens adotando Plástico Verde feito à base de cana de açúcar. A nova tecnologia evitará a emissão de cerca de 3 mil toneladas de CO² por ano, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.
Também investimos em novas tecnologias em todas as nossas categorias de produtos. Em Perfumaria e Desodorantes, estamos em constante prospecção de novos conceitos e tecnologias que tragam aos nossos produtos pioneirismo tanto no Brasil, como no exterior. Um exemplo foi a tecnologia GoldSense, lançada no Malbec Gold, que proporciona aumento da autoestima e do poder de atração no homem. Em desodorantes, inovamos por meio da pesquisa em ativos e moléculas para encobrimento de mau odor e potencialização da ação antitranspirante.
Na categoria de maquiagem, buscamos tecnologias para entregar os melhores resultados em cor, efeito, cobertura e pigmentação com soluções tecnológicas em matérias-primas (pigmentos, corantes, pérola, glitter) e processos (revestimentos, sistemas de entrega, encapsulação). A maquiagem também fomenta muita inovação para entrega de texturas diferenciadas nos produtos (mousse, bouncy, jelly, foam) e efeitos mágicos, lúdicos e transformadores (liquid-to-powder, powder-to-cream, quick-break). Exemplo disso foram os lançamentos das bases líquidas Make B Air Power e Base líquida Super Fluida de quem disse, Berenice?.
Também sabemos que as consumidoras cada vez mais buscam maquiagens com longa duração, que facilitam a rotina diária de beleza. Por esse ser um dos atributos mais desejados, investimos em uma linha de pesquisa que busca tecnologias em resinas, formadores de filme e agentes plastificantes, que associam o conforto no uso à resistência a várias ações do dia a dia, como transferência de base para celular, batom para o copo, resistência ao beijo, ao suor, à água, etc.

9. Quais foram os últimos investimentos da empresa? Abriram novas fábricas/escritórios no Brasil? Possuem novos investimentos a vista? Se sim, quais e para quando?
Em 2017, investimos R$300 milhões em operações, lançamos 1438 produtos e 2,5% do faturamento foi designado para inovação. Tivemos 127 novos pontos de venda abertos, sendo 61 lojas novas, mais do que o dobro planejado.
Inauguramos, no segundo semestre de 2017, o Botilabs, espaço coworking instalado na nossa sede em São José dos Pinhais-PR, que conta com um ambiente moderno e disruptivo, que permite a integração de profissionais de diversas áreas, entre colaboradores do Grupo, startups e empresas parceiras, que pensem inovação para dentro e para fora das quatro paredes da companhia.
Em O Boticário, foi aberto um novo modelo de loja (ânfora) que expressa sua grande aposta na evolução do varejo físico – a oferta de experiências para o consumidor. Inspirada em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos, a nova loja do BarraShopping (Rio de Janeiro) será a primeira do país neste modelo. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.
A partir deste ano, também faremos expansão da nossa fábrica em Camaçari, na Bahia. O investimento de R$ 100 milhões será usado para dobrar a produção de cremes e contratar mais 70 funcionários.

Fonte: https://www.fcecosmetique.com.br/pt/noticias/conversa-de-mercado/conversa-de-mercado-sergio-sampaio-diretor-de-operacoes-do-grupo-boticario

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