Empresa é a primeira da América Latina a divulgar esse levantamento

Uma das maiores empresas de vendas diretas do Brasil, a Natura preparou estudo que determina o valor financeiro de seus negócios no meio ambiente. Por meio da metodologia conhecida como EP&L, algo como Ganhos e Perdas Ambientais em inglês, a empresa realizou análise profunda de todas as etapas de vida de seus produtos. O processo acompanha desde a extração da matéria-prima, passando por fabricação, transporte, uso e, por fim, o descarte dos materiais.

O estudo contabilizou o uso e a poluição da água, a geração de resíduos sólidos, a emissão de poluentes no ar, a emissão de gases de efeito estufa e o uso da terra. Para realizar o cálculo dos efeitos ambientais da atividade da empresa, o EP&L considera os tipos de insumos, o portfólio de produtos e as regiões onde eles são vendidos.

O resultado do estudo confirmou a eficiência de algumas iniciativas adotadas pela companhia, como, por exemplo, a opção pelo uso de álcool orgânico na perfumaria e de ativos da biodiversidade amazônica em seus produtos. Outro exemplo é o programa Natura Carbono Neutro, implementado em 2007 para diminuir suas emissões de gases do efeito estufa e compensar o que não for possível reduzir.

A Natura foi a primeira empresa do setor de cosméticos no mundo a fazer uma análise de ponta a ponta em sua cadeia, incluindo inclusive a etapa de uso do produto. Inclusive, o EP&L traz dados inéditos sobre este estágio, que depende do comportamento do consumidor. O estudo está diretamente ligado a Visão de Sustentabilidade da Natura, lançada em 2014, que apresenta diretrizes de sustentabilidade para todos os negócios da empresa no longo prazo.

Fonte:http://www.abevd.org.br/noticias-publicacoes/natura-contabiliza-o-impacto-de-seus-negocios-no-meio-ambiente/

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