A Avon fará sua estreia no varejo físico a partir de 9 de agosto, disputando espaço nas prateleiras com outras marcas de cosméticos nacionais e importadas. A holding de beleza Natura &Co firmou uma parceria com a rede de perfumarias paulista Soneda para levar às lojas físicas o portfólio de maquiagem, produtos para cabelo e para pele da Avon.

O CEO da Natura &Co na América Latina, João Paulo Ferreira, afirma que a novidade faz parte de um plano estratégico de inovação da Avon, que inclui a inauguração de um Centro de Inovação Global em Cajamar (SP). “Avon é uma marca forte, querida, desejada e diferenciada. Por isso, estamos expandindo seu alcance em múltiplas ocasiões e experiência de  compra. Assim, todos os canais ganham potência”, disse ao Valor.

O levantamento Brand Footprint, elaborado pela consultoria Kantar, aponta que a Avon foi a décima nona marca de beleza e higiene mais presentes nos lares brasileiros no ano passado, perda de duas posições em relação a 2022. Apesar da menor frequência de compra no comparativo anual, a Avon avançou em penetração nos lares brasileiros. A lista é encabeçada por Colgate, Sorriso e Natura.

As linhas de maquiagem Avon e Color Trend, os produtos para pele Renew e Avon Care, além da linha de cabelos Advanced Techniques, estarão presentes nas lojas da Soneda. A rede conta com mais de quarenta unidades no Estado de São Paulo, tanto na capital e região metropolitana, como Baixada Santista e interior. O CEO da Soneda, Minoru Kamachi, afirma que a chegada da Avon à rede é uma parceria estratégica em suas operações B2B.

Com a estreia, a Avon deve disputar diretamente o público com a marca Vult, adquirida pelo grupo Boticário em 2018. O canal de perfumarias é o segundo mais representativo para a Vult, representando 17% dos 35 mil pontos de venda em que a companhia está presente. Já as vendas em farmácias somam 57% dos pontos de presença da Vult e mais de 70% do faturamento, sendo o canal mais representativo e onde a marca se reivindica como líder na categoria de maquiagem. Além de perfumarias e farmácias, a Vult opera em lojas de departamento e em um comércio eletrônico próprio.

A Avon, que nasceu no modelo de venda direta e atualmente conta com mais de 1,8 milhão de revendedoras porta-a-porta e no ambiente virtual em todo o Brasil, foi adquirida pelo grupo Natura &Co em 2020. Desde então, a holding adquiriu outras empresas como The Body Shop e Aesop, mas acabou revendendo as operações. A Avon permanece na holding como uma aposta de maiores sinergias com a marca Natura, especialmente na América Latina.

No primeiro trimestre do ano, as vendas da Avon no Brasil caíram 11,3% em relação ao mesmo período de 2023, o que compensou parcialmente a alta de 11,3% nas vendas da marca Natura no país. Apesar disso, de acordo com o relatório de resultados, a marca apresentou uma tendência de melhora das vendas. A Avon foi fundada em 1886 e está presente no Brasil desde 1958, onde abriga sua maior operação global.

Já a Avon Internacional está sob estudos para uma eventual cisão das operações, segundo a Natura &Co anunciou ao mercado no mês de fevereiro. A Avon Internacional, que atua em países como Filipinas e Moldávia, registrou receita líquida de R$ 1,39 bilhão no primeiro trimestre deste ano, queda de 13,1% em relação ao mesmo intervalo de 2023. O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização ficou negativo em R$ 111,2 milhões.

A Natura &Co divulga seus resultados operacionais e financeiros do segundo trimestre no próximo dia 12, após o fechamento do mercado.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/08/05/avon-faz-acordo-com-perfumaria-e-estreia-em-varejo.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *