O setor de perfumes está de fato sofrendo, mas parece menos afetado pela crise do que o de maquiagem. Os recentes lançamentos na L’Oréal estão registrando ” ótimas performances ” e mantendo um ” forte impulso ” na Dior Parfums (LVMH). A L’Oréal Luxe afirma ainda ter ” superado seu mercado, principalmente em perfumes ” durante a primeira metade do ano. Enquanto isso, a Interparfums preferiu adiar para o próximo ano o lançamento de uma nova linha feminina Jimmy Choo, um lançamento que também será acompanhado por uma nova linha feminina em Rochas e Lanvin. Se a tendência geral ” é de reprogramação de lançamentos para 2021 ” observa Stoelzle Masnières Parfumerie e Heinz Glas, “”na Verescence. Nesse contexto, os vidreiros atuam no campo do desenvolvimento sustentável e da economia circular, questões percebidas como grandes ativos quando o mercado começar a se recuperar.
Mesmo que os clássicos estejam jogando bem com suas cartas, e mesmo que a China esteja se perfumando novamente e a Europa esteja voltando às lojas, a situação está longe do normal para os vidreiros e ainda pior no varejo de viagem, que ainda não encontrou seu segundo vento. Stoelzle funciona com 50% de sua capacidade, o mesmo vale para Heinz Glas, mas “ocasionalmente” explica a empresa. Em média, os sites franceses da Verescence operam com 75% de sua atividade normal. Na fábrica de Mers-les-Bains, dois de cada três fornos estão funcionando. Na Espanha e nos Estados Unidos, a atividade de engarrafamento gira em torno de 60% e 75%, respectivamente.
Nesse ambiente econômico difícil, os produtores estão apostando em sua agilidade . Para a Heinz ” é mesmo uma preocupação permanente “, e o mesmo é verdade para Stoelzle, que também se orgulha de ” seu nível de serviço “. A Verescence está revisando seus métodos operacionais, acelerando sua transformação digital e testando novas ferramentas. “ Como um Grupo internacional com fortes raízes locais, a crise reforçou nossa estratégia ” , explica Jean-Luc Leblond, Diretor de Vendas e Marketing. ” Ser mais ágil significa melhorar ainda mais nossos fluxos, reduzindo a complexidade da cadeia de suprimentos. “
Outra via de crescimento é adaptar a oferta às mudanças na demanda . A exemplo de outras categorias, o setor de perfumes também está recrutando mais na internet. “A visibilidade é mesmo muito limitada neste segmento, mas é uma importante área de desenvolvimento para os nossos clientes ” , confirma a Verescence , que já trabalha na melhoria da resistência do vidro, com um revestimento inovador “ tornando-o mais resistente aos choques ” .
Mas a atenção dos fabricantes de vidro está voltada principalmente para a economia circular e o desenvolvimento sustentável . E isso em vários níveis. Seguindo as recomendações do Citeo, oferecem designs com menor impacto ao meio ambiente e que facilitam a reciclagem das garrafas. Uma preocupação que existe há mais de vinte anos na Heinz Glas . ” Com um verniz solúvel em água, podemos afirmar que fomos os pioneiros no uso de matérias-primas decorativas ecológicas ” , disse Rudolf Wurm, Diretor de Vendas. No ano passado, Verescence cumpriu seu compromisso de eliminar 100% das soluções à base de solvente em suas linhas de acabamento. Além das emissões de VOC, o vidreiro que está estudando – junto com alguns de seus clientes – processos decorativos mais ecologicamente responsáveis, desenvolveu uma ferramenta para levar em conta o impacto das operações de acabamento na reciclabilidade de um recipiente de vidro. Stoelzle vem trabalhando há vários anos no Quali Glass Coat 2.0, um novo processo de decoração de revestimento em pó que reduz o impacto de CO2 em quase 77%. “ Também avançamos essa tecnologia com o processo Tigital (em parceria com a Tiger Company), que permite uma serigrafia com qualidade fotográfica e redução de CO2 de 85%, mantendo a possibilidade de reciclagem do vidro ” , especifica Étienne Gruyez, CEO Stoelzle Masnières Parfumerie .
Em termos mais globais, como os fornos continuam sendo as principais fontes de emissões de CO2 associadas à produção de vidro, os fabricantes anunciaram vários investimentos para reduzir seu impacto ambiental. Por exemplo, no início de 2021, a Stoelzle reconstruirá um forno que ” usará as tecnologias mais recentes “. A Heinz Glas optou desde 2016 por uma fonte hidrelétrica verde para abastecer seus sites alemães, como com o novo forno no site Kleintettau. Até o momento, a maioria dos fornos Verescence são novos. “ Eles ganharam, em média, 15% de eficiência energética em comparação com as gerações anteriores. A redução da pegada de carbono será inevitavelmente gradual e parte de uma estratégia de longo prazo, um forno com vida útil de cerca de dez anos,”explica Jean-Luc Leblond.
Quanto ao componente de economia circular, todos os fabricantes de vidro têm planos para o reabastecimento de suas garrafas. Em relação às garrafas e ao aumento da taxa de casco, todos os vidreiros têm projetos de otimização na manga. A vidreira alemã, que propõe um vidro com índice de PCR entre 10 e 20%, decidiu construir um forno de última geração “que permita ambições maiores ” , revela Rudolf Wurm. Depois do lançamento do Infinite Glass em 2008 e do NEO Infinite Glass em 2014 com 25% de PCR, a Verescence dedicará muito em breve seu forno principal em Mers-les-Bains à produção de vidro com 10% de PCR. Enquanto Stoelzle Masnières aumentou significativamente sua taxa de casco, mantendo a qualidade do vidro, Etienne Gruyez considera “é mais importante olhar para o impacto geral da garrafa “.
Apesar do compromisso de atender às novas exigências do mercado de perfumes, os vidreiros não apresentarão um balanço positivo para 2020. “ Nossos resultados financeiros terão piorado e esperamos um ano de queda de cerca de 20% em relação a 2019. Para proteger nosso fluxo de caixa, implementaram planos de poupança significativos e postergaram alguns investimentos, com o propósito de preservar aqueles vinculados a áreas prioritárias como RSE, qualidade e melhoria contínua ” , explica Jean-Luc Leblond. A Heinz Glas tomou uma série de medidas para reduzir custos e minimizar o impacto econômico. “ Estamos prestando especial atenção ao fluxo de caixa da empresa e, para tanto, temos feito um gerenciamento muito preciso de nossos níveis de estoque ” , observa Rudolf Wurm. Por sua vez, Stoelzle as autoridades acreditam que ainda é muito cedo para ter uma visão clara do balanço patrimonial de 2020. ” As coisas estão mudando constantemente e muito rapidamente ” , confirma Etienne Gruyez. “ Imaginamos diversos cenários com quedas de até 25 a 30% nas vendas. Teremos que ser o mais ágeis possível para não perder as poucas oportunidades que vão surgindo ”.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/perfume-bottles-glassmakers-are,17237
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