A Hypera Pharma registrou lucro atribuído aos controladores de R$ 470,7 milhões no segundo trimestre, o que representa crescimento de 18,7% ante o mesmo período do ano passado. O lucro líquido das operações continuadas avançou 20,1%, para R$ 479,4 milhões.
A receita da companhia subiu 43,5% no comparativo anual, alcançando R$ 1,5 bilhão. A venda ao consumidor final, o chamado “sell-out”, avançou 23,3% no comparativo trimestral. De acordo com a Hypera, o resultado ficou 1 ponto percentual acima da média de crescimento do mercado.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 578,3 milhões entre abril e junho, avanço de 29,7%. Considerando o Ebitda das operações continuadas, a alta foi de 31%, para R$ 591,9 milhões.
Já as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 18%, para R$ 182 milhões.
O fluxo de caixa operacional somou R$ 407,1 milhões ao final do trimestre, alta de 15,7%.
A companhia afirma que este é o terceiro trimestre consecutivo em que o “sell-out” supera a média de crescimento do mercado. De acordo com a companhia, o resultado reflete o maior ritmo de lançamentos, o aumento da capacidade de produção e o investimento em marcas líderes.
Os medicamentos com prescrição foram o destaque do trimestre, impulsionados por medicamentos de uso crônico, dermatologia e vitamina D, com a marca Addera D-3. Também registraram alta nas vendas vitaminas, suplementos e produtos gastrointestinais.
A Hypera destaca ainda as integrações da marca Buscopan e do portfólio de medicamentos da farmacêutica Takeda. As sinergias das aquisições contribuíram para que a margem Ebitda das operações continuadas atingisse 34,1% no período.
A companhia ressalta ainda as aquisições de 12 produtos da Sanofi e da marca de dermocosméticos Bioage.
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