O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) anunciou nesta sexta-feira (17) o lançamento de uma plataforma de serviços de logística para os lojistas do seu marketplace.

O novo serviço disponibilizado possui uma opção com malha logística própria do GPA e outra via Correios.

Para o ano que vem, o grupo pretende ainda disponibilizar aos lojistas virtuais a armazenagem de produtos nos centros de distribuição do próprio GPA e a utilização das 870 lojas do GPA como ponto de coleta e postagem de mercadorias.

A Levante Ideias de Investimentos ressalta ainda que o GPA criou o GPA Log, através do qual disponibiliza aos lojistas parceiros serviços de coleta e entrega através da própria malha logística do GPA e o serviço de postagem através dos Correios.

O serviço de entrega conta com mais de 870 lojas no Brasil e 22 centros de distribuição com capacidade de realizar, em média, 30 mil entregas diárias. Os analistas da Levante lembram que o marketplace do GPA foi lançado no ano passado e já conta com mais de 800 lojistas virtuais. Na etapa mais avançada do projeto, a ideia é que as lojas do GPA sejam transformadas em pontos onde os lojistas armazenem seus produtos e onde os clientes poderão retirá-los.

A Levante aponta que, seguindo os passos de outras varejistas como Mercado Livre (MELI34) e Magazine Luiza (MGLU3), o Pão de Açúcar passará a utilizar sua rede de lojas e logística para oferecer novos serviços a seus parceiros.

“Apesar da iniciativa ser positiva, não vemos impactos no preço das ações PCAR3 no curto prazo, com os resultados mais relevantes aparecendo no balanço em um prazo mais longo. Porém, pode começar a chamar a atenção de mais investidores à medida que a companhia avance nos projetos já anunciados de melhoria e expansão”, avalia a equipe de análise.

Já a Guide Investimentos ressalta ver com  bons olhos o anúncio em relação ao serviço logístico para o GPA, que pode aproveitar a já existente rede de armazéns e a estrutura que o grupo possui.

Ainda em destaque, na quinta-feira, o Assaí (ASAI3) anunciou uma parceria com a Cornershop (empresa controlada pela Uber), passando a disponibilizar seus principais produtos do catálogo nos aplicativos Uber e Uber Eats, com entrega em até 90 minutos por entregadores autônomos.

Sobre o Assaí, o Itaú BBA apontou que a notícia é ligeiramente positiva. “Consideramos a parceria uma boa iniciativa para o Assai iniciar sua jornada no mundo digital, mas não é algo que muda o rumo da ação no curto prazo. Achamos que esta iniciativa é mais um benefício do spin-off com o GPA (feito em março), já que provavelmente competirá com formatos de super e hipermercados e provavelmente geraria discussões se o spin-off não tivesse acontecido. Por fim, além de aumentar a capilaridade do Assaí, também consideramos esse movimento um sinal positivo para a tendência de crescimento da empresa”, afirma o BBA.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/pao-de-acucar-e-assai-lancam-servicos-e-avancam-na-logistica-do-varejo-alimentar-impacto-deve-vir-no-longo-prazo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *