Ciclo de reutilização das embalagens retornáveis beneficiou toda a cadeia produtiva da empresa, única envasadora a oferecer essa opção para bares e restaurantes em São Paulo (SP)
A embalagem de vidro retornável oferece segurança e maior proteção aos produtos durante o transporte e armazenamento. Além disso, reduz a poluição do meio ambiente e diminui os riscos de escassez pelo excesso de utilização de recursos naturais.
Baseada nesses fatores, a Águas Prata fez investimento de R$ 3 milhões na unidade instalada em Águas da Prata, SP, no processo de envase de água mineral, na manutenção dos equipamentos para a lavagem das garrafas e também para a redução do desperdício no consumo. Com maior eficiência na cadeia produtiva, a companhia alcançou uma economia de 26 milhões de litros de água no último ano.
Há mais de cem anos, a empresa é a única na cidade de São Paulo a oferecer essa opção de embalagem aos comerciantes. Com preço competitivo e também com o benefício da sustentabilidade, o resultado é o aumento das vendas do produto em embalagens retornáveis, que participam em 20% no faturamento.
Ciclo de reutilização completo
Antes de chegar ao consumidor, o processo passa por algumas etapas:
1º) Inspeção: As garrafas são inspecionadas e avaliadas para identificar possíveis avarias. A empresa calcula que, em média, as garrafas sejam reutilizadas 40 vezes antes da reciclagem adequada.
2º) Lavagem: Depois, as embalagens passam pelo processo de lavagem, para garantir que a água chegue ao consumidor 100% pura e pronta para o consumo. A Águas Prata já conquistou as certificações FSSC 22000 e ISO 9001, assegurando que seus produtos atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e são completamente seguros para o consumo.
3º) Envase: O envase é o terceiro e último processo antes da venda. Com o investimento em equipamentos, esse processo está mais moderno e eficiente, com aumento na capacidade de produção.
Por fim, o produto é vendido aos comerciantes e chega aos consumidores por meio de bares e restaurantes. A logística reversa é realizada pelos distribuidores da empresa, e as embalagens vazias retornam à fábrica para um novo ciclo.
Atualmente, a distribuição em embalagens de vidro retornável está disponível para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e para o Distrito Federal. A expectativa é de um crescimento de 10% no volume de vendas em 2024, com a abertura de novos distribuidores.
Deixe um comentário