O Brasil busca fortalecer acordos de cooperação com a indústria farmacêutica da Índia. No último dia 26 de novembro, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, representou o país em um evento virtual sobre o tema, organizado pela Embaixada da Índia em Brasília e pelo Conselho de Promoção de Exportações de Produtos Farmacêuticos da Índia.
O encontro contou com a participação de autoridades e empresários de ambos os países. Na oportunidade, o embaixador da Índia Suresh Reddy defendeu uma espécie de passaporte da vacina contra a Covid-19, que permitiria a circulação de cidadãos imunizados. Ele ressaltou ainda a importância do Brasil como sexto maior importador de insumos farmacêuticos indianos – volume suficiente para abastecer cerca de 30% da matéria-prima disponível na indústria farmacêutica nacional. A Índia lidera o fornecimento global de medicamentos genéricos, com representatividade de 20%.
Barra Torres procurou valorizar a necessidade de um ambiente regulatório mais favorável ao desenvolvimento de novos medicamentos e à ampliação do acesso da população, com alinhamento aos padrões internacionais. Ele destacou a participação da agência como membro do Comitê Gestor do International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH) e da International Coalition of Medicines Regulatory Authorities (ICMRA).
Deixe um comentário