Eventos esportivos impulsionam mercado de bebidas alcoólicas na América Latina
Da Copa América e UEFA EURO 2024 aos Jogos Olímpicos de Paris, os torneios esportivos de alto nível se tornaram catalisadores poderosos para o aumento no consumo de Bens de Consumo de Rápida Rotação (Fast-Moving Consumer Goods – FMCG), especialmente no setor de bebidas alcoólicas, onde marcas de cerveja aproveitaram a oportunidade para expandir sua presença e se conectar com os consumidores de maneira eficaz.
A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 forneceu lições valiosas sobre como os eventos esportivos influenciam o comportamento do consumidor. Com mais de cinco bilhões de pessoas interagindo com o evento, as marcas participantes, principalmente as cervejeiras, experimentaram um crescimento considerável. De acordo com dados do Worldpanel da Kantar, o volume de vendas de cerveja aumentou 5,8% durante o mês da Copa do Mundo e seguiu crescendo, com um incremento de 3% após o evento, quando comparado ao período anterior.
Marcas como Budweiser, Heineken e Amstel se destacaram ao maximizar sua exposição e criar experiências cativantes para os consumidores durante o evento, o que resultou em um aumento significativo na taxa de penetração de mercado dessas marcas, um importante indicador de como foram percebidas pelos consumidores.
No Brasil, a Amstel experimentou uma ascensão notável no ranking Brand Footprint 2024, subindo 20 posições, para o 153º lugar. A Budweiser também apresentou desempenho impressionante, registrando aumento de quase 25% em seu CRP (Consumer Reach Points), um indicador da Kantar que avalia a penetração de mercado, frequência e alcance da marca, colocando-a entre as 10 marcas com maior penetração na América Latina.
A Heineken consolidou sua posição de liderança no setor de bebidas alcoólicas, com destaque para o aumento da penetração no Equador, que subiu de 4,8% em 2021, para 11,3% em 2023, além de figurar entre as marcas que mais atraem compradores na região da América Latina.
Esses exemplos ilustram como aumentar a exposição e criar experiências marcantes em grandes eventos esportivos é uma estratégia eficaz para as marcas ampliarem o seu alcance e incentivarem o consumo dos seus produtos.
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