O processo de expansão da Novo Nordisk no Brasil ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira, dia 9, quando a farmacêutica anunciou a ampliação da capacidade de produção da planta de Montes Claros (MG). As informações são do Valor Econômico.

O principal objetivo da companhia dinamarquesa, fabricante do Ozempic e do Wegovy, é a construção de uma nova linha de produção de enteroquinase, enzima utilizada no tratamento de doenças crônicas como obesidade e diabetes tipo 2.

Esse investimento é muito importante, pois ajudará a triplicar a nossa capacidade produtiva das enzimas enteroquinase e ALP, utilizadas para a  produção de semaglutida”, afirma Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo do laboratório.

Expansão da Novo Nordisk no Brasil tem investimento pesado

Esse novo movimento faz com que a quantia investida pela farmacêutica no país nos próximos dois anos alcance a marca de R$ 1,3 bilhão, considerando o aporte de R$ 864,2 milhões na mesma planta anunciado em outubro, voltado à produção de insulina.

O know-how que já temos aqui de produção de enzimas nos permitiu trazer esse investimento, com uma capacidade muito boa que atende ao mercado da Novo Nordisk. Grau de eficiência, alta produtividade e custo bem competitivo são as razões pelas quais esse investimento é feito no Brasil. Participamos de uma produção global, para a qual a planta de Montes Claros é super estratégica”, complementa Costa.

A operação da Novo Nordisk na cidade mineira é responsável por 25% da insulina produzida globalmente pela farmacêutica. Atualmente a fábrica emprega 1,8 mil funcionários, gerando 30 mil empregos indiretamente.

A ampliação da capacidade deve gerar mais 40 empregos diretos e outros 400 indiretos. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025, com previsão de início das operações em 2027.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/expansao-da-novo-nordisk-minas-gerais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *