O IQVIA publicou um estudo com projeção de desempenho do canal no Brasil até o mês de maio de 2020. Para realizar esse trabalho, foram analisados ​​os dados dos primeiros 15 dias do mês em diversas áreas do setor, entre elas como principais categorias consumidas pela população.

Mercado farmacêutico total
Sobre o número total de unidades vendidas no varejo no mês de maio, um projeto é de que haja um crescimento em relação ao mês de abril. A projeção mínima é de 4%, chegando a 525 mil unidades; uma média é de 9%, ou o equivalente a 548 mil unidades; e a máxima é 13%, com 571 mil unidades.

Levando em consideração uma estimativa média, o IQVIA revelou como projeções para cada uma das áreas do setor. Uma empresa, por exemplo, terá um crescimento de 9,5% em relação a abril de 2020, chegando a 395 mil unidades vendidas. A ético farma, cresce 6,2%, alcançando 243,653 unidades. Uma farma popular cresce 15,3%, chegando a 151.538. E a consumo cresce 10,7, chegando a 304.384 unidades comercializadas.

Valores do mercado
Em relação a valores, o mercado farmacêutico total crescerá 13,6% em relação a abril de 2020, chegando a R $ 11,5 bilhões. Na área farma, o crescimento chega a 14,8%, o equivalente a R $ 6,3 bilhões. Farma ético, o aumento será de 11,7%, igual a R $ 4,2 bilhões. Uma farma popular terá o maior crescimento 21%, chegando a R $ 2,5 bilhões. Por fim, o consumo cresce 16,6%, ou o equivalente a R $ 5,2 bilhões aproximadamente.

Análise por categorias
A categoria de produtos farmacêuticos que mais cresce em relação ao mês de abril é uma marca, com 13,4% e 195.384.516 de unidades vendidas. Em seguida, aparecem os genéricos, com 4,1% e 133.591.402 em unidades. Por último, estão os produtos de referência, com 9,7% e 66.297.021 de unidades comerciais.

Em relação aos produtos de consumo, os MIPs serão os mais buscados, com previsão de crescimento de 14,3% e 124.930.796 de unidades comercializadas. Depois de aparecer os produtos de cuidados pessoais, o crescimento de 9,2%, ou o equivalente a 113.766.064 de unidades. Em terceiro lugar, aparecem os produtos para atendimento ao paciente, com aumento de 6,8% e 40.108.591 de unidades vendidas. Por último, estão relacionados à nutrição, com crescimento de 6,3%, ou equivalente a 25.588.846 de unidades.

Faturamento por categoria
Os produtos de marca alcançados, em maio, R $ 3,1 bilhões (17,4%), enquanto os de referência alcançam R $ 2,2 bilhões (13,3%) e os genéricos de R $ 943 milhões (9,9%).

Em relação aos PMI, o valor das unidades vendidas pode chegar a R $ 2,3 bilhões (19,3%). Os produtos de cuidados pessoais podem chegar a faturar R $ 1,7 bilhão (16,3%) e os cuidados ao paciente podem chegar a um cifra de R $ 753 milhões (15,6%). Por último, a nutrição pode atingir o faturamento de R $ 392 milhões (5,5%).

Fonte: https://www.abradilan.com.br/#/noticia/10171

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