O IQVIA publicou um estudo com projeção de desempenho do canal no Brasil até o mês de maio de 2020. Para realizar esse trabalho, foram analisados os dados dos primeiros 15 dias do mês em diversas áreas do setor, entre elas como principais categorias consumidas pela população.
Mercado farmacêutico total
Sobre o número total de unidades vendidas no varejo no mês de maio, um projeto é de que haja um crescimento em relação ao mês de abril. A projeção mínima é de 4%, chegando a 525 mil unidades; uma média é de 9%, ou o equivalente a 548 mil unidades; e a máxima é 13%, com 571 mil unidades.
Levando em consideração uma estimativa média, o IQVIA revelou como projeções para cada uma das áreas do setor. Uma empresa, por exemplo, terá um crescimento de 9,5% em relação a abril de 2020, chegando a 395 mil unidades vendidas. A ético farma, cresce 6,2%, alcançando 243,653 unidades. Uma farma popular cresce 15,3%, chegando a 151.538. E a consumo cresce 10,7, chegando a 304.384 unidades comercializadas.
Valores do mercado
Em relação a valores, o mercado farmacêutico total crescerá 13,6% em relação a abril de 2020, chegando a R $ 11,5 bilhões. Na área farma, o crescimento chega a 14,8%, o equivalente a R $ 6,3 bilhões. Farma ético, o aumento será de 11,7%, igual a R $ 4,2 bilhões. Uma farma popular terá o maior crescimento 21%, chegando a R $ 2,5 bilhões. Por fim, o consumo cresce 16,6%, ou o equivalente a R $ 5,2 bilhões aproximadamente.
Análise por categorias
A categoria de produtos farmacêuticos que mais cresce em relação ao mês de abril é uma marca, com 13,4% e 195.384.516 de unidades vendidas. Em seguida, aparecem os genéricos, com 4,1% e 133.591.402 em unidades. Por último, estão os produtos de referência, com 9,7% e 66.297.021 de unidades comerciais.
Em relação aos produtos de consumo, os MIPs serão os mais buscados, com previsão de crescimento de 14,3% e 124.930.796 de unidades comercializadas. Depois de aparecer os produtos de cuidados pessoais, o crescimento de 9,2%, ou o equivalente a 113.766.064 de unidades. Em terceiro lugar, aparecem os produtos para atendimento ao paciente, com aumento de 6,8% e 40.108.591 de unidades vendidas. Por último, estão relacionados à nutrição, com crescimento de 6,3%, ou equivalente a 25.588.846 de unidades.
Faturamento por categoria
Os produtos de marca alcançados, em maio, R $ 3,1 bilhões (17,4%), enquanto os de referência alcançam R $ 2,2 bilhões (13,3%) e os genéricos de R $ 943 milhões (9,9%).
Em relação aos PMI, o valor das unidades vendidas pode chegar a R $ 2,3 bilhões (19,3%). Os produtos de cuidados pessoais podem chegar a faturar R $ 1,7 bilhão (16,3%) e os cuidados ao paciente podem chegar a um cifra de R $ 753 milhões (15,6%). Por último, a nutrição pode atingir o faturamento de R $ 392 milhões (5,5%).
Deixe um comentário