Projeto teve início há 20 meses em parceria com a Ambev e a startup Green Mining

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anuncia a expansão do projeto “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”. O projeto foi criado há 20 meses nas lojas do Minuto Pão de Açúcar em parceria com a Ambev e a startup Green Mining e estimula o descarte correto de embalagens de vidro pós-consumo. Até agora, mais de 35 toneladas de vidro foram recuperadas e destinadas para a reciclagem.

Agora, a parceria também passa a prever a disponibilidade de pontos de coleta exclusivos para o descarte de garrafas plásticas (PET) em seis lojas da rede, podendo ser garrafas de refrigerante, água e outras embalagens identificadas com o símbolo do plástico tipo 1, desde que estejam limpas e seca.

 
Coletores da Green Mining, contratados e capacitados, recebem no celular um mapa roteirizado dos locais onde devem buscar as embalagens. Chegando no estabelecimento, é feita a primeira pesagem dos resíduos que são registrados, junto com sua foto, no sistema, por meio de tecnologia blockchain, garantindo que a embalagem coletada seja, de fato, do pós-consumo.

Depois, o material é levado até um ponto de concentração (hub) e, quando atinge um determinado volume, tanto o PET quanto o vidro são encaminhados para reciclagem em empresas parceiras Ambev e retornam para a cadeia em forma de conteúdo reciclado nas embalagens.

O Brasil ainda recicla muito pouco, cerca de 5,3% do potencial, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Logística reversa ‘de verdade’

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da startup Green Mining, a logística reversa tem espaço para muitas soluções dentro e fora do País e a expansão do projeto mostra o quanto a cooperação e a evolução tecnológica são aliadas do meio ambiente.

“A tecnologia utilizada para proporcionar eficiência em iniciativas sustentáveis permite que ações concretas e contínuas sejam implantadas e multiplicadas. A terceira expansão deste projeto e o início da coleta de embalagens PET é um importante reconhecimento às empresas que encaram o desafio de fazer logística reversa de verdade”, afirma o executivo.

A gerente de Sustentabilidade da Ambev, Nayara Baccan Pereira, diz que a empresa busca levar facilidade ao consumidor para incluí-los na jornada da reciclagem. “Temos compromissos voltados para embalagem circular para serem atingidos até 2025, além de metas focadas em ação climática, gestão da água e agricultura sustentável. Inovação, atitudes coletivas e parcerias com o ecossistema, como a expansão de mais essa iniciativa ao lado da Green Mining e GPA, reforçam a nossa certeza de que o engajamento de todos pode nos levar a um futuro mais sustentável.”

O diretor de Operações de Negócios Especializados do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Epaminondas, também comemora. “Iniciativas como estas estimulam um consumo mais consciente, além de facilitar e incentivar nossos clientes a adotarem atitudes mais sustentáveis”, completa.

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/2021/11/22/minuto-pao-de-acucar-coleta-de-vidro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *