Segundo a agência Circana, as vendas de cosméticos, perfumes e produtos de higiene continuam aumentando regularmente nos Estados Unidos, tendo registrado, entre janeiro e setembro de 2024, um crescimento de 7% no segmento de luxo e de 2% na venda de produtos destinados ao público em geral.Com a proximidade das festas de fim de ano, as vendas de produtos de beleza do segmento de prestígio registraram crescimento de 7% nos Estados Unidos,

movimentando 22,8 bilhões de dólares nos nove primeiros meses do ano, segundo relatório publicado pela Circana, agência especializada em estudos de mercado. Já no segmento de massa, as vendas cresceram 2% em relação ao mesmo período no ano passado.


Disparam as vendas de maquiagem para os lábios
O setor de maquiagem, principal categoria do mercado de prestígio, cresceu 5% tanto em termos de faturamento como de volume de vendas. Em especial, o segmento de maquiagem dos lábios mais uma vez registrou um desempenho excepcional, com crescimento de 21% em valor monetário (dólares) e de 23% em número de unidades vendidas. Segundo a Circana, esse crescimento pode ser atribuído à crescente popularidade dos bálsamos e óleos labiais disponíveis em diversas cores.

O blush também se posicionou como o xodó dos consumidores de maquiagem: as vendas desse produto registraram um aumento de dois dígitos este ano.

Por outro lado, no mercado de massa as vendas de produtos de maquiagem continuam encolhendo.

No segmento de cuidados da pele, consumidores dão preferência a produtos de gama média
Na categoria de cuidados da pele, o desempenho das marcas posicionadas na gama média ou de massa superou o das marcas de prestígio, registrando um crescimento seis vezes mais rápido.

“Observamos como isso acontece ao analisarmos as tendências do mercado de prestígio nessa categoria. O segmento de cuidados da pele foi o que registrou menor crescimento nas vendas em lojas de departamento e lojas especializadas nos Estados Unidos durante os três primeiros trimestres, com um aumento de 3% em termos de valores em dólares. Esse resultado se deve sobretudo a uma queda do preço médio, visto que o número de unidades vendidas aumentou mais rápido. Isso significa que, cada vez mais, os consumidores têm dado preferência a produtos de skincare mais baratos, vendidos em lojas de prestígio”, explica a Circana.

Produtos para pentear puxam vendas no segmento capilar de luxo
No universo dos produtos capilares, a estrela é o mercado de prestígio, que registrou, nos nove primeiros meses do ano, um aumento de 8% tanto em valor monetário como em volume de vendas. Nesse segmento, os produtos de bem-estar, como protetores térmicos e cuidados para o couro cabeludo, registraram um crescimento mais significativo que o dos demais produtos da categoria. Os produtos para pentear também se destacaram pelo rápido crescimento, liderando a lista dos artigos que mais contribuíram para o aumento das vendas no segmento.

Perfumes: a categoria mais dinâmica
No circuito de lojas seletas, o segmento de perfumes é a categoria que vem registrando o crescimento mais rápido desde o início de 2024. Segundo a Circana, de um ano para outro as vendas deram um salto de 14% em valor monetário e de 12% em número de unidades nos nove primeiros meses.

As fragrâncias que apresentam concentração mais forte tiveram um papel fundamental nesse crescimento. Vale notar que as vendas das marcas de luxo aumentaram 15%, registrando um ritmo de crescimento ligeiramente mais rápido que o restante da categoria.

“Tradicionalmente, o quarto trimestre representa mais de 40% das vendas anuais em ambos os canais. Os primeiros indicadores do terceiro trimestre confirmam a previsão de bons resultados”, completa a Circana.

Segundo o relatório da Circana sobre intenções de compra para as festas de fim de ano em 2024, a sensação global dos consumidores americanos para esse período é mais positiva do que nos anos anteriores.

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/perfumes-continuam-puxando-crescimento-do-setor,5245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *