Segundo uma pesquisa realizada pela Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o quarto trimestre de 2024 será o período mais forte para o mercado de beleza no Brasil, impulsionado principalmente por fragrâncias, maquiagem e kits presenteáveis.
Segundo a empresa, 31% das vendas anuais do setor de beleza ocorreram no quarto trimestre de 2023, com um crescimento de 13% em comparação com 2022.
Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana, novembro deve manter sua liderança nas vendas em 2024. “A análise nos mostra uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com novembro superando dezembro em volume de vendas pela primeira vez em 2023, impulsionado principalmente pela Black Friday”, afirma. Nesse período, as fragrâncias femininas lideraram as vendas no setor, representando 35% do mercado, seguidas pela categoria de maquiagem, 31%, que apresentou o maior crescimento entre todas as categorias analisadas.
Um destaque especial vai para o segmento de kits, que mesmo representando 6% das vendas totais, apresentou crescimento de 25% no Q4 de 2023, superando significativamente a média do mercado. “O último trimestre concentrou 40% das vendas anuais de kits, reforçando sua importância como opção para presentes durante o período de festas”, analisa Ana.
Os lançamentos demonstraram ser um fator crucial para o desempenho do setor, contribuindo com 41% do crescimento total no Q4 de 2023. O segmento de fragrâncias liderou as inovações, representando 54% dos novos produtos introduzidos no mercado.
“Com base nestes indicadores, projetamos que o Q4 de 2024 manterá sua posição como o trimestre mais relevante para o setor de beleza, com especial atenção para o mês de novembro e a Black Friday como momentos-chave para o varejo”, conclui Ana.
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