De acordo com os dados do Termômetro Abad NielsenIQ, o faturamento médio do atacadista distribuidor nacional cresceu 5,7% no acumulado do ano, em termos nominais. Os números indicam um desempenho 6,1% superior em maio, em relação ao mesmo mês de 2023. Em abril, também na comparação anual, o faturamento aumentou 10,7%. No comparativo de maio com abril de 2024, na relação mês contra mês, o crescimento foi mais expressivo, atingindo 15%. Segundo a Abad, o cenário positivo do setor foi puxado pelas empresas com faturamento mensal acima de R$ 100 milhões. Nesse grupo, que contribui com 10,5 pontos percentuais na pesquisa, o avanço foi de 34,5%. Outro grupo que também contribuiu para elevar o desempenho foi o dos que faturam entre R$ 25 milhões e R$ 45 milhões/mês. Nesse perfil, que contribuiu 1,8 ponto percentual no levantamento, a alta foi de 12,9%.
Desempenho em 2023
O atacadista distribuidor brasileiro fechou o ano passado com faturamento de R$ 403,9 bilhões, o que representa crescimento nominal de 10,9%. Entre as empresas que mais faturaram, está o Atacadão, que lidera o Ranking ABAD/NielsenIQ 2024 com um montante de R$ 79,1 bilhões. O top 3 também conta com o Grupo Martins, que faturou R$ 6,7 bilhões e, na sequência, o Tambasa Atacadistas, com R$ 5,8 bilhões.
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