A Comissão Internacional de Vidro (ICG), juntamente com a Comunidade das Associações de Vidro (CGA) e a ICOM-Glass estão promovendo um Ano Internacional de Vidro das Nações Unidas para 2022. Sublinhará a importância tecnológica, científica e econômica do vidro — que transparente e possibilita material que sustenta tantas de nossas tecnologias e que pode facilitar o desenvolvimento de sociedades mais justas e sustentáveis para enfrentar os desafios da globalização. É também um importante meio para a arte e sua história é compartilhada com a da humanidade.

O que se segue é baseado em um documento enviado à ONU resumindo nosso caso como parte de um pedido formal. Isso foi agora aprovado pela UNIDO e será submetido à reunião do Conselho da ONU na quarta-feira, 28 de abril, para uma votação formal. O documento é dividido nas seguintes seções:

  1. Que vidro oferece à sociedade
  2. Planejamento para um IYOG
  3. Apoio recebido de diferentes instituições
  4. Apoio recebido por país
  5. Declaração final

Os principais documentos enviados à ONU podem ser baixados clicando nobotão ‘Press release’. Um vídeo também foi publicado no UTube como parte da apresentação formal. Este vídeo altamente inspirador recebeu cerca de 4000 visualizações. Assim que a decisão final for conhecida, o resultado será divulgado para todos na nossa lista de discussão. Se você não recebeu nosso e-mail na versão de vídeo, verifique sua pasta de golpe e se não estiver lá, avise-nos.

1) O que o vidro dá à sociedade

Com sua versatilidade e capacidade técnica incomparáveis, o vidro em seus muitos disfarces tem fomentado inúmeros avanços culturais e científicos:

  • O vidro é o principal canal de informação em nossa sociedade baseada no conhecimento. As fibras ópticas de vidro levaram a uma revolução global das comunicações; eles são a espinha dorsal da internet. Os fabricantes de vidro nos deram capas sensíveis ao toque para nossos celulares, revolucionando a forma como nos comunicamos.
  • O vidro é o material de recipiente quimicamente resistente para muitos dos medicamentos que salvam vidas atuais e está desempenhando seu papel na busca mundial para entregar uma vacina para combater a pandemia COVID-19. Recipientes de vidro reforçados melhoraram drasticamente a confiabilidade do tratamento EpiPen de choque anafilático com risco de vida de reações alérgicas graves.
  • As composições de bioglass têm cuidados avançados de saúde com sua capacidade de: integrar-se com osso humano; estimular a defesa natural do corpo humano para curar feridas de carne; aid design e regeneração de tecidos; e resolver questões auditivas e odontológicas.
  • As folhas de vidro suportam células solares e dão energia limpa; fibras de vidro reduzem nossa pegada de carbono fortalecendo as pás das turbinas eólicas, isolando nossas casas e através da captura e sequestro de carbono (CCS); a vitrificação de resíduos perigosos está tornando a energia nuclear mais segura.
  • A evolução da óptica de vidro e da optoeletrônica significa que o telescópio espacial James Webb pode estudar os primeiros momentos após o Big Bang e expandir a compreensão do Universo.
  • O derretimento do vidro está sendo descarbonizado e os produtos vidrados estão sendo reciclados com segurança.
  • Arqueólogos estão aprendendo mais sobre antigas rotas comerciais e a política de matérias-primas.
  • Artistas de vidro em todo o mundo têm dado à humanidade uma consciência deste material maravilhoso, incluindo seus métodos notáveis de fabricação, beleza inerente e capacidade de capturar e exibir todo o espectro de cores da natureza.

Nossa visão de um Ano Internacional de Vidro das Nações Unidas (IYoG2022) é celebrar o passado, presente e futuro deste material transformador seguindo as metas das Nações Unidas na Agenda 2030. Especificamente para:

  • Demonstre o papel do vidro no avanço da civilização ao longo da história registrada.
  • Organizar festivais internacionais de ciência e arte de vidro, com oficinas para excitar e informar o público sobre essa rica história, e destacar os laços entre vidro, arte e cultura.
  • Estimular pesquisas sobre vidro entre organizações de educação, indústria, pesquisa e domínio público, incluindo museus, para enfrentar os grandes desafios que o mundo enfrenta: alcançar um crescimento sustentável e equitativo e melhorar a qualidade de vida em todos os lugares.
  • Construir alianças mundiais focadas em ciência e engenharia para os jovens, ao mesmo tempo em que aborda o equilíbrio de gênero e as necessidades dos países em desenvolvimento/economias emergentes.

 

2) Planejamento

Um extenso planejamento está em andamento para viabilizar um Ano de Vidro da ONU em 2022. Contatamos sociedades temáticas de arte e vidro científico; fabricantes de vidro, fabricantes e fornecedores; academia, centros de P&D e museus, tanto para compartilhar o conceito quanto para pedir um endosso formal. Nosso objetivo inicial é uma resolução bem-sucedida na Assembleia Geral da ONU em 28 de abril de 2021. Nossa submissão está sendo apoiada em sua jornada pela UNIDO.

Embora estejamos enfrentando a pandemia COVID19 em todo o planeta, continuamos trabalhando para o IYOG2022, expandindo nossos limites para garantir que jogadores de vidro em todos os lugares possam se juntar a nós.

Um programa internacional de eventos já está planejado, incluindo:

  • Conferência de Abertura em Genebra – Fevereiro de 2022
  • Congresso Industrial Internacional de Alta Tecnologia em Xangai – Abril de 2022
  • Congresso Internacional do ICG – Berlim, julho de 2022 (celebrando o 100º Aniversário da DGG)
  • Exposições internacionais de vidro em Galerias de Arte e Museus ao longo do ano
  • Congresso de encerramento no Japão, dezembro de 2022

Muitas outras atividades também são propostas:

  • Um dia de vidro dos EUA em Washington DC
  • De faraós a High Tech Glass Conference no Egito, abril-maio de 2022
  • Edições especiais da revista científica mais relevante relacionada ao vidro, como International Journal of Applied Glass Science (IJAGS), Journal of Non-Crystalline Solids (JNCS), Journal of Sol-gel Science and Technology (JSGST), Heritage, etc.).
  • Edições especiais de revistas de vidro como Glass International e Glass Worldwide, bem como revistas científicas e industriais relacionadas com sociedades nacionais de vidro.

Centenas de atividades em museus e exposições, academia e pesquisa, educação e divulgação, empresas e sociedades estão planejadas em todo o planeta com foco em uma distribuição universal de atividades em todos os níveis de educação.

3) Apoio recebido de diferentes instituições

Mais de 1100 endossamentos de 74 países foram recebidos. O apoio de instituições, museus e empresas na África, nas regiões do Oriente Médio e da ASEAN ainda está chegando e muito bem-vindo; todos os contatos serão acompanhados e nos ajudarão com nosso planejamento de programas. As tabelas e gráficos pi a seguir mostram a gama de instituições e países apoiando a iniciativa IYOG 2022 até o momento (17 de novembro de 2020).

Revistas 9
Instituições Acadêmicas 295
Empresas 360
associações 167
Museus/Artistas 221
Centros de P&D 75
total 1127

4) Suporte recebido dividido por continente

Continentes Endossos Países
América do Norte 181 3
América do Sul 116 8
América Central 5 3
Europa/União Europeia 390 31
Ásia 364 17
Oceânia 26 2
África 41 10
Totais 1123 74

 

As origens do projeto

Quando David Pye (ex-presidente do ICG) soube em 2014 que a Assembleia Geral da ONU declararia 2015 um Ano Internacional de Tecnologias Baseadas em Luz e Luz, ele organizou para o International Journal of Applied Glass Science para mostrar “Vidro e Luz”. Um artigo proclamando que a sociedade havia entrado na Era do Vidro seguiu-se em 2016. Simultaneamente, palestras de Manoj Choudhary, então presidente do ICG, e David para o público internacional exploraram o tema de que a ciência, a engenharia e a arte de vidro estavam entrando em novos e profundos capítulos em suas histórias.

David em seguida flutuou o conceito de um Ano Internacional de Vidro (IYOG) com Charlie Craig, vice-presidente sênior de ciência e tecnologia da Corning Inc. Ele foi fortemente favorável e foi acompanhado logo depois por Manoj Choudhary, que com David apresentou uma moção em uma reunião do Conselho do ICG no Japão:

“A Comissão Internacional de Vidro, representando organizações e indivíduos em todo o mundo dedicados à promoção da ciência, tecnologia, arte e aplicação de vidro, endossa entusiasticamente a exploração de uma futura declaração de um Ano de Vidro pelas Nações Unidas.”

Após sua recepção positiva, David apresentou o conceito ao American Ceramic Society Board (ACerS) e ao Corning Museum of Glass (CMoG). Ambos abraçaram a ideia e Steve Gibbs, administrador sênior da CMoG, desempenhou um papel fundamental no avanço do IYoG 2022 para a comunidade artística internacional. O dado foi lançado.

Ao longo de milênios, nossa comunidade de vidros se adaptou e apoiou as necessidades da Sociedade. O quão transformador o vidro em seus muitos disfarces tem sido muitas vezes é perdido. Sua história merece uma maior história. Impulsionado por uma onda de entusiasmo, a atual presidente do ICG, Alicia Durán, assumiu o bastão para se tornar presidente de um Comitê Diretor Internacional do IYOG proposto.

Um ano internacional da ONU requer uma Resolução das Nações Unidas. Nossa aplicação promove o vidro, seu potencial passado e futuro; mostra como a comunidade de vidro está apoiando as metas de desenvolvimento da ONU (agenda 2030): produção responsável e sustentabilidade; inovação e infraestrutura; energia acessível e limpa; ação climática; água não poluída e oceanos; saneamento, saúde e bem-estar; educação e igualdade de gênero. Uma apresentação para a próxima reunião da Assembleia Geral da ONU está quase completa. O embaixador espanhol concordou em patrocinar a Resolução, oferecendo à China a oportunidade de co-patrocinar a iniciativa. O próximo presidente da Assembleia Geral da ONU, o diplomata turco Volkan Bozkir, conhece a proposta e a apoia fortemente, apreciando seu apoio generalizado dentro da Comunidade de Vidro.

Como uma importante preliminar, a UNESCO, o braço científico da ONU, foi abordada. Este planejamento descoberto para um Ano Internacional de Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD) de 2022 e um Ano Internacional de Mineração. Embora a “concorrência” tenha sido a primeira reação, a colaboração e o apoio mútuo foram acordados como o caminho a seguir e a UNESCO encorajou isso. A UNESCO também enfatizou o protocolo para garantir benefícios globais, por meio da inclusão e das metas de desenvolvimento da ONU 2030.

Mas então o COVID-19 levantou a cabeça, retardando o progresso. A esperada Assembleia Geral da ONU em abril foi adiada. O mundo do vidro permanece em espera, mas fabricantes, fornecedores, usuários, professores, artistas e curadores de museus estão prontos para a ação assim que a aprovação for dada.

Desde o início foi uma realização de que tais celebrações não poderiam ser organizadas apenas por um corpo; as comunidades locais tiveram que ser aproveitadas para as atividades locais. Foram recebidas incríveis 950 cartas de 68 países endossando o conceito e oferecendo apoio entusiasmado. O Corning Museum of Glass, a Glass Art Society, o Comitê Internacional de Museus, juntamente com a Comunidade de Associações de Vidro promovidas pela VITRUM e pelo Governo italiano, juntaram-se a muitas sociedades nacionais de vidro para ajudar. Novos parceiros ainda são bem-vindos, particularmente de áreas sub-representadas como a África, o Oriente Médio e os Balcãs. Os leitores que desejarem participar da nossa lista de circulação devem enviar um e-mail: manager@iyog2022.org e visitar nosso site(www.iyog200.org).

Lá fora.

O uso de vidro na arquitetura data dos tempos romanos, os contêineres têm uma história ainda mais antiga no Egito e na Mesopotâmia (agora Síria e Iraque) e contas de vidro foram espalhadas por todo o Oriente Médio, Índia e China, sendo negociadas internacionalmente a partir da Idade do Bronze. O desenvolvimento da ciência moderna tem sido baseado em artefatos de vidro desde a grande escala (astronomia) até a pequena escala (biologia); de lâmpadas simples para as lentes para faróis; em comunicações e eletrônicas que vão desde as primeiras válvulas até fibras ópticas.

Agora, em um mundo constrangido por uma variedade de pressões ambientais, o vidro é um dos materiais mais recicláveis; possui uma variedade de papéis na redução das emissões de gases de efeito estufa, como revestimentos de economia de energia, vidros duplos/triplos e células solares, é feito de materiais amplamente disponíveis e está contribuindo para grandes melhorias em nossa saúde.

Convencido de que o vidro é digno de celebração?

Muitas organizações em todo o mundo foram e um caso foi preparado para submissão às Nações Unidas. Cartas de apoio estão sendo coletadas. Temos mais de 1100 endossamentos de 74 países e mais são muito bem-vindos, particularmente dos países africanos, do Oriente Médio e dos Países Bálcãs. A data de encerramento da apresentação foi adiada do nosso prazo original por causa da pandemia do Vírus Corona. Atualmente, esperamos uma votação da ONU em dezembro e, em seguida, um grande exercício se seguirá para construir sobre o programa internacional já em vigor e desenvolver programas nacionais em torno de programas locais que informam e educam comunidades em todos os lugares sobre a rica história que o vidro tem e seu enorme potencial na economia de energia, saúde, economia circular, cultura e arte.

No momento, estamos desenvolvendo nossos canais de comunicação. As notícias começaram a aparecer em nossa página ‘Press Release‘ e também começaremos a gerar Facebook, Twitter e outros feeds de mídia social. O objetivo é informar 9 bilhões de pessoas do valor do vidro como artefato e dar-lhes uma compreensão mais completa de sua rica história, sua fabricação, suas muitas aplicações, sua importância na economia de energia e sua reciclagem.

Este ambicioso programa exigirá sua ajuda (apoio administrativo, circulação de publicidade, financiamento). Ele também fornecerá possibilidades para expandir seu perfil e estender seus links internacionais. Indústria, Academia, Faculdades, Escolas, Associações de Pesquisa, Museus e Escolas de Arte são todos parceiros valiosos.

Fonte:. http://www.iyog2022.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *