O Close the Glass Loop saudou o lançamento do Vidro+, um marco para a aceleração da coleta e reciclagem de vidros em Portugal.

Promovida e coordenada pela Smart Waste Portugal Association, a iniciativa colaborativa reúne a cadeia de valor das embalagens de vidro, bem como entidades governamentais, universidades e centros de pesquisa, associações e organizações não governamentais.

Juntos, desenvolverão e implementarão soluções sob medida para a coleta de vidros que funcionam no contexto português e contribuirão para a ambiciosa meta de coletar 90% de todas as embalagens de vidro colocadas no mercado da UE até 2030.

Com 56% de coleta para taxa de reciclagem em 2019, Portugal está abaixo da média da UE de 78% e um dos Estados-Membros da UE com maior potencial para coletar e reciclar embalagens de vidro.

É também o país europeu com a maior produção de vidro per capita, quase quatro vezes maior do que suas necessidades de consumo, tornando fundamental melhorar a coleta de embalagens de vidro para atender à necessidade de vidro reciclado.

O Close the Glass Loop é um programa descentralizado, e estamos muito satisfeitos em ver que a Plataforma Nacional Portuguesa está se desenvolvendo em uma iniciativa abrangente multi-stakeholder em nível nacional que lançará um Plano de Ação que seja adaptado às especificidades de Portugal. Estamos ansiosos para cooperar com a Vidro+ e seus membros, e facilitar a troca de melhores práticas entre a Plataforma e nossas outras dez Plataformas Nacionais close the Glass Loop para garantir que coletemos vidros cada vez melhor“, diz Adeline Farrelly, secretária-geral da FEVE (Federação europeia de fabricantes europeus de contêineres de vidro), em nome dos parceiros da Close the Glass Loop.

www.smartwasteportugal.com

www.closetheglassloop.eu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *