Um relatório independente publicado pela equipe de consultoria da empresa Reconomy Group, Valpak for British Glass mostrou que a reciclagem de embalagens de vidro através de um esquema de kerbside melhorado e consistente já planejado para 2023 é melhor para o meio ambiente do que um esquema de devolução de depósitos, economizando mais de dois milhões de toneladas de CO² até 2035 (11% ao ano), além de atingir uma taxa de coleta maior de 90%.

A coleta de Kerbside ou a calçada é um serviço prestado às famílias, geralmente em áreas urbanas e suburbanas, para coleta e descarte de lixo doméstico e recicláveis.

Enquanto um DRS trabalha para alguns materiais de embalagem, como latas de plástico e alumínio, os resultados deste relatório mostram que a melhor solução para coleta e, importante, a reciclagem de embalagens de vidro é coletar todas as embalagens de vidro no kerbside através da responsabilidade estendida do produtor e de um programa de coleta de kerbside melhorado e consistente e não através de um DRS. As principais conclusões do relatório são:

Um bom modelo de reciclagem de kerbside para embalagens de vidro proporcionará 11% mais economia de carbono do que incluir vidro em um DRS, que é mais de dois milhões de toneladas de CO² economizados até 2035.

Um esquema de kerbside melhorado e consistente levaria a “uma taxa de coleta de cerca de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado em ambos os recipientes de bebidas e todos os outros tipos de embalagens de vidro” (em comparação com o DRS, que prevê uma taxa de coleta de apenas 85%, mas é limitada apenas aos recipientes de bebidas).

Os próprios dados do governo sugerem que a implementação de um DRS para garrafas de bebidas é provável ” reduzir a taxa decoleta no kerbside para as embalagens restantes de vidro [alimentos]”,como potes de geleia e garrafas de condimento que compõem quase um terço de todas as embalagens de vidro.

Falando após a publicação do relatório, o presidente-executivo da British Glass, Dave Dalton, disse: “O relatório de hoje confirma mais uma vez o que a indústria de vidro vem dizendo o tempo todo, um Regime de Devolução de Depósitos é a solução errada para a reciclagem de embalagens de vidro no Reino Unido. Incluir garrafas de vidro em um DRS levará a mais de dois milhões de toneladas de CO² em nossa atmosfera. Perversamente, temos uma situação em que poderíamos ter uma política verde que é realmente pior para o meio ambiente e um sistema que dividiria as embalagens de alimentos e bebidas de vidro em dois fluxos de resíduos, em detrimento de ambos. Isso não só reduziria a quantidade e a qualidade do material reciclado disponível para ser usado novamente em novas garrafas de recipientes de vidro, como também, como mostrou as evidências internacionais, levaria a mais embalagens plásticas no mercado”.

Já temos uma solução conveniente para melhorar a reciclagem de vidro, e está em nossas portas. O público britânico já é ótimo em reciclar seus vidros em casa, então, em vez de incluir embalagens de vidro em um DRS prejudicial e complexo, queremos ver mais vidro reciclado através de coleções domésticas aprimoradas sob responsabilidade estendida do produtor e coleções consistentes – alcançando uma taxa de reciclagem de 90%. Só isso criará uma economia verdadeiramente circular para embalagens de vidro.”

Fonte:. https://www.glassworldwide.co.uk/industry-announcements/deposit-return-scheme-versus-enhanced-kerbside-collection

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *