A média da coleção EU27 + Reino Unido para taxa de reciclagem de embalagens de vidro atingiu uma nova taxa recorde de 80% em 2020.
Isso representa um aumento de 2% em relação a 2019, com nove países já alcançando acima da meta de 90% de arrecadação.
Os últimos dados da cadeia de valor foram divulgados ontem no evento de aniversário de dois anos do Close the Glass Loop, no qual Adeline Farrelly, secretária-geral da FEVE (Federação Europeia de Vidro de Contêineres), estava presente.
Ela disse: “2020 tem sido um ano peculiar. Com a pandemia de Covid, temos testemunhado a mudança nos padrões de consumo e coleta com o fluxo de resíduos de vidro mudando do setor hoteleiro – um importante canal de consumo de vidro – para as famílias. A última taxa de coleta demonstra a forte resiliência da cadeia de valor das embalagens de vidro, apesar desse contexto desafiador.”
Ela acrescentou que, se a taxa de crescimento continuar, o Close the Glass Loop poderia atingir sua meta até 2025. No entanto, ela enfatizou que isso exigiria “manter o bom trabalho”, bem como novos investimentos.
A parceria multi-stakeholder Close the Glass Loop visa alcançar uma meta de coleta de contêineres de vidro pós-consumo de 90% até 2030, e garantir que isso seja reciclado no ciclo de produção de vidro de contêiner.
A grande maioria das 13,8 milhões de toneladas coletadas remontam a novas garrafas e frascos.
Marine Ronquetti, secretário-geral da FERVER (Federação Europeia de Recicladores de Vidro), disse: “As estatísticas de 2020 confirmam nosso progresso constante para alcançar nossos objetivos ambiciosos na reciclagem de vidro. Estamos convencidos de que o caminho estabelecido pela plataforma Close the Glass Loop para estabelecer uma forte colaboração ao longo da cadeia de valor das embalagens de vidro, a nível europeu, mas também a nível nacional, é fundamental para garantir que coletemos mais e melhor qualidade de vidro.”
Veja o mapa em tamanho real abaixo.
Deixe um comentário