A farmacêutica francesa Sanofi anunciou o lançamento de um novo imunizante contra o VSR (vírus sincicial respiratório) no Brasil. O fármaco é aplicado em uma dose única. Os estudos clínicos demonstraram uma redução de 83% nas hospitalizações por infecções respiratórias relacionadas ao VSR em bebês menores de 1 ano de idade nascidos a termo e pode auxiliar bebês prematuros ou nascidos a termo.

O Beyfortus (nirsevimabe) é um anticorpo monoclonal de ação prolongada que oferece proteção direta e rápida, uma vez que o anticorpo pronto não exige a ativação do sistema imunológico. O imunizante é capaz de prevenir doenças graves do trato respiratório inferior (pulmão) causadas pelo VSR em todos os bebês, saudáveis ou com comorbidades.

Novo imunizante contra o VSR combate tendência da última década

O lançamento busca combater o vírus responsável por aproximadamente 60 a 80% das bronquiolites infantis e até 40% das pneumonias pediátricas. Mais contagioso do que a gripe, o VSR tem causado cada vez mais hospitalizações, aumentando o índice progressivamente em 33% entre os anos de 2013 e 2022.

No ano epidemiológico de 2024, foram registrados 161.718 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 46,5% deles apresentando resultados positivos para algum vírus respiratório. Dentre esses casos, 34,9% foram causados pelo VSR, destacando sua relevância como um problema de saúde pública que exige atenção e medidas preventivas.

Oferecer uma proteção robusta contra o VSR ajuda a evitar complicações futuras, diminui a demanda por cuidados médicos intensivos nos anos seguintes e contribui para uma melhor qualidade de vida de recém-nascidos e crianças”, explica Renato Kfouri, pediatra infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O imunizante ainda foi incorporado ao rol de medicamentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e já chega ao Brasil com acesso garantido para todos os bebês prematuros e com comorbidades (doença pulmonar crônica da prematuridade (DPC) e doença cardíaca congênita hemodinamicamente significativa (DCC) via planos de saúde.

A chegada desse imunizante ao Brasil já com acesso privado garantido a alguns dos subgrupos mais vulneráveis ao VSR – os prematuros e os bebês com algumas comorbidades – abre portas para um futuro em que todos os bebês possam ser protegidos contra infecções graves desse vírus”, finaliza o médico.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/novo-imunizante-contra-o-vsr-da-sanofi-chega-ao-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *