No segundo domingo de agosto é comemorado no Brasil o Dia dos Pais. A data foi criada pelo publicitário Sylvio Bhering com o objetivo de alavancar as vendas do comércio varejista deste mês.

Para muitos, a relação entre pai e filho vai um pouco além, e acaba até virando uma parceria no mundo dos negócios, como é o caso do diretor da cachaçaria Weber Haus, Evandro Weber.

Quem deu o pontapé inicial na história da marca foram os avós de Evandro, que vieram da Alemanha para o Brasil em 1824. Já em 1848, eles decidiram plantar cana-de-açúcar, e iniciaram o processo de produção de cachaça para consumo próprio. “O início comercial da H. Weber aconteceu apenas um século depois, em 1948, e o destilador era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal, e, nessa época, a empresa já estava sob o comando do meu pai, Hugo Weber”, explica Evandro.

Foi através da tradição de pai para filho que Evandro adquiriu conhecimento sobre o setor de bebidas, aprendeu como funcionam todas as etapas do processo de produção das cachaças e os segredos para obter um destilado com qualidade e excelência. “Nunca fiz qualquer curso que explicasse os processos de destilação, tudo o que eu aprendi foi trabalhando na roça com o meu pai, minhas irmãs e minha mãe”, afirma Weber. Até o começo dos anos 2000, a H. Weber ainda permanecia com um processo de produção bem rústico.

A marca, nesse período, já era bastante popular na região, mas Evandro queria ir um pouco mais além e conquistar não só o Brasil, mas outros países. Sendo assim, o primeiro passo foi transformar a propriedade dos Weber em um local turístico, para os frequentadores olharem de perto como é o processo de produção da cachaça, degustar as bebidas e também comprar os destilados. Uma outra novidade nessa virada do milênio foi que a terceira geração da família assumiu o comando da empresa.

Nesse período eles criaram a marca Weber Haus, com o objetivo de reformular o catálogo de produtos da H. Weber, produzindo outros tipos de destilados, o que os possibilitou explorar outros segmentos do mercado de bebidas. “Obviamente tivemos alguns atritos ao longo dos anos como qualquer relação entre pai e filho, mas nosso objetivo sempre foi separar o profissional do pessoal, e, justamente por ser uma empresa tradicional e familiar, conseguimos manter a qualidade da cachaçaria e passar de geração para geração os ensinamentos e os segredos na hora de produzir um bom destilado, e isso que fez a Weber Haus ser o que ela é hoje”, pontua Weber. Além da mudança de identidade, na virada do milênio, Evandro e o seu pai decidiram embarcar em uma experiência ousada.

Cachaça leiloada por R$66 mil

Naquele período, diversas “profecias” ganharam os noticiários e muitas pessoas acabaram acreditando em teorias que falavam que o mundo iria passar por uma grande mudança. Nessa época, uma prática batizada de cápsula do tempo também ganhou bastante notoriedade, que era o ato de enterrar um objeto para ser retirado só depois de muitos anos. Foi então que Hugo e Evandro decidiram deixar uma cachaça envelhecendo em seus melhores tonéis sem qualquer pretensão ou ideia do que eles iriam fazer com ela futuramente.

A cada ano que passava, pai e filho experimentavam a bebida para saber como ela estava evoluindo. Foi só 21 anos depois, em de 2021, que eles decidiram retirar a bebida e lançá-la comercialmente. Considerada uma joia lapidada da Weber Haus, ela ganhou o nome de Weber Haus Diamant 21 years old. Além do sabor único, a embalagem tem o formato da pedra preciosa, lançada em duas versões: uma tradicional, que custa quase R$ 9 mil, e uma versão com um diamante de 3,65mm incrustado na garrafa, que sai por quase R$13 mil.

As garrafas são numeradas, e foram feitas apenas 1.000 delas, sendo que a garrafa número 0001 foi leiloada no dia 18 de novembro de 2021 em Ivoti (RS) e arrematada pelo valor de R$66.948,00. “Foi uma forma que encontramos de celebrar a amizade entre pai e filho e de comemorar essa parceria de sucesso nos negócios e na vida pessoal, pois foi essa troca de conhecimento entre gerações que fez com que a Weber Haus conquistasse o que ela conquistou até o momento”, finaliza Weber.

Fonte: https://clubedaembalagem.com.br/noticias/dia-dos-pais-pai-e-filho-gauchos-criam-cachaca-que-custa-quase-r13-mil-e-que-possui-diamante-incrustado-na-garrafa/

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